Você está visualizando atualmente Bico de silicone para amamentar: ajuda ou atrapalha?

Bico de silicone para amamentar: ajuda ou atrapalha?

Você já ouviu falar em bico intermediário ou bico de silicone para amamentar? Também chamado de protetor de mamilo, é um acessório feito de silicone, com formato parecido ao de um mamilo para se encaixar ao seio.

Este objeto normalmente é usado em casos de mamilo ferido ou machucado, mamilo com fissuras, peito com bico plano ou invertido, em casos em que o bebê não faz a pega no seio, mas sim na mamadeira ou chupeta e até mesmo em casos em que os primeiros dentinhos do bebê estão nascendo (e o bebê morde o seio da mãe).

Bico de silicone para amamentar: ajuda ou atrapalha?

bico de silicone para amamentar

A premissa desse utensílio é facilitar a amamentação nos casos citados acima, quando existe algo “atrapalhando” a amamentação. Entretanto, o bico de silicone para amamentação pode mais atrapalhar do que ajudar.

Quando o bebê recém nascido entra em contato com o bico de silicone, pode ter uma quebra no padrão de reconhecimento do seio materno. As glândulas areolares que também são chamadas de glândulas de Montgomery, tem uma secreção sebácea  que além de ajudar lubrificar a pele do mamilo, oferecem um estímulo olfativo para o recém nascido reconhecer o seio e ativar o reflexo de sucção.

Além disso, com o uso do bico de silicone para amamentar, a pega do bebê não é feita corretamente, porque na pega correta o bebê deve abocanhar toda a aréola e não apenas o mamilo. Outro ponto é que o uso do bico de silicone para amamentar faz com que o bebê precise sugar com mais força para dar a pressão necessária para o leite sair. 

Todos esses fatores prejudicam a extração eficaz do leite e, consequentemente, influenciam a queda na produção. Todos esses fatores juntos podem levar ao desmame precoce! Ainda existe o risco da confusão de bicos (pois o bico intermediário também é considerado um bico artificial, afinal de contas), do surgimento de fissuras, de contaminação através do material do bico e até mesmo baixo ganho de peso do bebê.

Além de todos esses fatores, o bico intermediário diminui o contato pele a pele do peito da mãe com a boca do bebê!  Esse contato da saliva com o peito também manda informações para a mãe produzir um leite de acordo com as necessidades do bebê, quando, por exemplo, o bebê está doente. É através da saliva do bebê em contato com o peito da mãe que essa informação acontece.

Entretanto, podem existir casos em que o bico de silicone pode sim ajudar. Esses casos são raros e específicos e geralmente essa recomendação parte da fonoaudióloga ou pediatria que acompanha essa família e pesa um possível benefício do uso desses bicos em detrimento das desvantagens. Mesmo quando seu uso é indicado, ele deve ser realizado em caráter temporário: ou seja, como uma transição até que o motivo que levou aquela mãe precisar utilizá-lo seja resolvido. 

Se você tem qualquer dificuldade para amamentar, consulte uma consultora de amamentação, fonoaudióloga e também seu pediatra para buscar orientação de como melhorar essa situação antes de recorrer a bicos artificiais. Às vezes com alguns ajustes você consegue resolver sem correr o risco de prejudicar ainda mais sua amamentação. Aqui no de mãe em mãe tenho alguns posts que também pode te ajudar:

Amamentação em livre demanda: o que é e o que não é

Como ter sucesso no aleitamento materno em 10 passos

10 mitos sobre aleitamento materno

Conta aqui nos comentários se você utiliza ou utilizou bico de silicone e como foi sua experiência? 

De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!

Referências

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Promoção da Saúde. Guia alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos. Brasília : Ministério da Saúde, 2019.

Batista CLC, Rodrigues VP, Ribeiro VS, Nascimento MDSB. Nutritive and non-nutritive sucking patterns associated with pacifier use and bottle-feeding in full-term infants. Early Hum Dev. 2019;132:18-23. doi:10.1016/j.earlhumdev.2019.03.007

Deixe um comentário

Fechar menu