You are currently viewing Reflexo de moro: por que meu filho acorda ao colocar ele no berço?<span class="wtr-time-wrap after-title">Tempo estimado de leitura: <span class="wtr-time-number">3</span> minutos</span>
reflexo-de-moro

Reflexo de moro: por que meu filho acorda ao colocar ele no berço?Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Oi flor do dia, tudo bem com você?

O assunto de hoje é reflexo de Moro, já ouviu falar?

O reflexo de moro é um instinto comum nos recém-nascidos e demonstra que o sistema nervoso central está funcionando bem. 

Normalmente o reflexo é seguido de abertura rápida dos braços, às vezes também das pernas e choro. 

Geralmente acontece quando o bebê encosta as costas em uma superfície ou quando há movimento na superfície onde ele está. Isso faz com que ele perca a sensação de segurança que a limitação do espaço físico promove dando a sensação de que ele vai cair. Por esse motivo, o reflexo de Moro é experimentado pelo bebê como algo muito desagradável. 

Por que o reflexo de Moro acontece?

Os bebês podem experimentar essa sensação de queda livre quando estão dormindo no colo e são colocados no berço, por exemplo, mas o reflexo também pode surgir diante de mudanças repentinas dos estímulos como:

  • Barulhos altos e inesperados;
  • Mudanças bruscas na intensidade de luz;
  • Um toque inesperado no bebê;
  • Mudar o bebê de uma superfície para outra.

Temos que ter em mente que o cérebro do bebê ainda está amadurecendo. O simples fato de sonhar ou até um espirro pode engatilhar o reflexo. 

Reflexo de moro e o sono do bebê

Especialmente nos primeiros 3 meses, o reflexo de moro é uma das principais causas da dificuldade do bebê dormir. Qual mamãe nunca experimentou a situação onde o bebê está dormindo profundamente no colo e quando é colocado no berço, ele abre os braços e acorda assustado?

Isso pode ser bem frustrante e também pode atrapalhar a rotina de sono do seu bebê. Então aqui vão algumas dicas para te ajudar a minimizar os efeitos desse reflexo:

  • Ao colocar o bebê no berço, segure o bebê próximo ao seu corpo até que ele toque o colchão;
  • Tenha certeza de que as costas do bebê estejam completamente encostadas na superfície do berço antes de tirar dos seus braços;
  • Se o bebê tiver o reflexo ao ser colocado no berço, não pegue-o no colo imediatamente. Acalme o bebê colocando a mão no seu peito assim que ele deitar. Ele vai ficar mais calmo sabendo que você está por perto;
  • Bebês nesta fase gostam muito da limitação do espaço físico. Portanto, o uso de um cueiro para fazer um charutinho com o bebê pode ser muito útil. Lembrando que o bebê não precisa ficar no cueiro o dia todo, mas pode ser interessante usar na hora de dormir para que ele não sinta tanta diferença entre o colo e o berço;

Quanto tempo dura?

Apesar de ser desagradável para o bebê reflexo de moro é um importante marcador da saúde neurológica e deve estar presente em recém-nascidos de, pelo menos, 37 semanas, sendo avaliado pelo pediatra no nascimento e em algumas consultas de rotina. Mas, deve ser inibido entre 4 e 6 meses, quando os músculos do pescoço se fortalecem e então surgem os reflexos posturais.

Bebê com sono mas não dorme

EXPERIÊNCIA DE MÃE

Nem todo bebê se adapta com charutinho, o Gustavo amava e o Murilo não curtia, experimente e se não der certo, temos duas opções hoje em dia: o ninho ou rolinho que limita a movimentação do bebê e ele pode se sentir mais seguro.

Se quiser acompanhar essa e outras dicas, acompanhe no instagram no @gibelarmino_

Até jajá

Deixe um comentário

Fechar Menu