Você está visualizando atualmente Pós-parto: coisas que não te contaram sobre

Pós-parto: coisas que não te contaram sobre

Das dores ao tédio, veja como lidar no período de recuperação

Seja de forma natural ou por meio de cesárea, o parto é um momento intenso e cheio de novidades na vida das mamães. Mas além de se preocupar com a chegada do bebê, muitas mulheres precisam se adaptar para o período pós-parto, que também é cercado por dúvidas.

Afinal, quanto tempo ele dura? O que fazer durante esse resguardo? E o que ninguém conta sobre o período pós-parto? Preparei a seguir um guia com tudo que você precisa saber para quando chegar essa tão esperada hora na vida maternal:

Quanto tempo dura o período pós-parto?

O pós-parto, também chamado de puerpério, pode variar de acordo com a recuperação da saúde de cada mãe. Em média, esse período costuma durar entre duas e seis semanas, que é o tempo necessário para o útero cicatrizar.

Outras funções que exigem esse tempo de resguardo da mãe podem incluir as alterações de peso do corpo após o nascimento do bebê, o volume de sangue que é circulado, problemas gastrointestinais, incontinência urinária e a adaptação para o aleitamento materno.

Nesse período, os pais podem ter um papel fundamental no acompanhamento da parceira e também do filho recém-nascido. Escrevi um texto explicando mais a respeito do que eles podem ajudar nessa etapa, vale a pena conferir.

Quais os cuidados pós-parto normal?

O parto normal é aquele que acontece de maneira espontânea, ou seja, sem a necessidade de uma intervenção cirúrgica na gestante. O bebê nasce pelo canal vaginal depois da bolsa romper, seguida por uma série de dilatações e contrações até que a mãe consiga a abertura necessária para que o recém-nascido passe.

Por mais que seja considerado por algumas pessoas como um parto mais doloroso e desconfortável, ele é uma opção mais indicada para quem busca se recuperar rapidamente no período pós-parto.

Isso porque não demanda uma espera tão cautelosa já que não foi preciso fazer uma cirurgia como a cesariana, e após duas semanas, a mamãe consegue realizar atividades físicas levemente.

Ainda assim, vale a pena seguir alguns cuidados específicos para não causar problemas na recuperação:

Descanso em primeiro lugar

É normal se sentir cansada, exausta ou ter dificuldades para dormir após o nascimento do seu filho. Por isso, não pense duas vezes se precisar de um momento para relaxar, ou tirar uma soneca, seja com o bebê ou sozinha.

Evite esforço físico

Pode parecer chato no começo, mas nas duas primeiras semanas, é melhor evitar o levantamento de peso e de compras ou atividades físicas do dia a dia como corridas, natação, academia, entre outras.

Mantenha as mãos limpas

Muitas mães sequer se atentam a esse cuidado, mas lavar as mãos com frequência é importante para prevenir infecções após o período hospitalar, tanto em você quanto no pequeno. Lave sempre após ir ao banheiro, ao trocar as fraldas e antes de amamentar.

Limite movimentações

Casas com escadas ou longos caminhos devem ser encurtados nesse começo. Prefira locais de fácil acesso a um banheiro para limitar o número de viagens e evitar subir e descer degraus nas duas primeiras semanas. E lembre sempre de pedir ajuda, sem sentir vergonha, seja ao parceiro, a familiares ou amigos para carregar peso ou pegar coisas que estão longe.

Atenção aos visitantes

Naturalmente, as pessoas vão querer conhecer o novo membro da família. No entanto, este pode não ser o melhor momento para receber convidados. Limite a visita e peça para esperarem ao menos os primeiros meses de adaptação, até estabelecer uma rotina de amamentação.

Quais os cuidados pós-parto cesárea?

pós-parto
Imagem: Canva

Um parto por cesariana é aquele em que ocorre um procedimento cirúrgico para que o médico possa tirar o neném do útero da gestante. Nesses casos, são feitas incisões na parte baixa da barriga que precisam de uma recuperação com tempo para que a mamãe volte à rotina após a gravidez.

