You are currently viewing 3 dicas para lidar com a prisão de ventre no bebê<span class="wtr-time-wrap after-title">Tempo estimado de leitura: <span class="wtr-time-number">4</span> minutos</span>

3 dicas para lidar com a prisão de ventre no bebêTempo estimado de leitura: 4 minutos

Esse processo faz parte do desenvolvimento do sistema digestivo da criança. Hoje trago algumas dicas para te ajudar a lidar com a prisão de ventre no bebê.

Primeiro é importante dizer que, em média, os bebês recém-nascidos geralmente fazem cocô logo após mamarem, ou as vezes até durante a amamentação, isso porque a alimentação estimula os movimentos peristálticos, que são movimentos que o intestino faz para movimentar os alimentos dentro dele, resultando na expulsão das fezes que estavam no intestino. Mas isso não é, necessariamente, uma regra, então se esse não for o seu caso, não se desespere. 

O leite materno é muito bem absorvido pelos bebês então pode acontecer de bebês amamentados exclusivamente com leite materno não fazerem cocô com tanta frequência. 

Entre o primeiro e o segundo mês, com o desenvolvimento do sistema digestivo, a criança começa a criar o seu hábito intestinal, que é diferente para cada pessoa. Nessa transição, a frequência de evacuação pode se tornar irregular. Seu bebê pode fazer cocô um dia e ficar até uma semana sem evacuar. Esse processo dura, em média, 20 dias e faz parte do desenvolvimento da criança. Após esse período, é esperado que a criança passe a ter um ritmo mais frequente de evacuações.

Então quando devo me preocupar com a falta de evacuação do meu bebê? 

Observando os sinais. Mesmo que ele não faça cocô regularmente, se ele não apresentar sinais de cólica e distensão abdominal, ou se ele não apresentar dificuldade aparente na hora de fazer cocô, está tudo bem e provavelmente é a fase de adaptação. 

Agora se você perceber esses sinais, se o bebê chora para fazer cocô, fica vermelho e precisa fazer muita força, se as fezes estão endurecidas, isso pode ser sinal de prisão de ventre no bebê. Confira abaixo 3 dicas infalíveis para lidar com o intestino preso do bebê:

Como lidar com a prisão de ventre no bebê

massagem para aliviar a prisão de ventre no bebê

1. Alimentação

Alimentação é grande responsável pelo funcionamento do intestino. Se seu bebê mama exclusivamente leite materno, você pode incluir alguns alimentos laxativos na sua alimentação para ajudar, como mamão, que tem uma substância considerada laxativa que passa para o leite materno e vai ajudar a soltar o intestino do seu bebê; água de ameixa – deixe uma ameixa seca de molho em um copo com água durante a noite e beba essa água pela manhã, isso também vai ajudar com o intestino preso do bebê. 

Se seu bebê usa fórmula, você pode conversar com o pediatra sobre trocar a fórmula para uma que contenha prebióticos, vale a pena observar com qual fórmula seu bebê se dá melhor. 

Você não deve oferecer chás, sucos ou nenhum outro alimento para o seu bebê antes dos 6 meses. 

2. Massagem

Faça movimentos circulares na barriga dele, com uma leve pressão. Depois, movimente as perninhas como se estivesse pedalando uma bicicleta.

Veja também: Massagem relaxante no bebê: como fazer?

3. Estímulo

A terceira dica é, passar um cotonete em volta do anus do bebê, fazendo movimentos circulares e com muita delicadeza. Essa ação pode estimular o sistema digestivo.

Se o problema persistir, é importante buscar o pediatra, mas jamais automedique seu filho. 

Como todos os pais, você se surpreende com o quanto pensa, fala e se preocupa com o cocô do seu filho rsrs espero que esse vídeo te ajude. 

De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!

Referências

LeLeiko NS, Mayer-Brown S, Cerezo C, Plante W. Constipation. Pediatr Rev. 2020 Aug;41(8):379-392. doi: 10.1542/pir.2018-0334. PMID: 32737251.

Iwańczak B, Iwańczak F. Zaburzenia czynnościowe przewodu pokarmowego u niemowląt i małych dzieci. IV Kryteria Rzymskie [Functional gastrointestinal disorders in neonate and toddler. The Rome IV criteria]. Pol Merkur Lekarski. 2017;43(253):35-40.

Deixe um comentário

Fechar Menu