You are currently viewing Como resgatar a autoestima depois da maternidade<span class="wtr-time-wrap after-title">Tempo estimado de leitura: <span class="wtr-time-number">2</span> minutos</span>

Como resgatar a autoestima depois da maternidadeTempo estimado de leitura: 2 minutos

Poucos acontecimentos na vida são tão contraditórios quanto a maternidade: ao mesmo tempo em que o amor pelo bebê cresce, a preocupação, a exaustão com a nova rotina e até a crise de identidade podem fazer parte do pacote e fazer a autoestima despencar. 

Pesquisadores da Universidade de Tilburg, na Holanda, analisaram, durante nove anos, os dados de mais de 84 mil mulheres norueguesas e descobriram que há um declínio na autoestima durante a gestação, seguido por um aumento nos seis primeiros meses após o parto, passando por uma nova queda até a criança completar 3 anos.

Autoestima: como lidar com as mudanças no corpo durante a gestação

De fato, a tendência natural nos primeiros anos é que os cuidados com os filhos tomem boa parte do nosso tempo. O autocuidado? Ah, esse fica lá no fim da lista de prioridades. A questão é que, para cuidar do outro, primeiro é preciso cuidar de si. E isso não tem nada a ver com egoísmo.  Uma mãe mais feliz com certeza vai criar um filho mais feliz também. 

Não sabe por onde começar? No vídeo de hoje trago algumas dicas de quem já passou por isso duas vezes!

Dicas para resgatar a autoestima depois da maternidade

Entenda seu tempo e não se cobre. A maternidade é uma mudança enorme nas nossas vidas e é normal a gente não se sentir como nós mesmas e ao longo do tempo vamos percebemos que não somos mesmo. Alguns hábitos e gostos antigos vão continuar fazendo sentido e outros nem tanto, e você vai conseguir dosar isso com o tempo. 

Espero que tenha gostado desse vídeo, coloca aqui nos comentários se você tem mais alguma dica que te ajudou a melhorar a auto estima depois da maternidade. 

De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!

Referências

van Scheppingen MA, Denissen JJA, Chung JM, Tambs K, Bleidorn W. Self-esteem and relationship satisfaction during the transition to motherhood. J Pers Soc Psychol. 2018;114(6):973-991. doi:10.1037/pspp0000156

Steiner KL, Pillemer DB, Thomsen DK. Writing about life story chapters increases self-esteem: Three experimental studies. J Pers. 2019;87(5):962-980. doi:10.1111/jopy.12449

Deixe um comentário

Fechar Menu