De Mãe em Mãe

O que é adenoide e quando precisa de cirurgia?

Conheça a condição que pode afetar a passagem de ar durante a respiração

As doenças respiratórias sempre deixam nós, que somos pais, sob estado de alerta. Durante a infância, elas costumam aparecer com mais frequência, como em casos de rinite alérgica e até mesmo de asma.

Mas existe uma condição que também surge comumente nos primeiros anos de vida e muitas vezes sequer é diagnosticada da forma devida: o inchaço da adenoide. A cirurgia de adenoide normalmente vem acompanhada da cirurgia de amídala e tímpano.

Recentemente o Murilo, meu filho mais novo, precisou fazer uma cirurgia de adenoide e tímpano, e foi identificada a necessidade através do seu atraso na fala e excesso de secreção no ouvido, e quando falei sobre isso no Instagram, recebi MUITAS dúvidas sobre  o que é adenoide, onde ela está localizada, quando e por que é necessário fazer a cirurgia e por isso trouxe pra cá tudo sobre esse problema de saúde e como lidar com ele:

O que é adenoide?

A adenoide é um tecido de defesa que fica na parte de trás da passagem nasal. Como as amígdalas, elas ajudam a manter o corpo saudável, prendendo bactérias nocivas e vírus que respiramos ou engolimos.

adenoide
Imagem: Canva

Muita gente acha que a adenoide é o nome de uma doença, mas não é! O que acontece é um caso parecido com a tireoide. Já ouviu alguém perguntar “nossa, mas você tem tireoide?” querendo se referir a uma doença na glândula? É isso, tireoide todos nós temos, mas quando ela desregula por algum motivo, pode causar um problema chamado hipo ou hipertireoidismo, mas as pessoas só falam “tireoide”.  

No caso da adenoide, a condição mais comumente ligada ao seu nome é o inchaço da adenoide (adenoidite), pois com o passar dos anos, ela deveria diminuir de tamanho e até mesmo sumir para algumas pessoas. Mas em quem tem o problema de saúde, ela não só permanece na passagem nasal, como aumenta de tamanho, o que pode causar diversos sintomas.

Esse processo pode ser ocasionado por uma bactéria, vírus ou alergia. Geralmente ela volta ao tamanho normal conforme os dias se passam, mas há casos em que ela permanece inchada, daí é preciso buscar por ajuda médica.

Quais são os sintomas?

Crianças que possuem a adenoide inchada podem sentir problemas para respirar pelo nariz, e com isso, tendem a respirar pela boca, ficando com lábios e língua secos. Também podem ter a sensação de narinas apertadas, o que acaba mudando a voz.

Ao crescerem, podem apresentar outros sintomas como roncos na hora de dormir, mau hálito, respiração ruidosa, parar de respirar durante o sono (apneia), problemas de aprendizado e comportamento, e por fim, infecções crônicas no nariz e ouvidos. 

Por isso, na hora de fazer o diagnóstico, o médico pode pedir para seu filho abrir a boca, para checar a garganta e a passagem nasal, e ainda pode verificar o ouvido para saber se está inflamado ou com uma otite. No caso do Murilo, o médico descobriu que a adenoide inchada obstruía o ouvido e afetava a audição dele, o que impactou no atraso da fala. 

Para complementar o diagnóstico, pode ser necessária uma radiografia ou um exame com um pequeno telescópio pelo nariz.

Precisa de cirurgia para tratar?

Quando detectado um inchaço das adenoides, o médico pode sugerir a realização da adenoidectomia, que é a cirurgia de remoção do tecido. É um dos procedimentos cirúrgicos mais comuns realizados em crianças, juntamente com a remoção das amígdalas.

O médico só irá sugerir a remoção quando as adenoides inchadas incomodam seu filho causam problemas secundários e não respondem ao uso de medicamentos. Caso contrário, é possível conviver com a condição sob controle dos remédios indicados.

Para o preparo, o pequeno precisará parar de tomar alguns medicamentos com antecedência ao dia da cirurgia e no caso do Murilo, o médico pediu uma polissonografia (exame para avaliar o sono), para verificar se tinha apneia e se era necessário tirar a amígdala também..

Como é feita a cirurgia?

A cirurgia é realizada por um otorrinolaringologista.. A criança recebe anestesia geral e não há cortes na pele e nem cicatrizes visíveis.

Você pode ficar com seu filho até que o anestesista dê o remédio, e então vai para uma sala de espera até que a cirurgia termine. Ela leva geralmente cerca de 30 minutos e mais 1 h a 1h30 na recuperação pós-anestésica.Na maioria dos casos, as crianças podem ir para casa no mesmo dia do procedimento, mas algumas podem precisar passar a noite para observação.

A recuperação típica após uma adenoidectomia geralmente envolve alguns dias de dor e desconforto leves, que podem incluir dor de garganta, coriza, respiração ruidosa e mau hálito. Em menos de uma semana após a cirurgia, tudo deve voltar ao normal e os problemas causados ​​pelas adenoides devem desaparecer.

É importante fazer acompanhamento no otorrino após a cirurgia para avaliar a volta da função auditiva e normalmente o médico solicita audiometria para avaliar a melhora da audição.

O Murilo não precisou retirar amidala, mas fez cirurgia do tímpano, a timpanoplastia.A timpanoplastia é realizada por enxerto na perfuração do tímpano, no caso do Murilo, foi apenas drenada a secreção persistente na região. O único cuidado é não molhar os ouvidos no banho por 15 dias e 30-45 dias sem mergulhar em mar e piscinas.

Como fazer meu filho se sentir melhor?

Imagem: Canva

A maioria das crianças não relatam sentir efeitos colaterais graves ou problemas de uma adenoidectomia. Mas como qualquer cirurgia, existem riscos que incluem infecção, sangramento e problemas com anestesia. Por isso, converse com o médico do seu filho antes do procedimento sobre todos os cuidados.

E para fazer o seu filho se sentir melhor, dê direitinho os analgésicos indicados pelo médico, ofereça bastante bebida como água, chás, sucos e água de coco para ajudar na recuperação.

A maioria das crianças pode comer e beber normalmente dentro de algumas horas após a cirurgia, mas para começar, tente alimentos macios e pastosos, como pudim, sopa, gelatina ou purês. A única indicação é a temperatura dos alimentos que deve ser fria.

As crianças devem ter calma por alguns dias após a cirurgia. Eles devem evitar assoar o nariz por uma semana, bem como qualquer jogo áspero ou esportes de contato na região nasal. Se o nariz entupir, recorra ao uso de um umidificador de ar e nebulização para ajudar a melhorar.

De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!

Referências bibliográficas:

Alexander J. et al. Adenoidectomy in Children: What Is the Evidence and What Is its Role? Curr Otorhinolaryngol Rep. 2018.https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7100808/ 

Adenoids and Adenoidectomy. Nemours Children Health, 2019.https://kidshealth.org/en/parents/adenoids.html

Adenoide: o que precisamos saber. ABOPE, 2020.ttps://www.abope.org.br/adenoide-o-que-precisamos-saber/#:~:text=A%20adenoide%20(aumento%20da%20tonsila,tecido%20linfoide%20localizados%20na%20nasofaringe

Sair da versão mobile