You are currently viewing 05 ideias de atividades para crianças em casa<span class="wtr-time-wrap after-title">Tempo estimado de leitura: <span class="wtr-time-number">3</span> minutos</span>

05 ideias de atividades para crianças em casaTempo estimado de leitura: 3 minutos

Hoje é feriado e estamos no segundo ano de uma pandemia que nos forçou ao isolamento social. Quem tem filhos em casa sabe o quão difícil tem sido a busca por atividades para crianças, que podem estar com muita energia e criatividade acumuladas. 

Está tudo bem recorrer aos celulares, tablets e à televisão para deixar seu filho longe do tédio, ainda mais quando se precisa trabalhar no modelo home office. Mas é importante evitar que a tecnologia domine todas as horas livres da família.

Pensando nisso, trouxe 05 ideias de atividades para crianças para fazer dentro de casa para aproveitar esse feriado de uma maneira diferente. Confira abaixo:

Atividades para crianças

1. Caça ao tesouro sensorial

A caça ao tesouro, já bastante tradicional, pode ficar muito mais divertida de uma forma bastante simples: com objetos sensoriais. Primeiro, escolha algumas texturas diferentes, como liso, áspero, aveludado, macio, mole ou rígido. Depois, peça ao pequeno ou pequena que corra pela casa e encontre os objetos com aquelas características.

Dessa forma, você usa o ambiente ao seu redor para brincar e também ensina sobre a observação. Além disso, é possível escolher outras qualidades dos objetos para a brincadeira, como as cores e os tamanhos, por exemplo. Já para as crianças um pouco mais velhas, um cronômetro pode deixar a brincadeira ainda mais emocionante!

2. Acampadentro 

Se você tem quintal, que tal organizar um acampamento? Monte uma barraca, faça comidas de pic nic e façam uma noite diferente contando histórias, fazendo lanches e, se rolar, porque não levar o colchão para fora e dormir olhando as estrelas? 

3. Faça uma árvore genealógica

Selecione algumas fotos e monte uma árvore genealógica da sua família com seu filho. Além de ensinar sobre o valor da família, essa brincadeira gera uma recordação marcante desse momento e de todas as pessoas que são especiais para vocês.

4. Desenho maluco

Separe folhas de papel, canetas coloridas, tintas, pincel e deixe a imaginação tomar conta. Ao final da atividade, vale expor as obras-primas em uma galeria de arte da família. Para quem quiser ir além, existe o jogo chamado Desenho Maluco.

Nessa brincadeira, cada participante recebe uma folha em branco. O primeiro passo é desenhar uma cabeça no alto da folha. Depois, dobram-se os papéis e as folhas são trocadas entre os participantes. Em seguida, cada participante continua o desenho na folha que recebeu. Repetindo as instruções, as folhas são novamente trocadas. Assim, cada criança desenha uma parte, da cabeça aos pés. No fim, abra os papéis e veja os desenhos que se formaram. Com certeza, vão ficar muito divertidos, com direito a cada participante deixar a sua marca neles.

5. Era uma vez

Não precisa de muito para a brincadeira ficar divertida – é só deixar a criatividade e a imaginação rolarem. Comece uma história e peça para as crianças irem completando, cada uma fala durante 2 minutos. Se quiser incrementar, aposte em fantasias ou acessórios para criar personagens.

E lembre-se sempre: a diversão é a palavra de ordem, já que anda de mãos dadas com o aprendizado. As atividades para crianças que usam a imaginação são capazes de desenvolver melhor suas emoções. É dessa maneira que elas conhecem o mundo ao seu redor e dão asas para a criatividade, que é de onde saem as melhores brincadeiras. 

Acompanhe mais dicas de atividades para o seu filho em nosso blog CLIQUE AQUI

Bom feriado! 

De mãe em mãe, construiremos um novo maternar. 

Deixe um comentário

Fechar Menu