You are currently viewing Quibe de abóbora recheado com homus: receita vegana do prato árabe<span class="wtr-time-wrap after-title">Tempo estimado de leitura: <span class="wtr-time-number">4</span> minutos</span>

Quibe de abóbora recheado com homus: receita vegana do prato árabeTempo estimado de leitura: 4 minutos

Hoje a receita que trago pra vocês é uma releitura do famoso quibe, mas uma receita vegana (que não leva nenhum ingrediente de origem animal) e sem glúten. A base da receita é um purê de abóbora cabotiá assada, e no lugar do trigo entra a quinoa: um alimento super completo e rico em proteínas, o que deixa essa receita ainda mais nutritiva!

O que faz esse prato ficar com aquele gostinho das arábias são as especiarias e a hortelã. Uma versão deliciosa para variar o tradicional quibe, além de ser a opção perfeita para veganos, celíacos ou intolerantes ao glúten.

Quando eu faço a versão original do quibe de forno, eu recheio com carne moída. Nessa versão, o recheio será de homus, uma pastinha super versátil e deliciosa de grão de bico que, além de servir como recheio, pode assumir o protagonismo no dia a dia. Rica em proteína e cálcio, essa outra receita vegana pode ser oferecida desde a introdução alimentar e é uma ótima opção de entrada e petiscos, basta servir com pão sírio ou até legumes cortados em palitinhos e também pode ser usada como acompanhamento de aves e peixes. Fica deliciosa sobre fatias de berinjela assada.

Como montar o prato na introdução alimentar do bebê vegetariano

Vamos às receitas? 

Receita do homus

Ingredientes

  • 300 g de grão-de-bico
  • caldo de 1 limão
  • 1 dente de alho descascado
  • 100 g de tahine (pasta de gergelim)
  • azeite a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora moída a gosto

Modo de preparo

  1. Coloque o grão-de-bico numa tigela e cubra com água. Deixe de molho por no mínimo 4 horas. 
  2. Escorra a água do molho e transfira os grãos para uma panela grande. Cubra os grãos com 1 litro de água. 
  3. Leve a panela ao fogo alto e deixe cozinhar por aproximadamente 50 minutos ou até ficar macio, mas tome cuidado para não deixar desmanchar. 
  4. Quando o grão-de-bico estiver cozido, retire do fogo. Escorra a água, mas não toda. Uma parte dela será usada para bater os grãos. 
  5. No processador de alimentos, bata o grão-de-bico, o alho, o suco de limão e o tahine. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída. Adicione a água do cozimento aos poucos e bata até obter uma pasta homogênea. O ponto deve ser o de um patê grosso. 
  6. Retire o homus do processador, coloque num prato. Se quiser, acrescente azeite sobre a pasta ou decore com páprica picante. 

Receita vegana de quibe de abóbora recheado com homus

Ingredientes

  • 3/4 xícara de quinoa crua
  • 1 abóbora cabotiá (ou japonesa) cortada em cubos
  • 1 cebola
  • 1 dente de alho
  • 1 xícara de folhas de hortelã
  • 3 colheres de sopa de azeite de oliva
  • Tempero sírio e Cominho a gosto
  • Pimenta do reino a gosto
  • Sal a gosto
  • 1 xícara de homus pronto

Modo de preparo

  1. Coloque os cubos de abóbora em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 180º para assar por 30 minutos ou até que fiquem macios (o garfo deve entrar sem dificuldade)
  2. Enquanto assa a abóbora, coloque água em uma panela grande para ferver. Depois de levantar fervura, adicione uma pitada de sal e a quinoa. Cozinhe por 15 minutos, escorra e reserve.
  3. Pique a cebola, o alho e a hortelã e reserve.
  4. Depois que a abóbora assar, bata no processador ou liquidificador até formar um purê e transfira para uma tigela grande
  5. Acrescente a quinoa e misture bem, a cabola, o alho, a hortelã, os temperos e o suco do limão. Se precisar, acerte o sal. 
  6. Unte uma assadeira com azeite, coloque uma metade da massa do quibe, recheie com o homus e cubra com o restante da massa do quibe.
  7. Leve ao forno médio por mais 20 minutos. Caso seu forno tenha a função grill, deixe por 5 a 10 minutos para dourar o topo.
  8. Sirva quente ou frio.

As duas receitas podem ser congeladas e você pode servir para bebês a partir de 6 meses se tirar o sal e a pimenta. 

Se você fizer essa receita, não esquece de postar lá no Instagram e me marcar. É @gibelarmino_

De mãe em mãe, construiremos um novo maternar! 

Deixe um comentário

Fechar Menu