You are currently viewing Como tornar o dia das crianças mais especial<span class="wtr-time-wrap after-title">Tempo estimado de leitura: <span class="wtr-time-number">5</span> minutos</span>

Como tornar o dia das crianças mais especialTempo estimado de leitura: 5 minutos

A troca de presentes faz parte da tradição de muitas datas comemorativas e o Dia das Crianças não fica de fora disso. Afinal, qual criança não gosta de ganhar um novo brinquedo? Entretanto, é importante fazer com que os pequenos valorizem não só o presente, mas o fato de ser um dia para fazer algo especial com os pais. Muitas famílias, inclusive, já buscam por alternativas para criar atividades para o Dia das Crianças e tornar o momento diferente, sem girar em torno do presente em si.

Não há nada de errado em presentear a criança em ocasiões especiais, caso essa seja uma escolha consciente dos adultos, mas acho importante encontrar um equilíbrio entre presentes e presença, até mesmo como forma de conscientizar as crianças a não superestimar o valor dos bens materiais. 

Além disso, pensar em um dia das crianças diferente pode ser uma forma de criar mais conexão com os filhos, além de promover tempo de qualidade durante as brincadeiras. Atividades fora de telas, que incentivam a imaginação e o livre brincar são ótimas opções. 

Hoje trago algumas ideias, que não envolvem presentes, para tornar o dia das crianças especial!

Como tornar o dia das crianças mais especial

1. Fazer o próprio brinquedo

Se brincar livremente já é uma atividade que estimula a criatividade e a imaginação, imagine então montar o próprio brinquedo. Utilizar outros objetos para criar novos faz com que as crianças usem a imaginação para criar suas próprias histórias e brincadeiras, sem ter que seguir regras ou algo pré-determinado. 

Tudo isso auxilia na formação das sinapses e contribuem com o desenvolvimento cerebral, além de tornarem as crianças mais criativas, uma habilidade importante para a vida adulta. 

Para a atividade, é possível explorar materiais reciclados, tecidos, tintas, linhas e muito mais. Vocês podem criar um jogo da memória, uma pista de carrinhos de papelão, o que a imaginação de vocês mandar! 

A importância do ócio criativo para as crianças

Imaginação: Coelho da Páscoa, Papai Noel, fada do dente: até onde incentivar?

2. Criar uma tradição

Novas experiências junto com toda a família também são uma ótima pedida para ter um Dia das Crianças diferente e cheio de significado. Em tempos de isolamento social por conta da pandemia de COVID-19, é possível transformar pequenos momentos do dia em algo especial mesmo sem sair de casa.

Crie experiências que combinem com os interesses da criança, dentro de casa mesmo, como: preparar uma receita de bolo, construir um castelinho com as almofadas da sala ou fazer pinturas e depois organizar uma exposição de arte pela casa

Que tal, a partir de agora, o Dia Das Crianças ser destinado a atividades em família? Cozinhar juntos a comida favorita da criança, sentar para ver o filme que mais gosta ou brincar com aquele jogo mais demorado e que nem sempre dá pra ser aproveitado no meio da rotina. 

Brincadeiras para crianças: dicas para entreter os pequenos durante o isolamento

3. Fazer uma refeição especial 

Cozinhar juntos com as crianças é uma forma de desenvolver habilidades e demonstrar afeto. Quem nunca pensou em dar um café da manhã na cama para a mãe, pai ou parceiro? Transformar esse momento em algo especial é comum no mundo dos adultos, mas não é tão pensada para o Dia das Crianças. Entretanto, elaborar uma refeição diferente para elas durante o dia, com suas opções favoritas, é uma forma de demonstrar atenção e afeto. 

Além disso, a criança ainda pode participar do preparo de seus pratos favoritos e conhecer quais ingredientes são necessários e qual é o processo por trás do que come. Incluir as crianças nas tarefas de cozinha também é uma forma de estimular os hábitos alimentares saudáveis. Cozinhar com os filhos é a melhor maneira de estimulá-los e cultivar bons hábitos, fazendo com que conheçam os alimentos e sintam o prazer do momento ao lado dos pais, criando também uma memória afetiva.

Receitas para fazer com as crianças

4. Brincar na natureza

Com muitas das atrações para crianças fechadas por conta da pandemia, uma das formas de aproveitar um Dia das Crianças diferente é visitar parques, praças e outros locais abertos com áreas verdes. Claro, respeitando as regras sanitárias e de distanciamento. 

É possível organizar um piquenique e separar brincadeiras que envolvam a natureza ao redor, mesmo que seja apenas um jardim ou quintal. Achar o máximo de folhas diferentes em um determinado tempo, observar as nuvens e desenhar o que está sendo visto são alguns exemplos. 

5. Movimentar o corpo

Também por conta do isolamento, tanto as atividades físicas de adultos quanto as de crianças ficaram mais limitadas para o interior da casa. Por isso, uma ideia para mudar a rotina e deixar o Dia das Crianças mais significativo e divertido é tirar o momento para fazer aquelas brincadeiras que exijam movimentação, rapidez, coordenação motora… 

Os clássicos “amarelinha” e “esconde-esconde” são uma ótima pedida, mas também é possível fazer coreografias em família ou uma caça ao tesouro dentro de casa. 


Mesmo se as atividades já são feitas durante a semana, é possível pensar em brincadeiras  e momentos diferentes que envolvam toda a família, formando uma programação completa para tornar o Dia das Crianças mais especial!

Me conta, o que você costuma fazer no dia das crianças com seus filhos? Tem alguma dica que eu não coloquei aqui? Me conta aqui embaixo nos comentários para todo mundo saber também! 

De mãe em mãe, construiremos um novo maternar! 

Deixe um comentário

Fechar Menu