Você está visualizando atualmente Teste neuropsicológico e exame do PAC: como funcionam?

Teste neuropsicológico e exame do PAC: como funcionam?

Avaliações podem ajudar a identificar transtornos como ansiedade, déficit de atenção e hiperatividade

Você já ouviu falar no teste neuropsicológico e exame de PAC? Esses dois testes podem acabar sendo necessários para crianças que lidam com dificuldades no aprendizado de palavras, na interação com outras pessoas, na falta de atenção e concentração, entre outras condições.

Ambos podem avaliar inteiramente o cérebro, realizando uma análise detalhada do sistema nervoso central. Mas quando saber se seu filho precisa passar realmente por um desses exames? E como eles funcionam? Hoje, eu separei as principais perguntas sobre essa dupla para respondê-las por completo:

O que é um teste neuropsicológico?

O teste neuropsicológico é uma bateria de exames que servem para medir o quão bem o cérebro de alguém está funcionando. Para isso, são testados diversos setores que utilizam as funções neurológicas da criança, como a linguagem, a atenção, a leitura, o aprendizado, o raciocínio lógico, a memória e a velocidade de processamento.

O exame é feito por um neuropsicólogo, que irá pedir para que os pais preencham um questionário a respeito do comportamento e rotina do filho. Além disso, ele irá conversar a respeito de hábitos e trejeitos da criança, e também orientará os adultos para poderem entender qualquer tipo de preocupação que possa estar associada ao exame.

Para realizar o teste neuropsicológico, também é necessário que o médico revise o histórico de doenças e a formação educacional da criança, caso ela já esteja em idade escolar.

E o que é um exame de PAC?

Um exame de PAC é um tipo de avaliação que analisa o Processamento Auditivo Central. Ele é indicado quando a criança ouve sons, mas não consegue processá-los de forma adequada.

Geralmente, os médicos sugerem que o teste seja feito apenas em crianças a partir dos seis ou sete anos, pois precisa que o paciente utilize um fone de ouvido dentro de uma cabine para reagir a diferentes estímulos sonoros. No entanto, a depender do caso, pode ser realizado antes, em crianças mais novas, e aí é importante buscar algum profissional que tenha experiência no atendimento de crianças com menos de 5 anos, porque senão o resultado não é confiável.

Em algumas clínicas, pode ser indicado o uso de eletrodos ligados à cabeça para observar as ondas cerebrais. O teste ainda deve ser realizado após uma audiometria completa, com auxílio de um fonoaudiólogo especializado.

Como funcionam esses testes?

O teste neuropsicológico e exame de PAC são completamente indolores e seguros para as crianças. No primeiro, a maioria dos testes são orais ou exigem habilidades como escrita e desenho.

O pequeno também pode precisar realizar quebra-cabeças para avaliar o raciocínio lógico, ou ainda responder perguntas feitas em um tablet ou computador. Já no segundo exame, as perguntas e estímulos sensoriais são feitos em uma cabine.

FOTO DO MURI NA CABINE 

Após as respostas, desenhos e enigmas serem concluídos, uma equipe profissional poderá avaliar como o paciente reagiu aos desafios propostos.

Quando os testes devem ser feitos?

Alguns dos motivos que podem levar os médicos a solicitarem os testes tem relação com atraso na fala,  mudanças inexplicáveis de personalidade, como aumento na ansiedade e delírios, alterações de memória de curto prazo, dificuldade para se comunicar abertamente ou de conversar.

Os pais também podem tentar atitudes simples, como perguntar coisas do dia a dia ao filho e pedir para que ele desenhe ou use um mapa simples. Ao encontrar grandes dificuldades nessas tarefas, pode-se sugerir marcar uma consulta com os especialistas, para ver se eles também indicam o teste neuropsicológico e exame do PAC.

O que os exames podem diagnosticar?

Há diversas vertentes que podem resultar desses dois testes. Pelo neuropsicológico, o paciente pode apresentar sinais de diferentes tipos de transtorno, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC).

Outras condições podem incluir a dislexia e o excesso de ansiedade. Em pessoas mais velhas, o teste também é uma forma de indicar doenças como Alzheimer, Parkinson, demência, crises de epilepsia, esclerose múltipla e acidentes vasculares cerebrais.

Já o exame de PAC não serve para indicar se o paciente tem algum tipo de perdaauditiva. Apenas uma audiometria é capaz de detectar isso. Por outro lado, ele pode servir para diagnosticar Transtornos no Processamento Auditivo Central (TPAC), além de TDAH, ansiedade e outras condições relacionadas ao desempenho cognitivo citadas anteriormente.

Como deve ser feita a preparação para os testes?

Não é necessário mudar a rotina para valer ou fazer jejum, ou algo do tipo. Tanto o teste neuropsicológico quanto o exame de PAC precisam apenas de um paciente que tenha tido uma boa noite de sono, tomado um bom café da manhã e que siga as orientações médicas dadas.

Para crianças com problemas auditivos ou de visão, pode ser necessário o uso de óculos, lentes de contato ou aparelhos de audição no dia dos exames. Por isso, não se esqueça de levá-los.

Os resultados podem variar no tempo de espera. Em média, o exame de PAC dura cerca de três sessões, e o diagnóstico costuma sair na semana seguinte após a última consulta. Já o teste neuropsicológico leva de duas a quatro semanas, pois os resultados podem precisar ser interpretados por diferentes equipes médicas dependendo da condição.

O que os pais podem fazer após o resultado dos exames?

Caso as crianças que realizaram um dos dois testes sejam diagnosticadas com transtornos ou condições associadas, os pais precisam conversar com o neuropsicólogo ou o fonoaudiólogo para saber os próximos passos.

A maioria das doenças não possui uma cura, porém, é possível controlar sintomas como a hiperatividade, a ansiedade e a falta de foco por meio do uso controlado de medicamentos prescritos pelo especialista.

Sessões de fisioterapia e fonoaudiologia podem também ajudar no desenvolvimento da linguagem, da fala e do processamento cognitivo. Terapias complementares, como arteterapia e musicoterapia, podem ainda se mostrar valiosas para quem busca uma forma de aliviar os sintomas.

Para saber mais sobre teste neuropsicológico e exame de PAC, você também pode me seguir nas redes sociais! Pelo Instagram do De Mãe em Mãe (@demaeemmae_) você tem acesso a mais conteúdo, e pelo meu perfil (@gibelarmino_), você encontra dicas sobre bem-estar.

De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!

IMPORTANTE: O conteúdo desta página não deve substituir as orientações médicas e/ou nutricionais de profissionais da saúde habilitados. 

Referências bibliográficas:

Alfredo A. et al. What do neuropsychological tests assess? Apply Neuropsychological Adults. 2022

Neuropsychological Testing and Assessment. Cleveland Clinical, 2023.

Auditory Processing Disorder. Nemours Kids Health, 2021.

Auditory processing disorder (APD). NHS, 2023.

Deixe um comentário

Fechar menu