No momento, você está visualizando Quais são os marcos de desenvolvimento do bebê?

Quais são os marcos de desenvolvimento do bebê?

Entenda quais são os marcos de desenvolvimento que ajudam a identificar que o seu filho está ganhando autonomia

Quem tem filhos pequenos logo irá reparar que eles crescem rapidinho. E esse ritmo acelerado pode ficar um pouco mais perceptível quando paramos para notar os chamados marcos de desenvolvimento do bebê.

Diferentemente dos saltos de desenvolvimento, que são habilidades cognitivas, motoras, sociais e sensoriais que a criança apresenta conforme o passar do tempo, os marcos de desenvolvimento são aptidões que permitem que os bebês prossigam para um próximo passo na vida independente.

Os marcos de desenvolvimento também são utilizados pelos pediatras para acompanhar o desenvolvimento do seu filho e entender se ele está dentro do esperado para a idade. É um dos pontos avaliados nas consultas. 

A seguir, vou te mostrar mês a mês dos principais momentos que permitem que os pequenos se desenvolvam:

Como identificar os marcos de desenvolvimento do bebê?

marcos de desenvolvimento
Imagem: Canva

Com que idade o seu filho vai começar a engatinhar? E a falar? Essas pequenas atitudes no dia a dia podem demonstrar um marco na vida da criança. Veja a seguir os principais de acordo com cada período na vida infantil:

De 0 a 2 meses

Nos meses iniciais do recém-nascido, espera-se que as crianças sejam capazes de reconhecer cheiros, consigam mais mobilidade no pescoço e na cabeça, enxerguem mais profundamente, levem às mãos à boca e consigam reproduzir expressões faciais como sorrisos.

De 3 a 4 meses

Nessa faixa etária, os bebês tendem a mover mais as pernas, conseguindo chutar com mais precisão. Eles passam a imitar sons, a seguir objetos com os olhos, a rolar de barriga para baixo, a reconhecer objetos como brinquedos e a balbuciar os primeiros sons similares a palavras.

De 5 a 6 meses

A partir dessa idade, as crianças conseguem se sentar. No começo pode ser necessária a ajuda de almofadas ou travesseiros, mas a tendência é não precisar mais desse ponto de equilíbrio com o passar das semanas. 

O bebê também passa a compreender nomes, a explorar sensações com a boca e a pegar objetos com mais firmeza. É por esse motivo que a introdução alimentar passa a ser feita a partir dos seis meses de idade, por exemplo.

De 7 a 8 meses

Essa fase é um desenvolvimento das anteriores. Os objetos pegos são maiores, as palavras balbuciadas começam a ter sílabas mais precisas, as emoções tornam-se mais explícitas, e assim por diante. Mas um dos marcos mais comuns nessa fase é, sem dúvidas, o começo do ato de engatinhar.

De 9 a 10 meses

Com essa faixa etária, os bebês começam a recordar onde guardaram um objeto. Também passam a acenar, bater palmas, copiar padrões básicos de falas como “sim” e “não”, e em alguns casos, tentam dar os primeiros passos por conta própria.

É nessa fase também que os bebês desenvolvem a habilidade de pinça, com o polegar e o indicador, e começam a conseguir manusear objetos e alimentos menores.

De 11 a 12 meses

As crianças começam a fazer mais gestos e atuam na questão da comunicação corporal pelo uso de linguagem de sinais. Começam a ficar de joelhos com mais frequência e, consequentemente, podem conseguir ficar de pé sem apoio. 

A partir de um ano de idade

Os reflexos das crianças passam a ficar mais aguçados. Atitudes que antes eram apenas tentativas nos meses anteriores como rolar, sentar, engatinhar, pegar objetos e ficar em pé geralmente são totalmente dominadas. É comum que os pequenos passem a dar os primeiros passos e a demonstrar crises quando algo os desagrada. 

E quando a criança não atinge um desses marcos de desenvolvimento?

marcos de desenvolvimento
Imagem: Canva

Muitos pais se preocupam quando percebem que, após atingir a faixa etária, o filho não necessariamente segue um marco, como aprender a falar ou a dar os primeiros passos. Ao perceber um possível indício, busque pela ajuda do seu pediatra para que ele entenda o que está causando o atraso no desenvolvimento e se realmente é um atraso.

Acho importante dizer que existe um intervalo de alguns meses em que um bebê pode atingir um marco de desenvolvimento, e que uma falha em um deles nem sempre significa um atraso, por exemplo.

Por isso, para evitar qualquer complicação, não deixe de fazer os check-ups regulares e de registrar o progresso do desenvolvimento da criança. Muitos médicos podem pedir também testes de triagem padronizados ligados à audição e visão para identificar crianças que estão em risco de deficiências de desenvolvimento.

Caso seja detectado mesmo um atraso, o médico irá encaminhar o bebê para uma intervenção precoce de acordo com cada caso. Isso ajudará a aliviar ou até mesmo reparar transtornos com o passar do tempo.

Quer saber mais sobre marcos de desenvolvimento? Basta me seguir lá no Instagram @gibelarmino_  para conferir mais dicas.

De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!

Referências bibliográficas:

Important Milestones: Your Baby By Two Months. CDC, 2022.

John M. et al. Infant Milestones Month to Month. EMedicineHealth, acesso em novembro de 2022.  

Emotional and social development: 4 to 7 months. American Academy of Pediatrics, acesso em novembro de 2022.

Deixe um comentário

Fechar menu