Você está visualizando atualmente Dia das Crianças: como dar significado

Dia das Crianças: como dar significado

Conheça a origem dessa celebração e dicas de como aproveitá-la

Você e sua família costumam celebrar o Dia das Crianças? A data, que varia em diferentes locais do planeta, é comemorada no Brasil no dia 12 de Outubro, e muitos pais a associam ao ato de dar presentes para seus filhos, o que não representa a sua verdadeira simbologia.

Por isso, hoje vou te explicar como dar significado a essa celebração, a origem dela e dicas para fazer com que a data seja lembrada de forma carinhosa e afetiva pelos seus filhos:

Qual a finalidade da criação do Dia das Crianças?

O Dia das Crianças é uma data criada para celebrar vários sentimentos, com significados que podem mudar de pessoa para pessoa. Há quem goste de comemorá-la por conta da felicidade, do crescimento saudável e do futuro brilhante das crianças.

Para o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o intuito desse dia é de garantir uma série de direitos para todos os pequenos ao redor do planeta, como alimentação saudável, educação básica, qualidade de vida e amor.

Mas também pode ser um dia para relembrar a nossa própria infância ou até mesmo aprender sobre o passado dos nossos pais, avós ou bisavós, criando novas tradições e histórias familiares. Portanto, a finalidade pode variar.

Como o Dia das Crianças se popularizou?

Aqui, no Brasil, a data escolhida para celebrar o Dia das Crianças é 12 de Outubro. A padronização surgiu em meados de 1923, no Rio de Janeiro, quando a cidade ainda era a capital do nosso país. Nela, foi sediado um importante congresso sul-americano para discutir a respeito dos direitos das crianças.

Em 1924, sabendo que o congresso ocorreria novamente, um deputado federal chamado Galdino do Valle Filho elaborou um projeto de lei que pudesse estabelecer essa nova data comemorativa como o Dia das Crianças. Em 5 de novembro de 1924, o decreto nº 4867, instituiu 12 de outubro como a data oficial no Brasil.

Ainda assim, ela não se popularizou por um longo tempo. Apenas em 1955 que uma campanha de marketing idealizada pela marca de brinquedos Estrela fez com que a data ficasse mais conhecida. O diretor comercial da empresa, na época, criou um comercial de sucesso que atraiu empresários do ramo a se unirem em prol de uma forma de alavancar as vendas no período.

Desde então, o Dia das Crianças ficou conhecido por ser na segunda semana de outubro no Brasil.

Por que outros países comemoram o Dia das Crianças em datas diferentes?

dia das crianças
Imagem: Canva

Um fato curioso é que apenas o Brasil comemora a data em 12 de Outubro. Nos Estados Unidos, por exemplo, a data escolhida é no segundo domingo do mês de Junho, graças a um decreto presidencial feito em 2001, muito tempo depois da data brasileira já estar estabelecida.

Na Austrália, o dia escolhido é a quarta quarta-feira de outubro. No Japão, acontece no dia 5 de Maio. Na Noruega, 17 de Maio. Já alguns países como o Canadá, França e Espanha seguem a data sugerida pela UNICEF, que é no dia 20 de Novembro, como forma de marcar o dia em que ocorreu a Declaração Universal dos Direitos da Criança, estipulada pela ONU.

Como explicar o Dia das Crianças?

Contar aos pequenos sobre o verdadeiro significado do Dia das Crianças nem sempre parece fácil, mas algumas podem te ajudar nesse processo:

Evite promessas

Se você busca uma visão que preze pelo tempo de qualidade ao invés da necessidade de ganhar novos brinquedos, o melhor a se fazer é não prometer um presente toda vez que o Dia das Crianças chegar ou dizer que vai comprar algo e esquecer.

A criança pode se sentir frustrada ao não receber algo ou por não corresponder às expectativas, mas no lugar, tente fazer com que seja uma experiência familiar memorável, como um passeio a um lugar diferente, uma viagem, ou assistir a uma peça de teatro, por exemplo. Se o tempo não colaborar, faça um programa familiar em casa, como uma noite do pijama ou uma cabaninha de almofadas e cobertores.

Faça o seu próprio presente

Se ainda assim você perceber que é melhor dar algo para não deixar a data passar, que tal então preparar algo junto da criança? Pode ser uma escultura, uma pintura, um brinquedo feito com materiais recicláveis, uma receita de família… use a sua criatividade e torne aquele momento algo memorável para os pequenos.

Seja franco

Muitas vezes, a criança pode acabar questionando que um amiguinho ganhou algo ou vivenciou uma experiência que você, por qualquer seja o motivo, não pôde fazer. Por isso, explique para seu filho sobre educação financeira e hábitos familiares. Você poderá se surpreender com quão compreensível as crianças podem ser quando se fala honestamente sobre esses assuntos.

Dicas para comemorar a data em família

Para quem busca ideias de passeios e atividades para o Dia das Crianças, separei algumas que vão garantir a diversão em família:

Faça passeios externos

No Brasil, o Dia das Crianças cai no mesmo dia que o feriado de Nossa Senhora de Aparecida, ou seja, muitos pais acabam conseguindo um tempo de folga. É a oportunidade perfeita para elaborar um passeio para o parque ou viajar. Veja algumas ideias de atividades fora de casa:

·    Banho de mangueira

·    Acampamento (mesmo que seja no quintal de casa)

·    Andar de bicicleta, patins, skate ou patinete

·    Fazer um piquenique

·    Jogar bola,, peteca ou outros esportes

·    Dançar, cantar, atuar

·    Ir a uma sorveteria, doceria ou ao restaurante favorito do seu filho

·    Assistir um filme no cinema, um show, uma peça de teatro

·    Ir a museus (muitos possuem entradas gratuitas)

·    Ir a centros recreativos como SESCs

·    Alugar um livro em uma biblioteca

·    Visitar uma fazendinha

·    Passar um dia em um playground ou parque de diversões

·    Nadar em uma piscina

Confira dicas de passeios para fazer com as crianças em São Paulo

Prepare momentos dentro de casa

Por ser um mês primaveril, outubro pode acabar tendo pancadas de chuva, frio ou mudanças abruptas de tempo. Ou então, alguém da família pode acordar indisposto ou gripado. Mas isso não é desculpa para não pensar em algo para se fazer dentro de casa:

·    Faça artesanatos, pinturas, desenhos

·    Prepare receitas de família, como um bolo ou torta

·    Assista a um filme, série ou animação para a família

·    Brinque dentro de casa

·    Ouça músicas

·    Faça uma festa para celebrar o Dia das Crianças

·    Prepare uma noite de jogos de tabuleiro ou de videogame para os familiares

·    Mostre fotos e vídeos do passado, até mesmo para você relembrar da época em que era criança

E você, como pretende passar o seu Dia das Crianças? Para conferir mais ideias, é só me seguir nas redes sociais! Pelo Instagram do De Mãe em Mãe (@demaeemmae_) você tem acesso a mais conteúdo, e pelo meu perfil (@gibelarmino_), você encontra dicas sobre bem-estar.

De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!

Referências bibliográficas:

SOUSA, Rainer Gonçalves. “A origem do Dia das Crianças”. Brasil Escola. Acesso em setembro de 2023.

Celebrating Children’s Day. Family Search, 2022.

Children’s Day traditions and tips on planning a family day out. C&A, acesso em setembro de 2023.

Deixe um comentário

Fechar menu