Realizar a pega apropriada permite que o aleitamento não seja dolorido ou estressante
A amamentação é sempre um momento que gera dúvidas entre as mamães, especialmente as de primeira viagem. Afinal, como saber se está dando tudo certo? E como descobrir se o bebê ainda está com fome?
Para responder essas e outras dúvidas, o primeiro passo é entender a melhor forma de acertar a pega do neném. Muitas lactentes acabam se atrapalhando nas posições e isso pode comprometer o comportamento do pequeno e até mesmo causar dores no momento do aleitamento.
Por isso, hoje vou te ensinar algumas dicas para que a pega do bebê esteja certinha e você evite problemas de desconforto na hora de amamentar. Confira:
Por que a amamentação é importante?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a amamentação é considerada a primeira, única e mais eficaz forma de alimentação dos bebês, sendo feita sob medida para eles. Isso porque o leite materno é rico em nutrientes, além de ser ideal para proteger as crianças contra diversas doenças.
Além disso, o ato não agride o meio ambiente e gera economia para o bolso dos pais, uma vez que não é preciso arcar em custos com alimentos, gás, embalagens e energia elétrica. Também é benéfico para as mães, uma vez que diminui o sangramento pós-parto e evita o risco de doenças.
Aqui no De Mãe em Mãe, você pode encontrar diversos conteúdos em texto e vídeo sobre dúvidas a respeito da amamentação. Separei a seguir alguns deles para você conhecer mais a respeito dessa nova etapa da vida maternal:
· Amamentação: qual o tempo ideal?
· 4 benefícios da amamentação para a mãe
· 10 dicas para ter sucesso na amamentação
· As maiores fake news da amamentação
· Amamentação em livre demanda: o que é e o que não é
Por que amamentar dói?
Essa é uma dúvida que muitas mães fazem, principalmente no começo da amamentação. Porém, sintomas como dores nos mamilos, ardência ao redor das aréolas, sangramentos e bolhas podem ser decorrentes de uma pega equivocada do bebê durante o aleitamento.
É claro que existem casos e casos, e nem todos se aplicam na forma como o pequeno está amamentando. Mas eu diria que a grande maioria das dores, especialmente as que se mantêm após os primeiros dias, são consequências desse mau posicionamento do bebê no braço da mãe.
Como saber se a pega do bebê está correta?
Na pega correta do bebê, durante a amamentação a mamãe não sentirá dores e desconforto, o queixo do bebê estará tocando no peito da mãe e os lábios ficam para fora, cobrindo parte da aréola e não somente o bico.
A língua do bebê fica embaixo do peito, é possível ouvir e ver a deglutição e a sucção acontecendo e o bebê ficará mais calmo, sem sentir fome, agitação ou frustração após a mamada.
E como saber se a pega do bebê está errada?
Por outro lado, também existem sinais de que a pega do bebê está sendo feita de maneira equivocada no momento do aleitamento. A seguir, listei alguns bem comuns para prestar atenção:
Movimentos na amamentação
Observe se o bebê pega e depois solta o peito com frequência. Veja se ele pega só o mamilo na boca e não a aréola, ou se por acaso se afasta e resiste à pega. Ele tende a ficar com a mandíbula mais imóvel e não veda o suficiente a boca nos mamilos? Tudo isso é sinal de que a pega não está sendo feita de forma adequada.
Observe o leite
Não só o bebê precisa ser analisado, mas também o que acontece com o leite durante a amamentação. Ele acaba sendo vazado pelos cantos da boca do bebê?
Demora a sair nos primeiros dez minutos? Não acontece barulho de sucção ou deglutição? Também são indícios da pega errada.
Comportamento importa
Veja também como o pequeno se comporta. Se ele dorme no peito com mais frequência do que se alimenta, se demora a fazer cocô ou xixi, se fica agitado, frustrado ou faminto a todo momento e se está perdendo peso.
Autoavaliação materna
Por fim, vale ainda checar como o corpo da mamãe está. Se as mamas estão doloridas, as aréolas estão ardendo e os mamilos racharam, ou também se os dutos entupiram ou tiveram mastite, é importante avaliar a forma como a pega está sendo realizada.
5 dicas para a pega correta do bebê
Aqui vão alguns cuidados que a mãe deve tomar para tornar a pega do bebê mais fácil na sua rotina:
1. Verifique o posicionamento
Antes de começar, certifique-se de que a coluna, o pescoço e a cabeça do bebê estejam alinhados e não torcidos. O queixo deve estar erguido, não caído em direção ao peito. Se precisar, use travesseiros ou almofadas para apoiar suas costas e braços.
2. Incentive-o a abrir a boca
Segure seu bebê perto, seu mamilo nivelado com o nariz. Toque suavemente contra o lábio superior dele para incentivá-lo ficar com a boca bem aberta. Se preferir, incentive o toque pele a pele para que ele se sinta mais confortável.
3. Mantenha seu bebê perto durante a pega
Cada mãe possui um formato de seio e de mamilo diferente, então nem sempre o que um livro ou guia irá explicar valerá para todas. Ainda assim, é importante manter o pequeno perto do peito, para que coordene a sucção e a respiração com a mãe, e adaptando ao corpo dela.
4. Ambiente propício
Sempre que possível, mantenha o ambiente ao redor calmo e tranquilo para o conforto do bebê. Barulhos externos podem assustá-lo e tornar a pega mais difícil de ser realizada.
5. Interrupção sutil
Ao perceber que o bebê já está satisfeito ou está na hora de cessar a amamentação por enquanto, não afaste o pequeno diretamente do peito. Tente, com cuidado, colocar um dos dedos próximo à boca dele. Ao sentir o toque, ele irá parar a mamada e sair sem estresse da pega.
Ficou com mais alguma dúvida sobre como acertar a pega do bebê? No meu instagram @gibelarmino_ você confere mais dicas sobre o tema!
De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!
Referências bibliográficas:
Steps and Signs of a Good Latch. USDA, acesso em março de 2023.
6 simple steps to a good breastfeeding latch. Medela, acesso em março de 2023.
Problems with Latching On or Sucking. Stanford Medicine, acesso em março de 2023.
Breastfeeding. World Health Organization, acesso em março de 2023.