Você está visualizando atualmente Vacina da gripe em crianças: entenda sua importância

Vacina da gripe em crianças: entenda sua importância

Saiba como funciona a vacinação e por que ela é necessária todos os anos

Você já foi atrás da vacina da gripe em crianças neste ano? Nunca é tarde para imunizar o organismo infantil e evitar que doenças respiratórias se proliferem e causem risco à saúde da sua família!

Mas como funciona essa vacinação? Existe algum tipo de reação indesejada? E como saber se seu filho está com gripe ou resfriado? Vou responder essas e outras dúvidas no texto de hoje, para te listar os principais motivos para você ir atrás da vacina da gripe em crianças:

O que é a gripe?

A gripe é uma infecção viral contagiosa causada pelo vírus Influenza. Ela atinge o trato respiratório, ou seja, partes como a garganta, os pulmões e o nariz. A condição costuma ser mais comum em estações frias, e aqui no Brasil esse período corresponde entre maio e setembro.

Quais são os principais sintomas da gripe?

Tanto em crianças quanto em adultos, os sinais da gripe podem incluir:

·    Nariz entupido ou escorrendo

·    Tosse seca

·    Febre repentina de 38 °C ou mais

·    Arrepios e calafrios pelo corpo

·    Dores nas articulações e na cabeça

·    Dor de garganta

·    Enjoo e diarreia em casos mais raros

Qual a diferença entre gripe e resfriado?

Por terem muitos sintomas em comum, é difícil muitas vezes diferenciar a gripe de um resfriado. O resfriado costuma ser mais leve do que a gripe, e foca especialmente no nariz entupido ou escorrendo. Já a gripe, pode incluir o aumento da temperatura corporal, além de sintomas respiratórios como a tosse seca e dores pelo corpo com mais frequência.

Por que é importante a vacina da gripe em crianças?

Muitos pais podem achar que uma gripe irá passar e até fortalecer o corpo do filho, mas saiba que a vacina é considerada a forma mais segura de evitar maiores riscos à saúde tanto da criança quanto do resto da família. Veja alguns dos motivos:

1. Garante maior proteção

Locais como creches, escolinhas, brinquedotecas e berçários costumam ser ambientes fechados, o que torna a contaminação do vírus Influenza mais fácil. Além disso, o sistema imunológico das crianças ainda está em formação. Por isso, quanto antes você seguir o calendário de vacinação, melhores são as chances de evitar que seu filho passe por essas condições, ou ao menos, permite que ele esteja mais protegido caso seja contaminado.

2. A proteção é temporária

Mesmo crianças que já tiveram gripe uma vez ou que tomaram vacina em anos anteriores precisam de uma nova dose no ano seguinte. Segundo especialistas, a proteção não se prolonga mais do que oito meses, e anualmente, ela é atualizada com as cepas mais circulantes.

3. Crianças podem ser vetores

Outro fator importante é que as crianças podem servir de vetor de transmissão para adultos e, principalmente, os idosos, que são mais vulneráveis a doenças como a gripe. Por isso, vacinar os pequenos permite também uma maior proteção aos mais velhos.

Por que crianças e idosos são mais sensíveis à gripe?

vacina da gripe
Imagem: Canva

Alguns fatores podem contribuir para que o organismo infantil esteja mais propenso a pegar uma gripe do que em um adulto. Por exemplo, até os cinco anos, a criança ainda está desenvolvendo a sua microbiota intestinal, que é o conjunto de micro-organismos responsáveis pela defesa e imunidade do corpo.

E por curiosidade ou por brincadeira, é normal que crianças coloquem a mão ou objetos nos olhos, na boca e no nariz, que são as principais formas de entrada do vírus Influenza. Logo, acabam tendo um contágio mais facilitado do que em adolescentes e adultos. 

Já em relação aos idosos, o efeito é o contrário das crianças. Ao invés de criarem novas células e defesas naturais, as células do corpo tendem a diminuir a produção, o que torna a gripe mais letal, uma vez que não há glóbulos suficientes para proteção.

Como funciona a vacina da gripe em crianças?

De acordo com a Sociedade de Pediatria de São Paulo, as vacinas da gripe em crianças são feitas a partir de pequenos fragmentos de vírus inativos ou por meio de partículas que simulam o vírus da gripe no sistema imunológico, para que o corpo estimule a criação de anticorpos que conseguem proteger o organismo do vírus Influenza e suas variantes.

Por que é preciso tomar a vacina todos os anos?

