You are currently viewing 10 passos para organizar as marmitas da introdução alimentar<span class="wtr-time-wrap after-title">Tempo estimado de leitura: <span class="wtr-time-number">2</span> minutos</span>

10 passos para organizar as marmitas da introdução alimentarTempo estimado de leitura: 2 minutos

Oi flor do dia, tudo bem com você?

Planejamento é tudo! Ajuda otimizar tempo, organizar melhor os afazeres, melhora rendimento e nos ajudar a não morrermos loucas, não é?

E para manter uma alimentação saudável, de procedência conhecida e com menor custo, nada como marmitinhas feitas por nós. Um dia da semana que separamos para planejar, comprar, cozinhar e congelar as refeições da próxima semana garantem um dia-a-dia muito mais leve, podem apostar!

Para te ajudar, descrevo abaixo 10 passos de como organizar as marmitas da semana para introdução alimentar do Muri:

1. Preparar cardápio

Você pode fazer o cardápio para a semana, para 15 dias ou para o mês. Vai depender do tempo que você tem para preparar essas refeições de uma vez e do espaço que você tem no freezer para congelar todas elas. Eu faço para 15 dias, mas se meu freezer fosse maior, com certeza eu faria para o mês.

2. Lista de compras

Com base no seu cardápio, veja o que você já tem na despensa e o que precisa comprar e coloque na lista de compras. Você pode separar a lista em Feira, Açougue/Peixaria e mercado.

4. Ir às compras

Como você já fez a lista com os itens exatos que você precisa, você já vai no mercado com muito mais objetividade. A compra será mais rápida e barata, pode acreditar.

5. Mise en place

Mise em place é um termo francês muito utilizado na gastronomia que significa “colocar em orden”. Nessa etapa, nós fazemos o pré-preparo de todos os ingredientes que utilizaremos: higienizar, descascar, picar, cortar todos.

6. Preparo

Com tudo cortado e higienizado, agora é hora de cozinhar! Leve os alimentos ao fogão, forno e/ou panela elétrica de acordo com as preparações que você escolheu no cardápio.

7. Organizar os potes

Lembre-se de que os potes para congelamento precisam ser livre de BPA, pois essa substância, contida em alguns plásticos que não são próprios para freezer/microondas, pode causar problemas à saúde. Organize todos esses potes em uma superfície.

8. Porcionamento

Com a comida pronta, coloque direto da panela para os potes, de acordo com o cardápio que você montou. Não precisa esperar esfriar.

9. Identificação

Identifique cada pote de marmita com o que tem dentro. Pode ser com etiqueta ou caneta própria para escrever em plástico mesmo. Assim você não precisa ficar olhando dentro dos potinhos quando for descongelar, só bate o olho e já sabe o que tem.

10. Congelar

Agora é só levar ao freezer e aproveitar uma semana mais tranquila, com refeição saudável, de procedência conhecida, de menor custo, menos louça na pia durante a semana e mais tempo para fazer outras coisas.


Até jajá!

Deixe um comentário

Fechar Menu