Conheça as brincadeiras mais indicadas por faixa etária
Na sua casa, você costuma entreter as crianças com brinquedos educativos? Esse tipo de brincadeira, além de garantir boas risadas e satisfazer os pequenos, também possui um importante lado construtivo, desenvolvendo habilidades motoras, cognitivas e de comunicação desde cedo.
Porém, é preciso estar atento em como brincar de acordo com cada idade! Por isso, preparei a seguir um guia com os melhores tipos de brinquedos educativos por faixa etária e desenvolvimento, para você estimular o aprendizado do seu filho no seu dia a dia:
Importância dos brinquedos educativos no desenvolvimento infantil
Os brinquedos educativos são mais do que apenas brinquedos para entreter as crianças. Eles são os responsáveis por estimular o desenvolvimento de diversas habilidades infantis, ajudando, por exemplo, com a alfabetização, a coordenação motora e a capacidade de identificar formas e figuras.
Eles também são capazes de aguçar o sistema sensorial, permitindo trabalhar a visão, a audição e o tato dos pequenos. Ao ouvirem um som distinto, enxergarem tons coloridos ou tocarem em texturas inesperadas, isso acaba permitindo um aprimoramento individual na personalidade e na comunicação.
Brincar de forma educativa também permite um melhor desenvolvimento para resolução de problemas, uma vez que os quebra-cabeças trabalham com o lado lógico e de raciocínio da mente.
Eles também despertam o lado criativo, o senso de curiosidade e encorajam a exploração do ambiente ao redor. Por fim, são capazes de melhorar a concentração, foco e atenção das crianças.
Quais brinquedos estimulam o aprendizado?
Existe uma série de brinquedos que podem ser considerados educacionais. Mas para que eles possam ser classificados dessa forma, é preciso que eles tenham aval em sua usabilidade nas áreas de psicologia e psicopedagogia, além de serem seguros para os pequenos.
Entram nessa leva desde os jogos de tabuleiro e quebra-cabeças às massinhas e instrumentos musicais. Cordas, bolas, blocos de montar, fantoches de dedo, livros de colorir, brinquedos de encaixe, gelecas, molas malucas, entre diversos outros.
Por que é importante adequar a faixa etária dos brinquedos educativos?
Ao oferecer qualquer brinquedo educativo para os pequenos, uma das questões a se observar é se ele está adequado à faixa etária do seu filho. Isso porque o intuito do brinquedo pode ser diferente em cada idade, e pode não ser eficaz da mesma forma por conta dessa variação.
Por exemplo, bebês não poderão ainda resolver quebra-cabeças para crianças acima de cinco anos e nem interagir com massinha, pelo risco de engolirem ou se engasgarem. Assim como uma criança de sete anos já desenvolveu as habilidades cognitivas que um chocalho poderia oferecer em comparação a um bebê de um ano.
Veja a seguir as opções mais indicadas por faixa etária:
De 0 a 1 ano
Nos primeiros meses de vida, a exploração é a chave para escolher um brinquedo educacional apropriado. É por meio dele que o bebê consegue aguçar os sentidos e entender as diferenças entre duro e macio, áspero e liso, por exemplo.
Por isso, vale a pena oferecer chocalhos, que estimulam os sons e a habilidade de agarrar da criança, assim como móbiles e torres de anéis. Há também celulares de brinquedo e quadros de atividades propícios para essa idade, que desenvolvem o sistema sensorial. Vale ainda escolher bichinhos de pelúcia fofos, laváveis e apropriados ao tamanho da criança. Por fim, tapetes e tatames interativos também são ótimas opções.
De 2 a 3 anos
Um pouco mais crescidas, as crianças dessa idade gostam de ter consciência do que estão fazendo. Por isso, é interessante oferecer brinquedos que dão autonomia e desafiam a lógica, ainda que no começo dela.
Blocos de empilhar e de montar, bolas, giz para desenhar, brinquedos de classificar formas geométricas, ou que contenham muitos botões que acendem e fazem sons são indicados nessa faixa etária.
Vale ainda oferecer brinquedos que estimulam a criatividade, como kits médicos de brinquedo ou itens de cozinha de mentirinha. Instrumentos musicais como pandeiro, reco-reco, ukulele e xilofone para crianças também são bem-vindos.
De 4 a 6 anos
A aprendizagem chega ao seu ápice nessa idade, e junto dela, a lógica começa a dar seus primeiros sinais mais avançados. Por isso, quebra-cabeças e jogos de tabuleiro e cartas, como jogo da memória e jogo da velha, são boas portas de entrada.
Jogos eletrônicos também podem fazer parte, contanto que haja moderação e sejam afastados nas horas que antecedem o sono. Na lista, podem ainda fazer parte bonecas, bicicletas e triciclos, conjuntos de construção com blocos, materiais de arte, massinhas e gelecas, trenzinhos e autoramas.
De 7 anos em diante
Com uma maior compreensão do mundo em que vivem, as crianças mais velhas são mais livres para saber o que gostam e encarar aventuras. Por isso, experimente oferecer jogos mais avançados, que trabalham com a lógica, o raciocínio, a memória e a atenção.
Kits de mágica e de cientista também são indicados nessa idade. Pular corda é outra atividade interessante, uma vez que exige atenção e sincronização nos movimentos motores. Por fim, esportes em geral completam a lista.
Quais os melhores brinquedos educativos para o desenvolvimento infantil?
Do lado físico ao mental, existem opções que trabalham as diferentes fases da criança:
Brinquedos para o desenvolvimento motor
- Peças para empilhar
- Blocos de montar
- Torre de anéis
- Mordedores
- Massinha
- Slime ou geleca
- Pop it
Brinquedos para o desenvolvimento cognitivo
- Livros interativos
- Brinquedos eletrônicos com botões e padrões
- Celular de brinquedo
- Quebra-cabeças
- Jogos de tabuleiro
- Móbiles
- Bolhas de sabão
Brinquedos para o desenvolvimento de linguagem e comunicação
- Livros de histórias
- Fantoches
- Instrumentos musicais
- Bichos de pelúcia
Brinquedos para o desenvolvimento social e emocional
- Bonecas feitas à mão
- Livros em que a própria criança decide o rumo da história
- Jogos de tabuleiro
- Brinquedos que estimulam a cooperação, como vai-vem e cama de gato
Brinquedos para o desenvolvimento da criatividade e imaginação
- Kits de médico de brinquedo
- Cozinha de brinquedo
- Kits de mágica
- Kits de cientista
- Material de arte
Se você quer conferir mais sugestões sobre brinquedos educativos, é só me seguir nas redes sociais! Pelo Instagram do De Mãe em Mãe (@demaeemmae_) você tem acesso a mais conteúdo, e pelo meu perfil (@gibelarmino_), você encontra dicas sobre bem-estar.
De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!
Referências bibliográficas:
6 Benefits of Educational Toys for Kids’ Development. Playground Professionals, 2021.
Smart Toys for Every Age. Nemours Kids Health, 2018.
Age-by-Age Guide to Toys. Parents, 2023.