Durante a pandemia, fizemos algumas viagens curtas, para casas isoladas no interior e na praia, principalmente para as crianças poderem curtir um pouco de natureza, piscina, respirar um ar diferente, e nós também. Só que, diferente das viagens para hotel, que não precisamos nos preocupar com alimentação, quando alugamos casa, as refeições são por nossa conta.
Como a ideia dessas viagens sempre é recarregar a bateria, ficar cozinhando não está na minha lista de prioridades. Por isso, hoje trago para vocês 6 dicas de cardápios para levar para viagens curtas:
1- Faça um cardápio do que vocês pretendem comer durante a estadia e verifique com o local se tem delivery;
2- Confira a previsão do tempo, em dias chuvosos passamos mais tempo dentro a casa e acabamos comendo mais;
3- Faça o cardápio de lanches e café da manhã. Pense em um lanche bem reforçado que te ajude a incrementar menos no almoço e jantar, por exemplo: pão de queijo, bolo, pão, fruta e queijo;
4- para almoço escolha comida de uma panela só e se possível já leve a marmita congelada só para esquentar. Ex: espaguete e molho bolonhesa pronto.
5- Para o jantar, faça um cardápio de lanche como mini pizza, cachorro quente, misto quente;
6- É muito importante verificar se no local tem os utensílios e equipamentos para preparar o que você programou. Se não tiver, você pode levar de casa ou mudar o cardápio.
Seguindo essas dicas, garanto que você vai aproveitar o máximo seu passeio!
De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!

Nutricionista, Doutora e Pós-Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP.