You are currently viewing Cárie de mamadeira: descubra o que é e 8 dicas para evitar<span class="wtr-time-wrap after-title">Tempo estimado de leitura: <span class="wtr-time-number">6</span> minutos</span>

Cárie de mamadeira: descubra o que é e 8 dicas para evitarTempo estimado de leitura: 6 minutos

Cárie de mamadeira, também conhecida como cárie precoce da infância, é o processo de deterioração do dente que ocorre por conta do acúmulo de bactérias na boca. Saiba mais sobe o assunto!

A cárie é uma doença que atinge bilhões de pessoas no mundo todo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cárie é a segunda doença mais comum no mundo, ficando atrás apenas do resfriado.

Por isso, o cuidado com os dentes é fundamental para a saúde bucal em todas as idades,  especialmente dos bebês e das crianças, que estão suscetíveis à cárie de mamadeira, que comumente é ignorada pelas pessoas que acreditam não se tratar de uma condição grave, já que atinge dentes temporários. 

No entanto, esse é um pensamento errado, uma vez que os chamados ‘dentes de leite’ são fundamentais para a formação da dentição permanente. Continue lendo para saber o que é a cárie de mamadeira, quais são os sintomas, riscos, como evitá-la e os possíveis tratamentos.

O que é a cárie de mamadeira?

cárie de mamadeira
Imagem: Canva

A cárie é uma infecção causada pela bactéria chamada Streptococcus Mutans, que adere aos dentes e se alimenta de partículas de comida.

A cárie de mamadeira, também conhecida como cárie precoce da infância, é o processo de deterioração do dente que ocorre por conta do acúmulo de bactérias na boca. Essa concentração é favorecida pela ingestão de líquidos com açúcar como o leite ou suco de frutas.

A incidência da doença é maior em crianças e bebês que dormem com chupetas ou fazem uso de mamadeiras com bebidas açucaradas. As cáries começam a surgir justamente quando os açúcares entram em contato com os dentes, uma vez que as bactérias dão início ao processo de formação de ácidos.

As substâncias formadas corroem o esmalte do dente, o que danifica a sua superfície. O processo de corrosão abre caminho para que as bactérias adentrem o interior do dente. A formação das cáries de mamadeira é mais intensa à noite, já que é o momento em que há menor produção de saliva.

Descubra como reconhecer a cárie de mamadeira

A cárie de mamadeira costuma surgir como uma faixa ou mancha branca no dente e logo evolui para uma cor marrom ou amarelada, causando muita sensibilidade e dor no local. Este tipo de cárie progride tão rapidamente, que os pais costumam dizer que os dentes começaram a se esfarelar. Alguns até creem que os dentes já nasceram com buracos, apesar de não ser isso que ocorre.

Quais os riscos ao bebê?

É preciso ter cuidado igual tanto com os dentes de leite quanto com os dentes permanentes, pois mesmo que a criança esteja com os dentes de leite, que são temporários, seus hábitos de higiene adquiridos na infância provavelmente irão acompanhá-la pelo resto da vida. Além disso, se um dente de leite sofre com cárie e é extraído antes do tempo correto, isso pode prejudicar a formação e o crescimento dos dentes permanentes.

É válido lembrar ainda que a infecção da cárie, se não tratada, pode evoluir para um quadro de inflamação mais grave. Em casos extremos, as bactérias podem se inserir na corrente sanguínea e afetar outros órgãos.

Como prevenir a cárie de mamadeira?

cárie de mamadeira
Imagem: Canva

1. Evitar amamentar seu bebê enquanto ele dorme ou que adormeça mamando.

2. Enquanto seu bebê ainda não tiver dentinhos, faça a higiene da gengiva do bebê após a amamentação, com uma faze e água filtrada, conforme explico nesse post aqui.

3. Escovar os dentinhos quando eles já existem, com produtos adequados para cada faixa etária, conforme mostrei aqui.

4. Evite que seu filho fique mais que o tempo necessário com a mamadeira.

5. Evite oferecer sucos de frutas, achocolatados, refrigerantes ou qualquer bebida adoçada, uma vez que eles contêm grandes quantidades de açúcar e alta acidez (dois fatores negativos para a saúde oral). Saiba mais sobre esse assunto

6. Quando possível, substitua a mamadeira pelo copo de treinamento.

7. Enquanto seu filho estiver utilizando mamadeira, garanta que ela seja sempre higienizada e esterilizada a cada uso. 

8. O bebê deve ser levado ao dentista após o aparecimento do primeiro dentinho de leite.

Quais são os tratamentos para cárie de mamadeira?

O tratamento da cárie de mamadeira vai depender de uma avaliação do dentista, que irá analisar o estágio da doença, a saúde do bebê, a idade e outros fatores.

Caso a cárie ainda esteja em um estado inicial, o tratamento é feito por meio de produtos com flúor, que vão reverter a infecção e garantir a integridade dos dentes atingidos.

Já no caso de cáries mais avançadas, a medida indicada é similar à dos adultos, com a extração ou tratamento de canal. É importante salientar que o procedimento escolhido vai depender de cada caso.

Por isso, é imprescindível um acompanhamento profissional e o cuidado diário da saúde bucal do seu bebê. 

De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!

Referências

Sociedade Brasileira de Pediatria. Guia de saúde oral materno-infantil. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/Guia-de-Saude_Oral-Materno-Infantil.pdf. Acesso em: junho de 2022.

Associação Brasileira de Odontopediatria. Orientações aos pais sobre cuidados com a saúde bucal do bebê e das crianças. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5385038/mod_resource/content/1/ABOPED%20Orienta%C3%A7%C3%B5es%20pais%20cuidados%20s%C3%A1ude%20bucal%20beb%C3%AA%20crian%C3%A7as.pdf. Acesso em: junho de 2022.

Zaror C, Matamala-Santander A, Ferrer M, Rivera-Mendoza F, Espinoza-Espinoza G, Martínez-Zapata MJ. Impact of early childhood caries on oral health-related quality of life: A systematic review and meta-analysis. Int J Dent Hyg. 2022;20(1):120-135. doi:10.1111/idh.12494

Manchanda S, Sardana D, Liu P, et al. Topical fluoride to prevent early childhood caries: Systematic review with network meta-analysis. J Dent. 2022;116:103885. doi:10.1016/j.jdent.2021.103885

Tungare S, Paranjpe AG. Early Childhood Caries. In: StatPearls. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; August 16, 2021.

Deixe um comentário

Fechar Menu