 Os vírus têm imensa capacidade de mudar seu código genético para garantir sua sobrevivência. Isso porque, uma vez em contato com o vírus, o sistema imune humano é capaz de combatê-lo e criar anticorpos para prevenir que ele se espalhe em uma próxima contaminação.

Dessa forma, o vírus “muda de cara” todo ano para “enganar” seu sistema imune e continuar se replicando. Por isso, é que as doses são atualizadas todos os anos com as principais variantes do vírus que estão sendo transmitidas na população.Ou seja, se você ou seu filho tomaram a vacina no ano passado, ela pode não ser o suficiente para se proteger das principais variantes desse ano, por exemplo.

O que são vacinas trivalentes e quadrivalentes?

Esses tipos de vacina são as que possuem mais de uma cepa do vírus Influenza para proteger o corpo humano. As trivalentes costumam incluir dois vírus do tipo A e um do tipo B. Já nas quadrivalentes, são dois do tipo A e dois do B. A demanda varia conforme o laboratório e as variantes do vírus.

A vacina oferecida de graça pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em 2023 é a de dose trivalente, com as três cepas mais circulantes no mundo ao longo do último ano. Já as quadrivalentes podem ser encontradas em alguns laboratórios com preço variável.

Saiba mais sobre a segurança das vacinas

A partir de qual idade é possível tomar a vacina?

Com seis meses, já é possível dar a vacina da gripe em crianças. As campanhas de vacinação nacionais focam, especialmente, em bebês a partir dessa idade até os seis anos, que são os que mais precisam de proteção. Além deles, gestantes e puérperas também estão entre os grupos prioritários de vacinação.

Como é a reação da vacina da gripe em crianças?

Acho importante ressaltar que, antes de mais nada, as vacinas da gripe possuem um histórico de segurança exemplar, e todos os anos, milhões de brasileiros a recebem e previnem inúmeras internações e óbitos.

Porém, como a maioria das vacinas, ela também pode apresentar efeitos colaterais e reações, sendo comprovado em estudos que a maioria dos casos ocorre até 72 horas após a aplicação. Essas reações podem incluir dor no local da injeção, dor de cabeça, febre baixa, náusea, suor e inchaços.

Se seu filho apresentar algum destes sintomas, converse com seu pediatra para saber quais medicamentos você pode administrar para lidar com eles. Muitas vezes, panos quentes e compressas, além de um banho morno, podem ajudar a diminuir a febre, por exemplo

Agora, caso seu filho apresente outros sintomas mais graves, como febre alta que não diminui com o passar dos dias e sinais de reação alérgica, é importante procurar por ajuda médica, uma vez que pode se tratar de uma alergia a algum componente da vacina e precisa de acompanhamento e exames para identificar o tratamento mais eficaz

Pode tomar a vacina se estiver gripado?

Segundo o Ministério da Saúde, se seu filho já estiver com gripe, é melhor esperar ele se recuperar antes de tomar a vacina. Espere com que sintomas como a febre e as dores pelo corpo passem, para que o sistema imunológico se recupere antes de produzir novos anticorpos.

Dá para prevenir a gripe em crianças?

Infelizmente, não existe uma forma 100% segura de prevenir uma gripe. Mas tomar a vacina anualmente é considerada a melhor maneira de evitar riscos de condições causadas pelo vírus Influenza.

Além disso, outros hábitos de higiene, como evitar o compartilhamento de copos e talheres, manter as janelas abertas para uma melhor circulação do ar, cobrir a boca e o nariz com um lenço ao espirrar, usar máscara em locais abertos e lavar as mãos sempre que chegar em casa também podem ajudar.

E aí, ficou com mais alguma dúvida sobre a vacina da gripe em crianças? No Instagram @demaeemmae_ você confere mais conteúdo sobre esse assunto, e no @gibelarmino_ você encontra mais conteúdos sobre bem-estar da mulher na maternidade, não perca!

.

De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!

Referências bibliográficas:

Vacina contra a gripe oferecida pelo SUS protege contra as principais cepas do vírus. Saiba mais sobre o imunizante. Ministério da Saúde, 2023.

Como funcionam e o que esperar das vacinas de gripe em crianças? Sociedade de Pediatria de São Paulo, 2020.

Cold Versus Flu. CDC, 2022.

Por que as crianças precisam ser vacinadas contra a gripe; entenda em 5 motivos. Portal do Butantan, 2022.

The Flu (Influenza). Nemours KidsHealth, 2022.

Influenza in children. Paediatr Child Health. 2005.

Flu and Older Adults. NIH, acesso em agosto de 2023.

Deixe um comentário

Fechar menu