Lista de alimentos para evitar inclui de salgados a doces, passando pelos líquidos
Na hora de montar a lancheira das crianças, nem sempre acaba sobrando tempo para cozinhar algo em casa com antecedência. Por esse motivo, muitos pais preferem comprar alimentos industrializados, como bolinhos, bolachas recheadas e achocolatados, buscando uma maior praticidade.
Entretanto, é essencial ficar atenta à composição desses alimentos industrializados, afinal, em excesso, eles podem ser um problema para a saúde das crianças, contribuindo com a obesidade, o diabetes, o colesterol alto, entre outras condições.
Por isso, hoje vou te mostrar o que evitar mandar na lancheira das crianças, e o que pode ser colocado no lugar para que ela não fique sem ter opções saudáveis na hora do lanche
8 alimentos para tomar cuidado com a frequência na lancheira das crianças
A seguir, separei algumas opções para você evitar colocar na lancheira do seu filho e o que pode ser uma opção ao invés desses alimentos. Importante destacar que a palavra que usei foi EVITAR e não proibir, o segredo está na frequência. O meu papel aqui é ensinar sobre o caminho do meio, sem terrorismo e ajudar vocês no equilíbrio de boas escolhas:
1. Guloseimas ultraprocessadas
Desde bolinhos, cookies, marshmallows e balas até bolachas e biscoitos recheados, a criançada adora esse tipo de alimento. Mas por trás do sabor adocicado, existem diversos riscos à saúde.
A começar pela alta quantidade de açúcar, que segundo a ciência pode causar picos de glicemia nos pequenos e fazer com que percam o foco e concentração, além de causar sonolência ao longo do dia. Além disso, muitos dos produtos levam corantes artificiais, que podem levar a reações alérgicas em muitas crianças.
Como substituir: se for para matar a vontade de comer um docinho, sugira uma fruta fácil de transportar na lancheira, como maçã, uvas ou morangos. Em algumas ocasiões, você também pode preparar versões caseiras de cookies e bolos.
Se, para você, preparar opções para o lanche não seja viável, busque opções industrializadas com lista de ingredientes com boas escolhas. Para encontrá-las, fique atenta ao rótulo. O aplicativo Desrotulando ajuda muito na escolha desses alimentos industrializados, e aqui nesse ebook eu também dou dicas de como encontrá-los.
2. Salgadinhos e frituras
Seja na versão empacotada ou nas imersões em óleo, as frituras e os salgadinhos são um risco à saúde, quando consumidos em excesso. O principal problema está no acúmulo de gorduras trans, que contribui com o aumento do colesterol ruim , o LDL, no organismo. Isso acaba, com o passar do tempo, levando a criança a desenvolver problemas cardiovasculares na vida adulta.
Fora o alto teor de gorduras, outro ponto de preocupação está na quantidade de sódio. Chips levam um excesso do nutriente em cada porção, o que impacta na pressão arterial e desidratação do organismo.
Como substituir: para petiscos salgados, prefira lanches preparados em casa, pipoca, chips de legumes feitos em casa ou até salgadinhos caseiros, como os que eu ensino aqui:
Receita de Esfiha de carne integral para lancheira
Receita de Pizza caseira para lancheira
Receita de Pizza de espinafre para lancheira
3. Embutidos
Salame, presunto, peito de peru, mortadela, salsicha e outros alimentos desse grupo soam como acompanhamentos perfeitos para um lanche infantil, mas por trás da praticidade, existe uma falta de nutrientes, além do excesso de sódio, gorduras e conservantes.
Como substituir: se estiver em busca de recheios proteicos saudáveis para um sanduíche, prefira queijos, frango, patê de atum ou de sardinha. Vale também incluir opções como homus de grão de bico.
4. Barrinha de cereal
Fáceis de levar na lancheira e com embalagem individual, as barrinhas de cereais parecem feitas para o horário escolar. Mas o que nem todo mundo sabe é que essas barras podem conter uma grande quantidade de açúcar adicionado, além de gorduras. O mesmo vale para alguns tipos de granolas e musli vendidos nos supermercados.
Como substituir: procure opções mais saudáveis desses mesmos produtos, ricos em aveia, nozes e sementes e sem adição do açúcar. Você também pode fazer versões caseiras dessas receitas ou montar um potinho com oleaginosas (amendoim, castanhas, amêndoas e etc) da preferência do seu filho.
5. Bebidas açucaradas
O refrigerante é um velho conhecido dos líquidos açucarados, mas ele não é o único que pode trazer riscos à saúde dos pequenos. Sucos e néctares de fruta ultraprocessados, além de achocolatados e leites fermentados saborizados fazem parte da lista de produtos que é melhor evitar, devido ao alto teor de açúcar e de conservantes.
Como substituir: para hidratar, a água sempre é uma opção muito bem-vinda. Mas se a criança preferir outras bebidas, escolha água de coco, chás, leite integral sem açúcar e sucos naturais ou industrializados 100% fruta. Você também pode pingar gotinhas de laranja ou limão e colocar ervas como hortelã na água para que ela fique saborizada.
Leia também: Novas recomendações para consumo de bebidas de 0 a 5 anos
6. Laticínios gordurosos
Queijos, manteigas, requeijão e iogurtes saborizados podem conter um alto teor de gorduras prejudiciais ao organismo infantil, e ainda corantes associados com o desencadeamento de processos alérgicos.
Como substituir: use queijos mais leves e com menos conservantes, como o queijo branco, a ricota e o cottage. No caso dos iogurtes, prefira as versões naturais e que não levam açúcar.
Por fim, vale a pena dizer que ninguém precisa seguir à risca essas dicas. Não tem problema, de vez em quando, a criança comer um salgadinho ou doce que esteja com vontade de experimentar, o importante é ter controle e não fazer com que isso vire parte constante da rotina.
No curso de Lancheira prática e saudável eu apresento tudo o que você precisa saber par montar a lancheira perfeita e mostro, inclusive, opções saudáveis industrializadas para trazer mais praticidade para o dia-a-dia.
Ficou com mais alguma dúvida sobre como montar a lancheira dos pequenos? No meu instagram @gibelarmino_ você confere mais dicas!
De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!
Referências bibliográficas:
15 Items You Should Never Pack In Your Child’s Lunch. Healthway, acesso em março de 2023.
8 lunch box snacks that should be AVOIDED. The Healthy Mummy, 2021.