You are currently viewing Por que preciso lavar a roupa do bebê separada?<span class="wtr-time-wrap after-title">Tempo estimado de leitura: <span class="wtr-time-number">6</span> minutos</span>

Por que preciso lavar a roupa do bebê separada?Tempo estimado de leitura: 6 minutos

Todo mundo sabe que um bebê exige cuidados especiais com tudo. A organização da casa muda, a limpeza, a comida e até a lavanderia. Depois de comprar as peças para o tão sonhado enxoval do bebê, é hora de deixar tudo limpinho e organizado para a chegada dele, e para pais e cuidadores de primeira viagem, as dúvidas com relação às roupas são muito comuns: Por que precisamos lavar a roupa do bebê separada das roupas dos adultos? Há produtos ideais para lavar as roupinhas? Precisa passar tudo a ferro? E até quando as roupas do bebê precisam de cuidados especiais?

Para os recém-nascidos, que ainda têm um sistema imunológico vulnerável, a preocupação deve ser ainda maior. Nesse caso, qualquer sinal de ácaros ou poeira nos tecidos pode causar alergias e irritações. 

Para te ajudar nesse momento especial de preparação para a chegada do novo membro da família, vou falar sobre tudo isso no post de hoje!

Preciso lavar as roupas do bebê antes de usar? 

lavar a roupa do bebê separada
Imagem: White Bear Studio on Canva

Sim e, se me permitem uma intromissão, as dos adultos também! 

Quando se fala em produção de tecidos, a primeira coisa que vem em nossas mentes é a matéria-prima do produto. E é natural pensar em insumos como algodão, linho etc. Porém, o que pouca gente sabe é que a química é bastante utilizada na indústria têxtil.

Mesmo se tratando das matérias primas naturais, as plantações de algodão consomem aproximadamente 25% de todos os agroquímicos utilizados em todo o mundo. Além disso, ao longo de toda a cadeia produtiva, desde a plantação do algodão até a roupa chegar na sua gaveta, procedimentos químicos como a tinturaria e o acabamento são muito comuns.

Considerando todo esse processo e o fato de que as roupas ficam expostas nas lojas, em estoques com poeira, são transportadas, várias pessoas diferentes pegam na mão, a quantidade de micro-organismos e produtos químicos que estão nessa roupa, podem ser gigantescas! 

Então, por precaução, mesmo não sendo bebê, é importante sempre levar uma peça de roupa antes de utilizá-la! 

Agora, falando de bebês, principalmente os recém-nascidos, essa atitude é ainda mais importante! Os bebês possuem a pele delicada, por isso são muito mais suscetíveis a alergias, que podem ser desenvolvidas caso suas peças entrem em contato com as roupas sujas dos adultos. 

Além disso, o sistema imunológico do bebê ainda é muito imaturo, ele não teve contato com o mundo externo, e essa carga de microorganismos presente nas roupinhas, pode aumentar os riscos de uma alergia ou de alguma outra doença. 

Por isso, lavar as roupas do bebê antes de usar e passar a ferro, é uma importante medida de prevenção ao desenvolvimento de alergias ou outros males que poderiam afetar seu bebê! 

E por que precisamos lavar a roupa do bebê separada?

Como o sistema imunológico do bebê é frágil, os micro-organismos contidos nas roupas dos adultos podem ser agressivos para ele. Além disso, o tipo de sujeira é diferente. As peças dos adultos carregam sujeiras mais pesadas, que requerem produtos mais fortes para eliminação de manchas e odores, e esses produtos podem ser agressivos para a pele do bebê também. 

Por isso é ideal lavar a roupa do bebê separada das roupas dos adultos e crianças maiores.

Até quando lavar as roupas do bebê separado?

Não há um tempo exato durante o qual é preciso lavar a roupa do bebê separada, mas é importante que isso seja feito até que o bebê comece a ter um contato maior com o ambiente externo. 

Quando a criança atinge um ano de idade, ela já possui grande parte desses anticorpos e já foi vacinada contra as principais doenças. Com isso, suas roupinhas já podem ser lavadas junto com as das outras pessoas da casa. Entretanto, muitos pais e responsáveis preferem esperar até os quatro anos, mas, como eu falei, isso não é regra. 

Aqui vale o bom senso de entender que as roupinhas do bebê por si só já são mais delicadas, de entender a saúde do seu bebê e observá-lo no geral. Por exemplo, adultos com dermatite atópica precisam de cuidado especial na lavagem das roupas para sempre, porque qualquer produto químico vai agredir a pele sensível. 

Qual o melhor sabão para lavar as roupas do bebê?

lavar a roupa do bebê separada
Imagem: evgenyatamanenko on Canva

O ideal é usar produtos próprios para roupas de bebê, pois são hipoalergênicos e fabricados especialmente para os tecidos delicados e não agridem a pele da criança. 

Também é possível lavar as roupinhas com sabão neutro, sem cheiro nem corante, ou sabão de coco, de preferência glicerinados. Esse cuidado especial é necessário, pois além de alergias a pele de bebê é mais suscetível a doenças de pele, como dermatite e brotoejas, que podem ser causadas pelos aromatizantes e corantes em excesso do lava roupas comum.

No geral, para a escolha de qualquer produto que você vai utilizar no dia a dia do seu bebê, tanto para a saúde dele quanto para a saúde do planeta, é bacana dar preferência para o uso de produtos de higiene e limpeza com ingredientes naturais e orgânicos.

E o amaciante? 

Os amaciantes são um dos produtos de limpeza que mais possui componentes químicos. Mesmo os destinados a roupas infantis têm uma quantidade de químicos e perfumes, que podem desencadear reações alérgicas no bebê. Então o ideal é não utilizar nenhum! O mesmo vale para alvejantes e produtos tira-manchas. 

Não há a necessidade de lavar todas as roupas à mão

Muita gente alimenta o mito de que é preciso lavar todas as roupas do bebê à mão, e que, caso isso não seja feito, ele pode ter cólicas, alergias e afins. Esqueça essa lenda urbana, estamos em 2022! 

Algumas máquinas de lavar já vêm com a função específica para as roupas delicadas dos bebês. Além disso, utilizando o sabão certo não há nenhuma necessidade em lavar tudo à mão. 

Depois de serem bem centrifugadas, o ideal é que as roupas de bebê sequem ao ar livre. Se você tem uma secadora, fique de olho na etiqueta antes de utilizar, porque alguns tecidos sintéticos e a lã podem encolher e deformar na secadora. 

De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!

Referências

Érica Janaina Rodrigues de Almeida. A indústria têxtil no Brasil: Uma revisão dos seus impactos ambientais e possíveis tratamentos para os seus efluentes. Disponível em: https://conexaoagua.mpf.mp.br/arquivos/artigos-cientificos/2016/01-a-industria-textil-no-brasil-uma-revisao-dos-seus-impactos-ambientais-e-possiveis-tratamentos-para-os-seus-efluentes.pdf. Acesso em: julho de 2022.

Factor-Litvak P, Insel B, Calafat AM, et al. Persistent Associations between Maternal Prenatal Exposure to Phthalates on Child IQ at Age 7 Years. PLoS One. 2014;9(12):e114003. Published 2014 Dec 10. doi:10.1371/journal.pone.0114003

Deixe um comentário

Fechar Menu