You are currently viewing Protetor solar infantil: qual a diferença e como usar nas crianças<span class="wtr-time-wrap after-title">Tempo estimado de leitura: <span class="wtr-time-number">3</span> minutos</span>

Protetor solar infantil: qual a diferença e como usar nas criançasTempo estimado de leitura: 3 minutos

Oi flor do dia. Tudo bem com você? 

Você sabia que nem todo protetor solar é igual e não é só o fator de proteção que importa na hora de escolher o melhor protetor solar infantil? Sabemos que todo cuidado é pouco quando se fala da proteção de nossos filhos e são tantas marcas e propagandas diferentes no mercado que é comum sentir dúvidas na hora de escolher as melhores opções.

Existem duas categorias de protetores solares: os físicos e os químicos. O protetor solar químico (filtro solar) tem moléculas que absorvem os raios UV, transformando-os em radiação de baixa energia, que não penetra na pele. Já os físicos são formados por compostos minerais, como óxido de zinco e dióxido de titânio, que atuam como uma barreira que reflete os raios solares e não deixa eles serem absorvidos. 

O uso de protetor solar infantil só é recomendado a partir dos seis meses de idade. A Sociedade Brasileira de Pediatria orienta que abaixo dos 6 meses deve-se evitar a exposição direta ao sol, e podem ser utilizados protetores mecânicos como bonés, roupas, guarda-sol ou sombrinha.

Entre 6 meses e 2 anos de idade estão indicados os protetores solares físicos (ou inorgânicos). Por não serem absorvidos pela pele, possuem menor capacidade de provocar alergias e maior resistência à água.

A partir dos 2 anos podem ser utilizados os filtros químicos infantis pelo maior rigor com que os produtos infantis são avaliados pela ANVISA.

Quais são as opções de protetor solar infantil disponíveis no Brasil?

Selecionei abaixo 10 protetores solares infantis disponíveis no Brasil e organizei de acordo com FPS, formulação, poder de hidratação, entre outros:

MarcaNomeFPSHipoalergênicoHidratanteResistência à águaFísico / químico
LA ROCHE POSAYProtetor Solar Infantil Anthelios Dermo Pediatrics60SimSimAltaFísico
ANASOLProtetor Solar Infantil Anasol Kids90SimSimAltaFísico e químico
MUSTELAProtetor Solar Infantil Mustela Solaire Bébé-Enfant50SimSimAltaFísico e químico
COOPERTONEProtetor Solar Infantil Coopertone Kids50SimSimMédiaFísico e químico
AVÈNEProtetorSolar Infantil Avène Spray50SimSimMédiaFísico e químico
NEUTROGENAProtetor Solar Infantil Wet Skin Kids70SimAltaFísico e químico
MANTECORPProtetor Solar Infantil Episol70SimAltaFísico e químico
NIVEAProtetor Solar Infantil Nivea Sun Kids Sensitive Pure60SimAltaFísico e químico
NATURAProtetor Solar Infantil Natura Fotoequilibrio Criança60MédiaFísico e químico
JOHNSON & JOHNSONProtetor Solar Infantil Sundown Praia e Piscina Kids60NãoNãoAltaFísico e químico

Lembrando que, independente da faixa etária, a exposição ao sol também deve ser limitada aos horários em que o sol não está tão forte, como antes das 10 da manhã ou depois das quatro da tarde. Investir em roupinhas, chapéus, bonés e óculos com proteção UV, próprias para praia e piscina é uma boa opção, pois eles já possuem proteção solar no tecido. Procure de marcas confiáveis e com certificação.

Continue acompanhando nosso blog para mais dicas de saúde e higiene.

Até jajá!

Deixe um comentário

Fechar Menu