Você está visualizando atualmente Devo oferecer papinha para bebê na introdução alimentar?

Devo oferecer papinha para bebê na introdução alimentar?

Como fazer papinha para bebê é um dos termos mais procurados sobre introdução alimentar. Mas será mesmo que essa é a melhor forma de iniciar a alimentação do seu bebê? 

Antigamente as mães eram orientadas a preparar papinha para bebê, misturando e liquidificando todos os alimentos, mas hoje em dia já sabemos que isso não é mais recomendado. Vou explicar o porquê.

A introdução alimentar é um momento de transição entre o leite e a comida. É o momento em que o bebê vai aprender a comer, conhecer os alimentos. O leite continua sendo a principal fonte de calorias e nutrientes, então mais importante do que fazer com que o bebê coma em grande quantidade, é importante estimular que ele conheça o sabor e textura dos alimentos. 

Quando liquidificamos ou peneiramos todos os alimentos juntos em uma grande sopa batida, a papinha para bebê fica com uma textura que não favorece o desenvolvimento da mastigação, além de, por ser composta por diferentes alimentos misturados, dificulta a percepção dos diferentes sabores. 

Isso pode fazer com que o bebê desenvolva seletividade alimentar, porque quando estiver com idade de consumir a alimentação da família, não vai conhecer a maioria dos alimentos e, portanto, pode acabar recusando alguns com textura ou sabor “menos interessantes” na percepção dele. Além de, por não ter estímulo de mastigação, não desenvolver a musculatura facial corretamente, o que faz com que a criança continue com a preferência por alimentos pastosos e tenha dificuldade em aceitar alimentos em outros cortes. 

O que oferecer no lugar da papinha para bebê?

papinha para bebê

Se não dar papinha para bebê, como iniciar a introdução alimentar?

Independente da técnica que você optar para a introdução alimentar, é imprescindível que os alimentos estejam separados no prato do bebê. Eles também devem ser amassados com o garfo, não há necessidade de passar na peneira nem de liquidificar. 

Aqui no De Mãe em Mãe temos um post que ensina como montar o prato de refeição do bebê, como iniciar a introdução alimentar aos 6 meses e também tenho um curso completo que ensina tudo o que você precisa saber para uma introdução alimentar de sucesso!

papinha para bebê
papinha para bebê

Todos esses conteúdos são gratuitos e possuem diversos materiais de apoio para download, para te ajudar a realizar uma introdução alimentar descomplicada e que funciona! 

Espero que esse conteúdo tenha te ajudado! Não deixe de me seguir no Instagram para ficar por dentro de muitas dicas e novidades! É

De Mãe em mãe, construiremos um novo maternar!

REFERÊNCIAS

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Promoção da Saúde. Guia alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos. Brasília : Ministério da Saúde, 2019.

Sociedade Brasileira de Pediatria. Manual de Alimentação: orientações para alimentação do lactente ao adolescente, na escola, na gestante, na prevenção de doenças e segurança alimentar, 2018.

Deixe um comentário

Fechar menu