You are currently viewing 9 dicas práticas para enfrentar 1ª semana após cirurgia plástica<span class="wtr-time-wrap after-title">Tempo estimado de leitura: <span class="wtr-time-number">6</span> minutos</span>

9 dicas práticas para enfrentar 1ª semana após cirurgia plásticaTempo estimado de leitura: 6 minutos

Como já contei um pouco no vídeo do diário de plástica (se você ainda não assistiu, clique aqui para ver), já tem um tempo que venho me preparando para a cirurgia. A ideia era ter feito no ano passado, mas adiamos por conta da pandemia e depois por motivo de saúde e agora trago dicas para enfrentar a primeira semana após cirurgia plástica.

Eu contei bem detalhadamente lá no vídeo o motivo que me levou a fazer a cirurgia plástica, e alguns cuidados com alimentação, atividade física e saúde que venho tomando há vários meses para garantir uma boa recuperação no pós-operatório, então não vou repetir esses pontos. O foco do conteúdo de hoje é trazer algumas ações práticas que eu tomei para garantir que minha primeira semana após a cirurgia fosse mais tranquila para que eu pudesse focar 100% na minha recuperação – e já posso te dizer que todas funcionaram!. 

Dicas práticas para enfrentar a primeira semana após cirurgia plástica

1- Alinhe as funções e tarefas de cada um

Ainda estamos na pandemia e meus filhos ainda não voltaram às aulas presenciais. Então, antes da cirurgia, eu já fiz toda uma logística de quem vai cuidar de que: meu marido tirou férias para ajudar nos cuidados comigo (banho, curativo, médico, remédios) e minha mãe veio cuidar das crianças. 

Também conversei com meus dois filhos e expliquei que faria a cirurgia e precisaria ficar em repouso, que provavelmente não conseguiria brincar, ajudá-los com tarefa, banheiro, banho, que o papai e a vovó fariam isso nesse momento e que eles poderiam ajudar a cuidar da mamãe também. Além disso, eu me mudei para o quarto dos meninos e eles foram dormir na minha cama com o meu marido, para evitar que eles levantassem no meio da noite para ir para a nossa cama e acabassem me machucando ou movendo os drenos sem querer. 

2- Tenha comida congelada

Vocês já devem ter percebido que planejamento alimentar é meu lema. Não canso de falar em curso, e-book, posts e instagram o quanto valorizo isso e neste momento, não foi diferente. Imagina a cena: você precisando de ajuda para levantar, sentar, ir ao banheiro, tomar banho, pentear cabelo, escovar os dentes, tudo, e além disso, criança em aula, precisando de ajuda para lição, banho, comida, brincadeira, atenção e a pessoa que te ajuda ainda precisar parar para fazer comida todos os dias. Na minha cabeça isso é o caos haha 

Por isso, eu fiz compras para abastecer a despensa, fiz marmitas e comprei algumas marmitas prontas também, para ter estoque de comida pronta para um mês. Fazer isso ajuda muito com que minha mãe e o Rodrigo não precisem se preocupar com a comida e consigam focar 100% no cuidado comigo e com as crianças, sem estresse e sujando o mínimo de louça possível. Dessa forma, garanti comida saudável para a minha recuperação e para a alimentação da minha família. 

3- Lista de compras da cirurgia

Já compre e deixe organizado e em fácil acesso todos os itens que você vai precisar no pós operatório: medicações, itens para curativo como gaze, álcool, micropore, cinta, sutiã cirúrgico, meia elástica, placas de acordo com tamanho do seu tronco, absorvente íntimo para quando retirar o dreno, hidratante, travesseiro de triângulo, cadeira de banho ou banquinho firme, 2 camisolas ou vestidos com abertura frontal, 2 regatas para colocar embaixo da cinta. 

Valide tudo isso com seu médico, esses foram os itens que eu tenho usado. Deixe fácil para a pessoa que vai cuidar de você não ficar perdida porque é bastante coisa mesmo. Eu deixei uma caixa de madeira ao lado da minha cama com tudo. 

4- Cinta

Compre 2 cintas do modelo que seu médico indicar e deixe para comprar as outras conforme a necessidade. Existem inúmeras marcas de cinta e eu ouvi pontos positivos e negativos de quase todas, desde as mais caras e com melhor conforto até as mais baratas. Busque aquelas que tenham o melhor custo-benefício e se encaixem na sua realidade. 

Aqui deixo algumas sugestões: Yoga, Plié, Bonito, New Form e Macom. A New Form tem fábrica perto do metrô Artur Alvim em São Paulo, e eles apertam a cinta sem custo, só ligar e agendar. 

Falando em apertar cinta, é importante já pesquisar e saber onde você vai levar sua cinta para apertar, você precisará fazer isso várias vezes ao longo das semanas. 

6- Calcinha e absorvente

Essas são dicas de amiga: quando for colocar a calcinha, coloque por cima da cinta. Se você fizer ao contrário, vai ver o trabalhão que terá para ir ao banheiro hahaha.

E quando for na consulta de retorno para retirar o dreno, leve absorvente íntimo. Porque o buraquinho do dreno fica aberto e continua vazando líquido, só que agora não vai ter mais o drento para segurar, então sem o absorvente, você vai sujar toda sua roupa. Sério! 

7- Intestino

Por conta da anestesia e da pouca mobilidade que você vai ter nos primeiros dias, é esperado que seu intestino fique preso. Por isso, consuma bastante alimentos ricos em fibra e não economize na ingestão de líquidos. 

É importante um acompanhamento com nutricionista desde o pré-operatório, então já aproveite e converse com ela sobre uma prescrição para esse pós-operatório.

8- Drenagem

Busque um profissional para fazer drenagem no pós-operatório que tenha referência, experiência no pós-operatório de cirurgia plástica e que seja validado pelo seu médico. 

Uma drenagem mal feita atrapalha todo o seu pós-operatório. 

9- A cabeça manda!

Fique calma, passa rápido, o resultado começa a aparecer em um mês após a cirurgia, então segure a ansiedade, respeite seu limiar de dor e foco no resultado.

Espero que esse conteúdo te ajude se você está passando por um pós-operatório de cirurgia plástica ou se fará isso em breve! Tenho postado minha rotina lá no Instagram, me segue para ficar por dentro de tudo em tempo real! É @gibelarmino_. E toda semana sairá um episódio do diário de plástica lá no Youtube e aqui no site, então fique ligada!

De mãe em mãe, construiremos um novo maternar! 

Deixe um comentário

Fechar Menu