You are currently viewing Passo a passo para congelar alimentos e ganhar mais tempo para você<span class="wtr-time-wrap after-title">Tempo estimado de leitura: <span class="wtr-time-number">2</span> minutos</span>

Passo a passo para congelar alimentos e ganhar mais tempo para vocêTempo estimado de leitura: 2 minutos

Quando o Gustavo nasceu comecei a congelar a alimentação da família e cozinhar apenas uma vez por mês. Na época eu era mãe de primeira viagem, estava no doutorado, trabalhava no hospital e não tinha rede de apoio, eramos eu e o Rodrigo para tudo. Começar a planejar e congelar a alimentação da família foi, sem dúvida, o que me ajudou a diminuir a sobrecarga dessa fase. Com certeza teria sido muito mais estressante fazer tudo isso se eu tivesse que cozinhar todos os dias.

Muita gente até sabe que ter comida congelada ajuda muito inclusive a manter uma alimentação saudável, mas não sabe nem por onde começar. Por isso, hoje eu trouxe um passo a passo de como congelar alimentos para ganhar mais tempo para você fazer o que você quiser!

  1. Rascunhe 3 modelos de cardápio com os 5 grupos de alimentos (já ensinei NESSE POST quais são os 5 grupos que precisam compor nosso prato e das crianças). Vamos a um exemplo prático para ilustrar nosso passo a passo:
  • carne moída, espinafre no vapor, beterraba na pressão, arroz, feijão
  • peixe assado, brócolis no vapor, berinjela na cebola, inhame assado, lentilha
  • frango em iscas com tomate, couve refogada, cenoura no vapor, ervilha refogada

2. Deixe a 300g de ervilha, de feijão e de lentilha no molho por 8h, refogue alho e cebola na pressão e coloque a leguminosa 1 por vez para cozinhar na pressão por 10 min. Separe em pote livre de BPA individuais e congele ainda quente.

3. Coloque o espinafre, 1 pé de brócolis e 3 cenouras em cubos para cozinhar no vapor, pode usar a mesma panela, mas sem misturar.

4. Leve 500g de peixe ao forno regado com azeite e aproveitando o mesmo forno, disponha 3 inhames cortados em rodelas em outra forma regado com azeite tbm.

5. Refogue 500g carne moída no alho, cebola e azeite e aproveite a mesma panela para refogar 500g de frango em iscas no azeite, cebola,alho e tomate e por fim na mesma panela, refogue 1 maço de couve com alho e azeite  e 2 berinjelas em palito com azeite e cebola.

6. Doure o alho no azeite e prepare o arroz

7. Com as preparações ainda quentes, monte 7 tipos de marmita com 1 colher de sopa de cada grupo em cada marmita.

8. Identifique as marmitas com o que tem dentro e aproveite 15 dias sem cozinhar. Tire do freezer 1 dia antes de usar e deixe no refrigerador ou descongele no microondas.


Viu? Quando falamos em congelar comida parece um bicho de 7 cabeças, mas na prática não é nada disso!

Se quiser saber mais sobre como organizar essas receitas para congelar e nunca mais precisar cozinhar todos os dias, veja o curso completo. Ele é totalmente gratuito, basta CLICAR AQUI e se cadastrar.

De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!

Deixe um comentário

Fechar Menu