Oi flor do dia, tudo bem com você?
O assunto de hoje é reflexo de Moro, já ouviu falar?
O reflexo de moro é um instinto comum nos recém-nascidos e demonstra que o sistema nervoso central está funcionando bem.
Normalmente o reflexo é seguido de abertura rápida dos braços, às vezes também das pernas e choro.
Geralmente acontece quando o bebê encosta as costas em uma superfície ou quando há movimento na superfície onde ele está. Isso faz com que ele perca a sensação de segurança que a limitação do espaço físico promove dando a sensação de que ele vai cair. Por esse motivo, o reflexo de Moro é experimentado pelo bebê como algo muito desagradável.
Por que o reflexo de Moro acontece?
Os bebês podem experimentar essa sensação de queda livre quando estão dormindo no colo e são colocados no berço, por exemplo, mas o reflexo também pode surgir diante de mudanças repentinas dos estímulos como:
- Barulhos altos e inesperados;
- Mudanças bruscas na intensidade de luz;
- Um toque inesperado no bebê;
- Mudar o bebê de uma superfície para outra.
Temos que ter em mente que o cérebro do bebê ainda está amadurecendo. O simples fato de sonhar ou até um espirro pode engatilhar o reflexo.
Reflexo de moro e o sono do bebê
Especialmente nos primeiros 3 meses, o reflexo de moro é uma das principais causas da dificuldade do bebê dormir. Qual mamãe nunca experimentou a situação onde o bebê está dormindo profundamente no colo e quando é colocado no berço, ele abre os braços e acorda assustado?
Isso pode ser bem frustrante e também pode atrapalhar a rotina de sono do seu bebê. Então aqui vão algumas dicas para te ajudar a minimizar os efeitos desse reflexo:
- Ao colocar o bebê no berço, segure o bebê próximo ao seu corpo até que ele toque o colchão;
- Tenha certeza de que as costas do bebê estejam completamente encostadas na superfície do berço antes de tirar dos seus braços;
- Se o bebê tiver o reflexo ao ser colocado no berço, não pegue-o no colo imediatamente. Acalme o bebê colocando a mão no seu peito assim que ele deitar. Ele vai ficar mais calmo sabendo que você está por perto;
- Bebês nesta fase gostam muito da limitação do espaço físico. Portanto, o uso de um cueiro para fazer um charutinho com o bebê pode ser muito útil. Lembrando que o bebê não precisa ficar no cueiro o dia todo, mas pode ser interessante usar na hora de dormir para que ele não sinta tanta diferença entre o colo e o berço;
Quanto tempo dura?
Apesar de ser desagradável para o bebê reflexo de moro é um importante marcador da saúde neurológica e deve estar presente em recém-nascidos de, pelo menos, 37 semanas, sendo avaliado pelo pediatra no nascimento e em algumas consultas de rotina. Mas, deve ser inibido entre 4 e 6 meses, quando os músculos do pescoço se fortalecem e então surgem os reflexos posturais.
EXPERIÊNCIA DE MÃE
Nem todo bebê se adapta com charutinho, o Gustavo amava e o Murilo não curtia, experimente e se não der certo, temos duas opções hoje em dia: o ninho ou rolinho que limita a movimentação do bebê e ele pode se sentir mais seguro.
Se quiser acompanhar essa e outras dicas, acompanhe no instagram no @gibelarmino_
Até jajá
Nos dias quentes como faz não dá pra fazer o charutinho nem colocar no cueiro
Olá Juliana, tudo bem?
TEm algumas outras dicas no texto que podem ajudar muito também, além do uso do cueiro e do charutinho que são:
– ao colocar o bebê no berço, segure-o próximo ao seu corpo até que ele toque o colchão;
– Tenha certeza de que as costas do bebê estejam completamente encostadas na superfície do berço antes de tirar os seus braços
Depois me conta se funcionou 🙂
Com carinho,
Gi