Veja como identificar e como lidar com essa condição
Por que algumas crianças começam a engatinhar desde cedo enquanto outras podem demorar para dar os primeiros passos? A razão está por trás do que os médicos chamam de desenvolvimento neuropsicomotor, uma área cerebral responsável por adaptar o corpo a diferentes necessidades ao longo da vida.
Da fala à escrita, dos rabiscos aos desenhos, várias habilidades acabam sendo processadas por essa função orgânica. Por isso, hoje vou te explicar tudo a respeito desse desenvolvimento, os marcos importantes em cada idade e o que fazer caso você identifique um atraso neuropsicomotor em seu filho:
O que é desenvolvimento neuropsicomotor?
O desenvolvimento neuropsicomotor é um processo natural do organismo humano, responsável por desenvolver e estimular habilidades sociais como fala, escrita, leitura e compreensão de termos.
Quando nascemos, o sistema nervoso não está completo, o que faz com que dependemos de outras pessoas para sobreviver. Por isso, o sistema neuropsicomotor é uma forma do organismo de começar a ter autonomia e independência para fazer as próprias atividades.
E segundo cientistas e sociólogos, esse desenvolvimento amadurece com o passar do tempo, ou seja, conforme a criança for crescendo, o corpo dela passa a se adaptar às novas necessidades requeridas para o seu ambiente ao redor.
Existem formas de estimular o desenvolvimento neuropsicomotor no dia a dia, sendo uma das mais conhecidas o ato de brincar. Quando a criança pula, senta, ri, fala, anda, engatinha ou faz qualquer outra atividade motora, ela acaba permitindo que o cérebro utilize essas funções para tentar se socializar, seja com os pais, com um professor, com parentes, amigos, entre outros.
Quais são os marcos do desenvolvimento neuropsicomotor?
Os marcos de desenvolvimento neuropsicomotor costumam incluir desde a percepção de gostos e cheiros até a capacidade de falar ou de andar. Elas variam conforme a idade da criança.
Aqui no De Mãe em Mãe, eu preparei um post explicando cada um dos marcos com mais detalhes. Você pode conferi-lo clicando aqui.
O que são atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor?
Um atraso no desenvolvimento neuropsicomotor é uma condição na qual a criança não desenvolve as habilidades esperadas quando atinge uma certa idade. Por exemplo, entre os cinco e seis meses de vida, o bebê começa a se sentar sozinho. Caso ele passe dessa idade sem conseguir atingir esse marco, significa que ele pode estar com algum atraso no desenvolvimento.
Porém, esse conceito requer cuidado, e nem sempre um atraso deve ser considerado como uma deficiência ou mau funcionamento no organismo. São muitos os fatores relacionados a essa condição, e apenas um pediatra poderá dar o diagnóstico preciso.
Além disso, nem sempre uma criança pode demonstrar sintomas de que está passando por um atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. Ainda assim, vale a pena observar determinados sinais em cada faixa etária:
De 0 a 3 meses
Observe se o bebê encontra dificuldades de mobilidade na região do pescoço e da cabeça ou mesmo de acompanhar movimentos externos. Ele também pode apresentar atrasos para movimentar as expressões faciais.
De 4 a 6 meses
Nessa idade, avalie se o bebê não consegue se sentar sem apoio e também se ele não interage com estímulos do ambiente, como sons, vozes e brinquedos.
De 7 a 9 meses
Veja se a criança não responde ao próprio nome quando é chamada ou se não se incomoda ao ficar sozinho em algum ambiente por longos períodos. Também note se ele não se levante ou se apoia na mobília para tentar escalar.
De 10 a 12 meses
Além de todos os estímulos anteriormente citados, observe se o pequeno não tem apego a objetos específicos e não explora o ambiente ao redor.
De 13 a 18 meses
No ano seguinte, é importante se atentar à fala do bebê. Veja se ele não consegue se comunicar, seja por meio da voz ou por gestos. O ato de andar também deve ser analisado até os 15 meses.
De 3 a 5 anos
Note como é o processo de memorização do seu filho, se ele guarda palavras, nomes, ações. Atente-se ainda ao raciocínio lógico e à coordenação motora nessa faixa etária. Na escola, ele pode apresentar dificuldades no processo de aprendizagem. Por fim, demonstra incapacidade para tarefas do dia a dia, para se vestir e para ir ao banheiro por conta própria.
Como tratar um atraso no desenvolvimento neuropsicomotor?
Apenas o pediatra ou um profissional de saúde capacitado conseguirá ajudar com o diagnóstico e tratamento para cada caso. Apesar de não existir uma cura para esse tipo de condição, há terapias que auxiliam a contornar os atrasos e torná-los menos evidentes.
Podem ser necessárias consultas ao fonoaudiólogo e a um fisioterapeuta, dependendo do atraso apresentado. Quanto aos pais, eles podem facilitar a rotina dos filhos por meio de estímulos neuropsicomotores, brincadeiras que incentivem em seu desenvolvimento e conversar com a escola para que essas atividades façam parte da rotina do pequeno.
Para saber mais sobre desenvolvimento neuropsicomotor, é só me seguir nas redes sociais! Pelo Instagram do De Mãe em Mãe (@demaeemmae_) você tem acesso a mais conteúdo, e pelo meu perfil (@gibelarmino_), você encontra dicas sobre bem-estar.
De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!
IMPORTANTE: O conteúdo desta página não deve substituir as orientações médicas e/ou nutricionais de profissionais da saúde habilitados.
Referências bibliográficas:
Atraso do Desenvolvimento Neuropsicomotor (ADNPM). UFMG, 2020.
Neuropsychomotor development assessment of children aged 0 to 5 in early childhood public education centers. Revista CEFAC, 2019.
Lilian de F. et al. Neuropsychomotor developmental delay: conceptual map, term definitions, uses and limitations. Rev. Paulista de Pediatria, 2015.
Atraso no desenvolvimento neuropsicomotor: sintomas e tratamento. Let’s Clínica, 2023.