You are currently viewing 9 dicas para organizar um chá de bebê<span class="wtr-time-wrap after-title">Tempo estimado de leitura: <span class="wtr-time-number">7</span> minutos</span>

9 dicas para organizar um chá de bebêTempo estimado de leitura: 7 minutos

A chegada de um bebê é um momento de muita alegria e merece ser comemorado. Um chá de bebê é ideal para reunir pessoas queridas e celebrar esta etapa da vida. Hoje vou te ajudar com 9 dicas para organizar um chá de bebê. 

Como organizar um chá de bebê: 9 dicas importantes

Para começar os preparativos do seu chá de bebê, pense primeiramente em qual será o estilo da festa, o orçamento e se você vai contratar ou convidar alguém de sua confiança para te ajudar. Vamos às etapas:

1. Escolha a data

O ideal é que o chá de bebê seja feito entre o sexto e o oitavo mês de gravidez, para que você possa se programar com os itens que vierem a faltar e ainda tenha disposição para aproveitar a festa. 

2. Prepare a lista de convidados

Para ir para as próximas etapas, primeiramente você precisa organizar uma lista de convidados, para saber para quantas pessoas você estará organizando o seu chá de bebê. Organize a lista com nome e telefone para já te ajudar com os convites.

Um ponto muito importante sobre a lista de convidados e que vai impactar no seu cardápio, é se você vai fazer uma lista mista (com homens e mulheres) ou uma lista só de mulheres. Antigamente as convidadas de um chá de bebê eram só mulheres, acredito que pela ideia de que a maternidade e os cuidados com o bebê são responsabilidade só da mãe. Mas ultimamente tem sido cada vez mais comum um chá com lista mista. Afinal, o pai será uma parte importante da vida do bebê e com certeza vai gostar de celebrar esse momento com você! 

Lembre-se que isso impactará também no seu orçamento, porque quando você convida os homens a lista pode dobrar. Então não tem certo e errado e sim o que você quer e pode fazer! 

3. Reserve um local

Procure um local que tenha a ver com o estilo do seu chá de bebê. Se você deseja algo mais caseiro, barato e tem poucos convidados, um espaço em casa que comporte a quantidade de pessoas da sua lista pode ser uma ótima opção. Se você não tiver espaço em casa, você pode pensar em salões de festa de condomínios e edifícios. Caso precise um lugar maior, uma boa ideia é pedir orçamentos em restaurantes, salões de eventos e outros locais que te forneçam serviços mais completos para o dia do chá, como freezers, mesas, cadeiras, ambientes climatizados, etc.

Tudo isso vai depender do seu número de convidados e da vibe que você quer para o seu chá. 

4. Defina o cardápio

Para escolher a comida e bebida do seu chá de bebê, você deve analisar o horário e o tipo da festa. Uma dica legal para chás de bebê à tarde é investir em bolos, tortas e salgados em geral. Encomendar salgadinhos pode ser uma ótima opção se você quer praticidade. No chá do Muri, por exemplo,  teve salgadinho, hot dog, pão com carne louca…

Além disso, não se esqueça da mesa de doces! Você pode montar uma mesa simples, com docinhos caseiros ou até mesmo encomendar alguns doces personalizados com o tema da festa, isso vai depender do quanto você poderá investir. Se seu orçamento for baixo e tiver bastante intimidade com seus convidados, você pode pedir que os convidados levem um prato para montar uma mesa deliciosa com bastante variedade.

Outra definição importante, é a presença de bebidas alcoólicas. Geralmente quando a lista de convidados é mista (homens e mulheres), acabamos precisando de bebida, geralmente cerveja. Se for só de mulheres e se for à tarde, por exemplo, você pode pular as bebidas alcoólicas ou servir um aperitivo. Eu fiz batida de coco e chocolate e foram um sucesso! 

5. Pense na decoração

Se você desejar preparar sua decoração, comece a pesquisar sugestões e modelos aproximadamente três meses antes, para que você tenha tempo hábil para colocar a mão na massa. Se preferir contratar uma decoração, busque orçamentos de acordo com o tema e as cores que você pensou para deixar a sua festa de chá de bebê ainda mais cheia de amor.

6. Convites

Existem muitos convites à pronta entrega para chá de bebê. Mas se você deseja preparar os seus, lembre-se de começar com bastante antecedência para não pegar ninguém desprevenido.

Existem vários modelos prontos editáveis na internet caso você prefira imprimir e decorar os convites você mesma. Há também a opção de contratar um serviço especializado para personalizar seu convite, o que pode ser uma ótima ideia se você deseja seguir uma temática em todos os detalhes.

Não esqueça de colocar no convite as informações necessárias, como: data, local, horário e local da sua lista de presentes – caso tenha.

Você pode enviar o convite pela internet, por e-mail ou whatsapp, ou impresso pessoalmente ou pelos correios. 

7. Lembrancinhas

As lembrancinhas são uma forma de gratidão pela presença da pessoa no seu chá de bebê, e também são importantes para elas lembrarem com carinho de você e do seu bebê. Pesquise modelos e inspirações para fazer você mesma, ou peça orçamentos e encomende com uma artesã que tenha opções do seu gosto.

Lembrancinhas personalizadas podem sair mais caras, mas você pode optar pelas tags de papel para dar um acabamento final, colocando apenas o nome do bebê, a data e o agradecimento pela presença.

Sabonetes, álcool em gel, chaveiros e docinhos são ótimas opções de lembrancinhas para você escolher de acordo com o seu orçamento.

8. Lista de presentes

Caso prefira indicar aos convidados o que você deseja ganhar, uma opção é colocar a sugestão de presente no convite, assim você evita ganhar itens repetidos. Outra opção é fazer lista em loja, assim cada convidado escolhe o que prefere e pode comprar e a loja se encarrega de não vender itens repetidos para o mesmo evento. 

Para qualquer uma das opções que você escolher, lembre-se de preparar um check-list com aquilo que será mais útil no dia a dia e outras que você gostaria de ganhar. Espelhe-se em modelos de listas já prontos para não esquecer de nada ou, se você preferir fazer a lista em uma loja específica, pergunte se eles fornecem uma relação de enxoval de bebê. 

Aqui no site tenho uma lista de itens de enxoval que pode te ajudar, clique no link abaixo para fazer o download.

Check list para enxoval

9. Brincadeiras 

É bastante comum acontecerem brincadeiras durante o chá, que podem ser a tradicional adivinhação, onde a mãe precisa adivinhar o que é e quem levou cada presente, bingo, adivinhar o tamanho da barriga, são inúmeras opções. Se você deseja ter brincadeiras no seu chá, deve considerar o tempo de festa para que elas sejam inseridas sem deixar a festa muito longa e cansativa. Escolha também alguém para te ajudar a organizar a galera na hora da brincadeira para que você fique mais relaxada. Mas, se você for mais tímida e também não quiser nenhuma brincadeira, tudo bem. Planeje sua festa para que ela seja confortável para que você consiga aproveitar o momento da melhor maneira possível.

Se vocês tiverem interesse, posso postar uma lista de brincadeiras legais para chá de bebê. Me conta aqui nos comentários!

De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!

Siga @gibelarmino_ também no Instagram.

Deixe um comentário

Fechar Menu