You are currently viewing Quando iniciar a introdução de alimentos?<span class="wtr-time-wrap after-title">Tempo estimado de leitura: <span class="wtr-time-number">2</span> minutos</span>

Quando iniciar a introdução de alimentos?Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Oi flor do dia, tudo bem com você? 

Você sabe por que a idade recomendada para iniciar a introdução de alimentos é de 6 meses? 

Porque, nessa fase, a maioria das crianças já apresentam maturidade fisiológica e neurológica e enzimas digestivas em quantidades suficientes. Entretanto, além da idade, existem alguns sinais que o bebê precisa apresentar para dar início à introdução alimentar. 

Os sinais de prontidão para introdução de alimentos indicam que o organismo está preparado para começar a descobrir os alimentos. É uma longa caminhada que precisa começar no tempo certo, sem ansiedade, para que o decorrer do processo seja prazeroso para o bebê e a família.

4 sinais de prontidão para iniciar a introdução de alimentos

1. Sentar-se sem apoio (ou com o mínimo de apoio)

É por volta dos 6 meses que o bebê desenvolve a capacidade de sustentar plenamente a cabeça e o tronco e sentar-se sem apoio. Esse controle é importante para evitar engasgos. O bebê precisa estar em posição ereta para conseguir lidar com possíveis engasgos. Vale uma ressalva aqui para não usar cadeirinha de descanso, o ideal é cadeirão ou cadeira de alimentação portátil.

2. Saber pegar objetos e levar a boca

Essa é outra capacidade adquirida nos primeiros meses de vida que demonstra a mínima autonomia do bebê para levar comida à boca. Para quem vai seguir as orientações de técnica participativa na introdução alimentar é importante que o bebê já tenha esse domínio

3. Reflexo de protrusão da língua diminuindo

Desde o nascimento os bebês costumam colocar a língua pra fora ao explorar algo com a boca. Isso ajuda na amamentação, mas pode atrapalhar na alimentação por sólidos. Se o bebê ainda tem esse reflexo a tendência é que empurre os alimentos para fora da boca.

4. Demonstrar interesse pela comida

Se o bebê já observa as pessoas comendo e demonstra curiosidade é um bom sinal. Ele precisa querer explorar e conhecer os alimentos. Deixe que o bebê esteja junto durante as refeições para ajudar nesse processo.

Mais sobre nutrição

Esses são os sinais que você deve observar no bebê. Iniciar a introdução de alimentos antes do tempo pode gerar mais estresse do que o normal para a família.

Até jajá

REFERÊNCIA

Sociedade Brasileira de Pediatria – Departamento de Nutrologia. Manual de Alimentação: orientações para alimentação do lactente ao adolescente, na escola, na gestante, na prevenção de doenças e segurança alimentar. 4ª. ed. – São Paulo: SBP, 2018. 172 p.

Deixe um comentário

Fechar Menu