Você está visualizando atualmente Ganho de peso na gestação: guia completo para cada fase
Imagem: Canva

Ganho de peso na gestação: guia completo para cada fase

Saiba o que os médicos sugerem em cada trimestre da gravidez

O ganho de peso na gestação é um assunto que requer equilíbrio por parte das futuras mamães. Por um lado, é importante não exagerar, pois isso pode prejudicar tanto a saúde materna quanto do feto. Mas por outro, deixar de ganhar peso também é uma medida arriscada, pois o bebê precisa de nutrientes associados à nutrição para se desenvolver.

Para isso, os médicos possuem uma recomendação de quanto a gestante deve ganhar de peso conforme cada trimestre da gravidez. Para saber como funciona essa divisão e por que é importante mantê-la equilibrada, eu preparei um guia completo sobre o ganho de peso na gestação. Confira:

Por que é importante ganhar peso durante a gestação?

Por mais que muitas mães tenham receio de ganhar mais peso ao longo dos nove meses seguintes, é importante saber conciliar esse sobrepeso de forma que esteja dentro do esperado para uma gravidez, pensando principalmente na saúde do feto.

É por meio de uma nutrição adequada por parte da mãe que o bebê conseguirá se desenvolver fisiologicamente, psicologicamente e metabolicamente. Dentro dos parâmetros seguros para a medicina, o ganho de peso pode ajudar na formação da placenta e no aumento dos tecidos adiposos femininos, necessários para o desenvolvimento fetal.

O ganho de peso na gestação também permite uma maior reserva de água, gorduras e proteínas para o crescimento da criança.

Qual é a recomendação de ganho de peso na gestação?

No Brasil, o Ministério da Saúde utiliza os dados do Consórcio Brasileiro de Nutrição Materno-infantil (CONMAI) para calcular a recomendação de ganho de peso em cada trimestre da gestação.

Para isso, é preciso saber o peso da mulher antes da gestação ou, pelo menos, a pesagem inicial após a primeira consulta para o pré-natal. Com esse valor em mente, é necessário dividi-lo pela altura da gestante em metros quadrados (por exemplo, uma mulher que mede 1,6m teria 2,56m²).

O resultado equivale ao chamado IMC Gestacional. Não existe ao certo um valor exato para todas as gestantes, porém, o Ministério da Saúde estima uma faixa segura para saber se a futura mamãe está com baixo peso, peso adequado, sobrepeso ou obesidade, de acordo com a semana de gestação dela.

Você pode utilizar a calculadora do Ministério da Saúde para saber se o seu IMC Gestacional está dentro do esperado.

Em média, o peso adequado no primeiro trimestre seria com o IMC gestacional entre 20 e 25,6. No segundo trimestre, o valor deveria ficar entre 20,8 e 27,2. Por fim, no último trimestre da gravidez, a média recomendada é de 22,8 a 29,2. Valores menores que isso se encaixam em baixo peso, enquanto percentuais maiores podem ser classificados como sobrepeso ou obesidade.

Como dividir o ganho de peso na gestação em cada trimestre?

A seguir, eu te explico o que esperar em cada trimestre em relação ao ganho de peso da futura mamãe:

Leia também: Mitos e verdades da alimentação na gestação

Primeiro trimestre

Esse período corresponde entre a primeira e a décima terceira semana da gravidez. É uma fase em que não se espera tanto ganho de peso quanto nas outras duas, por dois motivos.

O primeiro deles é que as mudanças biológicas continuam começando no corpo da mulher, e o feto ainda é pequeno. E o segundo é que o começo da gestação é marcado por episódios de náuseas e vômitos, o que pode diminuir o ganho de peso ao invés de aumentá-lo. Por isso é importante seguir o acompanhamento com um médico e os exames pré-natais para saber se as condições do organismo estão saudáveis.

Segundo trimestre

A fase corresponde entre a décima quarta e a vigésima sexta semana da gestação. Aqui, o ganho de peso passa a ser mais notável do que no primeiro trimestre. É esperado que a mulher ganhe cerca de 0,4kg por semana.

Por um lado, os sintomas de enjoo de antes começam a diminuir, mas por outro, o ganho de peso pode levar a quadros de diabetes gestacional e outras comorbidades que requerem atenção e acompanhamento.

Terceiro trimestre

Por fim, a fase final da gestação ocorre entre a vigésima sétima semana e a quadragésima primeira semana. O ganho de peso do segundo trimestre é mantido nessa etapa, mas aos poucos, o corpo está se preparando para o momento do parto.

Isso pode acabar provocando mais azias, especialmente nas últimas semanas, ou então, uma sensação de má digestão constante. Inchaços também passam a ser mais recorrentes. Mais uma vez, o acompanhamento neonatal é indispensável para manter o peso adequado durante esse período.

Quais os riscos de não seguir a recomendação de ganho de peso na gestação?

Tanto a mãe quanto o bebê podem acabar lidando com consequências do excesso ou falta de peso durante a gestação. Pelo lado do peso abaixo do recomendado, alguns problemas de formação do feto, incluindo desenvolvimento físico e cognitivo, podem ser comprometidos, além de desnutrição e anemia na gestante e o risco de aborto espontâneo e óbito fetal.

Já pelo lado do sobrepeso e da obesidade, o bebê pode acabar sendo grande para a idade gestacional, acarretando parto prematuro, macrossomia, necessidade de cesariana e levando a um maior risco de obesidade infantil.

Por parte da mãe, o excesso de peso na gestação pode levar ao quadro de diabetes gestacional, de hipertensão, de obesidade, de pré-eclâmpsia e de tromboembolismo, que podem causar graves consequências até mesmo após o período gestacional.

Para saber mais sobre ganho de peso na gestação, basta me seguir nas redes sociais! Pelo Instagram do De Mãe em Mãe (@demaeemmae_) você tem acesso a mais conteúdo, e pelo meu perfil (@gibelarmino_), você encontra dicas sobre bem-estar.

De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!

IMPORTANTE: O conteúdo desta página não deve substituir as orientações médicas e/ou nutricionais de profissionais da saúde habilitados. 

Referências bibliográficas:

Gestational Weight Gain: Update on Outcomes and Interventions. Diabetes and Pregnancy, 2020.

Weight gain during pregnancy: A narrative review on the recent evidences. Diabetes Research and Clinical Practice, 2022.

Estado nutricional da gestante. BVS, acesso em fevereiro de 2024.

Deixe um comentário

Fechar menu