No momento, você está visualizando Coordenação motora grossa: o que é e como estimular?
Imagem: Canva

Coordenação motora grossa: o que é e como estimular?

Saiba como notar os marcos de desenvolvimento dessas habilidades em cada idade

Desde os primeiros meses, o desenvolvimento da coordenação motora grossa dos bebês requer atenção e cuidado por parte dos pais. Sem o movimento e a flexibilidade de músculos importantes, o pequeno pode acabar não conseguindo realizar atividades básicas, desde sentar-se sozinho até começar a andar.

Mas como saber se a criança não está desenvolvendo essas habilidades motoras? E o que fazer para estimulá-las na rotina? A seguir, eu separei as principais questões a respeito do assunto que podem te ajudar:

O que é a coordenação motora grossa?

A coordenação motora grossa é o conjunto de habilidades que exige a movimentação de todo o corpo. Ela costuma envolver os principais músculos para realizar funções cotidianas, como os das pernas, dos braços, do pescoço, entre outros.

Com isso, aprendemos desde cedo a exercer atividades como ficar de pé, caminhar, correr, pular, sentar, mexer a cabeça, arremessar, chutar, apanhar objetos, andar de bicicleta, nadar, entre centenas de outras aptidões.

Uma das principais vantagens de desenvolvê-las é dar mais autonomia e independência à criança. Conseguir se vestir sozinha, ir ao banheiro por conta própria, poder comer com talheres, tudo está relacionado a essas funções musculares.

Outro benefício da coordenação motora grossa está na capacidade da criança manter uma postura adequada e, com isso, conseguir desenvolver a coordenação motora fina, que inclui escrever, desenhar, recortar, pintar, e assim por diante.

Quais são os principais marcos de desenvolvimento da coordenação motora grossa?

A coordenação motora grossa faz parte dos marcos de desenvolvimento infantil e pode ser notada conforme o bebê cresce. Veja a seguir algumas habilidades desenvolvidas por idade:

Recém-nascido até 2 meses

Nos primeiros meses de vida, o bebê começará a virar a cabeça para os dois lados enquanto está de costas, além de levantá-la enquanto está de bruços. Chutes e socos para o ar também são parte do desenvolvimento nessa etapa.

3 a 6 meses

A postura em relação à cabeça fica alinhada com o tronco. O bebê começa a rolar de barriga para trás, consegue levar as mãos e os pés até a boca e fica mais tempo de bruços.

6 a 12 meses

O bebê dessa idade começa a se sentar sozinho, a pegar brinquedos com as mãos, a ter mais equilíbrio e a rastejar de barriga para baixo. Depois, ele ainda consegue se deitar ereto, sem ajuda, e a engatinhar.

1 ano

Ele consegue se levantar sozinho sem apoio, a se agachar, a chutar uma bola, a dar os primeiros passos, a rastejar em uma escada, e posteriormente, subir degraus. Alguns podem até mesmo iniciar o ato de correr, mas podem ser que caiam com mais facilidade.  

2 anos

A caminhada e corrida ficam mais estáveis, pequenos saltos começam a ser dados, as habilidades motoras nos pés são mais proeminentes. Consegue também subir e descer escadas mais facilmente.

3 anos

O equilíbrio é mais bem desenvolvido, a ponto de a criança conseguir se manter em um pé só por alguns segundos. Os saltos são maiores. Também é a idade que começam a aprender a andar de triciclo.

4 e 5 anos

Nessa idade, as crianças conseguem correr, pular e escalar bem. Conseguem pular amarelinha, jogar bola com segurança, aprendem a dar cambalhotas, a pular corda, a patinar, a pedalar e a nadar.

O que fazer se meu filho não está desenvolvendo essas habilidades?

coordenação motora grossa
Imagem: Canva

Se você tiver preocupações em relação ao desenvolvimento do seu filho ou se ele estiver perdendo marcos de desenvolvimento na coordenação motora grossa, uma solução pode ser recorrer a um fisioterapeuta.

Busque por ajuda do seu pediatra e veja as possíveis causas desse atraso. Faça uma avaliação completa que envolva conversas e exames, e descubra quais atividades podem auxiliar no estímulo da criança.

Como estimular a coordenação motora grossa?

A melhor forma de estimular a coordenação motora grossa é por meio da atividade física moderada, especialmente em forma de brincadeiras. Veja como incluí-la:

Para bebês e crianças mais novas

Podem tentar engatinhar e andar em diversas superfícies. Os pais podem colocar pequenos obstáculos como travesseiros e cobertores para identificar como eles lidam com os percalços.

Para crianças mais velhas

Sugira atividades enérgicas, como pular corda, dançar, brincar no pula-pula, capoeira, artes marciais, natação, entre outros. Diminua também o tempo gasto com telas para passarem mais tempo em atividades físicas.

Junto dos pais

Os pais podem fazer aulas em conjunto com seus filhos. Pegue uma bola de exercícios ou um trampolim e brinque junto da criança. Faça aulas de ioga, de natação ou de ginástica que estimulem o exercício e criem um maior vínculo familiar.

Ao ar livre

Incentive também a ida a lugares como parques, trilhas, acampamentos, playgrounds e praças, em que podem ter contato com a natureza e despertar o interesse enquanto desenvolvem as funções motoras.

Para saber mais sobre coordenação motora grossa, basta me seguir nas redes sociais! Pelo Instagram do De Mãe em Mãe (@demaeemmae_) você tem acesso a mais conteúdo, e pelo meu perfil (@gibelarmino_), você encontra dicas sobre bem-estar.

De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!

IMPORTANTE: O conteúdo desta página não deve substituir as orientações médicas e/ou nutricionais de profissionais da saúde habilitados. 

Referências bibliográficas:

Gross Motor Skills. Kid Sense, acesso em janeiro de 2024.

Gross motor skills: Birth to 5 years. Children’s Hospital of Richmond, acesso em janeiro de 2024.

Gross Motor Skills. Cleveland Clinic, 2023.

Deixe um comentário

Fechar menu