Os cuidados nessa modalidade devem ser os mesmos que os realizados em um parto normal, mas a grande diferença está no tempo. Ao invés de duas semanas, o período de resguardo pode ser maior, entre quatro e seis semanas, para uma boa cicatrização do corte.

Portanto, mulheres que realizaram cesárea devem ter ainda mais cautela com carregamento de peso, escadas, caminhadas, exercícios físicos, dirigir, entre outras atividades da rotina.

Como fazer repouso pós-parto?

Ao longo dos 30 a 60 dias, é importante focar em cuidados pessoais. Veja algumas dicas:

Alimentação equilibrada

Uma dieta saudável é fundamental para a boa recuperação. Priorize se alimentar com grãos integrais, verduras, frutas, legumes, proteínas magras e fontes de gordura boa, como azeite de oliva. Além de ajudar você, esse tipo de comida permite agregar nutrientes ao leite materno para que o bebê cresça saudavelmente.

Alívio das dores

Mesmo após o parto, dores e ardência nas regiões íntimas podem acontecer. Em caso de cesariana, a cicatriz também pode latejar. Por isso, use almofadas ou bolsas térmicas com cuidado no local dolorido, e procure por orientação médica sobre o uso de pomadas, cremes e medicamentos que auxiliem no controle da dor.

Cuidado com contrações

Movimentos involuntários como soluços, espirros e espasmos podem acontecer. Se sentir que está prestes a passar por um momento desses, a dica que dou é proteger o local em que ocorreu a incisão, para que não soltem os pontos ou cause dor sem querer.

5 coisas que não te contaram sobre o período pós-parto

Para finalizar, separei cinco outras curiosidades sobre os dias no pós-parto que é melhor você ter em mente:

1- Ainda vai doer

Sangramentos na região vaginal, dores no peito para amamentar, inúmeras contrações… não é só na hora do parto que isso pode ocorrer. É claro que cada caso é individual, mas leve em conta que esses sintomas fazem parte do processo de recuperação para muitas mães. Ainda assim, sempre pergunte ao seu obstetra se a dor é normal e se é preciso avaliar mais profundamente algum desconforto.

2- A saúde mental pode ficar afetada

Você já ouviu falar em baby blues? E em depressão pós-parto? Nem toda mãe se sente confortável após o nascimento, e essas questões de saúde mental são pertinentes e devem ser discutidas. Aqui no De Mãe em Mãe você confere alguns conteúdos que explicam como lidar com essas condições (clique aqui).

3- Todo mundo vai querer palpitar

Se prepare para ouvir que você está fazendo X coisa errada ou que fulano fazia de outra forma. O que mais você vai escutar é comparação e palpite, seja dos familiares ou amigos. E com as emoções à flor da pele, vai ser preciso respirar e ser paciente para evitar conflitos.

4- Seu corpo estará diferente

Tanto pela questão do aleitamento materno quanto em outras situações como dificuldade para emagrecer, alterações na pressão arterial, diabetes gestacional, cicatriz de cesariana… existem inúmeras mudanças no seu corpo que podem surgir. Portanto, não fique comparado com o pré-gestacional, mas sim, tente encontrar formas de acolher essa sua nova realidade.

Confira: Autoestima: como lidar com as mudanças no corpo durante a gestação

5- Pode ser tedioso

O pós-parto, para mulheres que costumavam ter uma rotina atarefada e frenética, pode parecer como uma quarentena infinita. Por isso, vale a pena investir em atividades que distraiam a cabeça para não ficar 24h pensando só no bebê. Leia um livro, assista um programa de TV, ouça uma música. Tudo é válido se não exigir esforço físico no começo.

Ficou com mais alguma dúvida sobre o pós-parto? No meu instagram @gibelarmino_ você confere mais dicas!

De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!

Lopes-Gonzales DM. et al. Postpartum Care Of The New Mother. StatPearls, 2022.

What to expect after giving birth and the postpartum recovery process. Health Partners, acesso em abril de 2023.

8 Things to Know About Postpartum Periods. Parents, 2022.

Caring for Your Health After Delivery. Cleaveland Clinic, 2022.

Labor and delivery, postpartum care. Mayo Clinic, 2022.

Deixe um comentário

Fechar menu