You are currently viewing Brincadeiras para crianças: dicas para entreter os pequenos durante o isolamento<span class="wtr-time-wrap after-title">Tempo estimado de leitura: <span class="wtr-time-number">3</span> minutos</span>

Brincadeiras para crianças: dicas para entreter os pequenos durante o isolamentoTempo estimado de leitura: 3 minutos

Enquanto as crianças estão fora da escola, mantê-las entretidas em casa pode ser um desafio. Vale Netflix, incluí-las na rotina de organização e limpeza ou jogar videogame. Mas, nada substitui a experiência do brincar, principalmente quando a criatividade é colocada em ação. Por isso, fiz um post aqui no site com 05 ideias de atividades para crianças em casa e hoje reuni em uma lista mais 5 brincadeiras para crianças simples que não necessitam de muito espaço ou recursos, mas são muito divertidas. Além de ajudarem no desenvolvimento cognitivo e social dos pequenos, esses passatempos também podem estreitar o relacionamento entre pais e filhos, pois proporcionam um momento lúdico para toda a família.

Ideias de brincadeiras para crianças

GATO MIA (a partir de 3 pessoas)

Basicamente é um esconde-esconde no escuro. Deixamos todo o quarto no escuro e nos escondemos.

Uma das pessoas coloca uma venda, conta até 10 e vai procurar. Quando encontra alguém, pergunta:

-Gato Mia

E o outro:

– Miaaaaau.

Aquele que procura precisa adivinhar quem pegou pela voz. A graça da brincadeira é ficar criando vozes diferentes para confundir quem está procurando.

STOP / ADEDONHA (a partir de 2 pessoas)

Este é principalmente para crianças que já sabem escrever. Brincar de stop é super divertido até para adultos, eu mesma adoro!

Para quem não conhece, é aquele jogo que só precisa de papel e caneta. Numa folha escrevemos os ítens:

Nome, Lugar, Comida, Animal, Cor, Marca, Programa de TV, Esporte…

Sorteia-se uma letra e precisamos preencher os ítens com a inicial da letra sorteada o mais rápido possível. Quem terminar primeiro grita STOP e os outros precisam parar de escrever. Cada palavra escrita soma 10 pontos. Se repetir com outro participante, 5 pontos.

No final soma-se os pontos. Quem tiver pontuado mais, ganha o jogo.

Além de ser nostálgico, o legal é que podemos adaptar para os dias atuais, como “youtuber, influencer….”

MÍMICA (a partir de 3 pessoas)

Mesmo que você não tenha o jogo Imagem & Ação em casa, você pode inventar mímicas para fazer.

Um faz e os outros dois adivinham. Se tiver 4 pessoas, pode montar dois times e fazer disso uma competição e fazer um sistema de pontuação. Crianças menores podem imitar animais ou atividades como dirigir, jogar bola. Já com adolescentes pode ser mímica de nome de filme ou de pessoas famosas. Com toda a certeza vai render muitas gargalhadas.

TEATRO DE SOMBRAS (a partir de 2 pessoas)

Típica dos dias em que faltava luz, mas pode perfeitamente ser feita nos dias de hoje.

Só precisa de uma vela ou uma lanterna. Dá para inventar historinha com as sombras, colocar música e fazer dancinhas….

Também podemos fazer recortes em um papel para fazer formas durante a historinha. Os pequenos adoram!

O teatrinho tradicional também fica de sugestão. Os personagens podem ser feitos com botões costurados em meias e rende horas de diversão.

QUEM SOU EU (a partir de 4 pessoas)

Essa também só precisa de papel e caneta. Cada participante recebe um personagem ou pessoa famosa para colocar na própria testa (para ser mais fácil de fixar, a sugestão é usar post-it, mas se não tiver, uma fita adesiva resolve).

Os demais participantes sabem quem são os outros, mas não sabem quem ele é.

O participante só pode fazer perguntas de SIM ou NÃO, como por exemplo: “sou do sexo feminino?” ou “eu sou um personagem de desenho animado?” e os outros tem de responder. Cada um faz uma pergunta por vez.

Quem acertar primeiro, vence a rodada.

Sei que estamos todos bem cansados da quarentena e contando os dias para voltar à rotina normal, mas podemos tornar um pouquinho mais divertida.

Espero que tenham gostado das sugestões de brincadeiras para crianças! Conhece mais alguma brincadeira simples dessas? Conta aqui nos comentários!

De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!

Deixe um comentário

Fechar Menu