You are currently viewing Hábitos saudáveis para ter com o bebê diariamente<span class="wtr-time-wrap after-title">Tempo estimado de leitura: <span class="wtr-time-number">5</span> minutos</span>

Hábitos saudáveis para ter com o bebê diariamenteTempo estimado de leitura: 5 minutos

Hábitos são ações e comportamentos que são executados repetidamente e, com o tempo, se tornam um pouco mais automatizados. Ou seja, quando os adotamos, são ações que se tornam uma parte natural da nossa vida. Comer frutas e verduras, beber água, dormir cedo, escovar os dentes, ser ativo, tomar banho, entre outras ações diárias, são o que  podemos chamar de hábitos saudáveis.

No começo, quando seu filho ainda for pequeno, você será responsável pelas decisões: escolherá a comida dele, a hora de tomar banho, e o lembrará de escovar os dentes. Isso faz parte das coisas que os pais ensinam aos seus filhos para que, no futuro, eles continuem realizando essas ações por conta própria. É muito provável que uma criança com hábitos saudáveis ​​se torne um adulto que continue a praticá-los e a melhor hora para começar a incentivar esses hábitos saudáveis com seu filho é assim que ele nasce!

Comer de forma saudável, dormir bem, ser ativo e limitar o uso de telas são exemplos de hábitos saudáveis que você pode ensinar para seus filhos desde cedo. Vou contar algumas dicas de como incluir esses hábitos na rotina:

Hábitos saudáveis para ter com o bebê diariamente

1- Dormir bem

Dormir o suficiente deve ser uma prioridade, sempre de acordo com a idade e as necessidades de cada criança. No começo, será difícil, mas a constância trará seus resultados. Os hábitos saudáveis ​​de sono incluem dormir o suficiente durante a noite, tirar cochilos de acordo com a idade e estabelecer rotinas para dormir e acordar. Tudo isso traz benefícios, como uma maior capacidade de lidar com novas experiências, interagir com outras pessoas e desenvolver habilidades de memória e atenção.

Além disso, junto com a rotina noturna, você pode adicionar outros hábitos positivos na vida do seu filho. Por exemplo, quando ele for maior, você pode criar uma rotina de sono que inclua tomar um banho, escovar os dentes e ler uma história.

No post abaixo eu explico em detalhes como criar uma rotina para te ajudar a regular o sono do bebê desde que ele chega da maternidade! 

Como regular o sono do recém nascido? Quanto tempo de sono ele precisa?

Nesse outro post eu descrevo a janela de sono de cada idade do bebê. Entender essa janela te ajuda a criar uma rotina de sonecas e sono noturno para garantir que seu bebê durma bem:

7 dicas de quem teve bebê dorminhoco

Ainda, na área de downloads do site você encontra um exemplo de rotina para o bebê de cada idade:

2- Alimentação saudável

O mais importante em ter uma alimentação saudável é desenvolver um bom relacionamento com os alimentos. Aos 6 meses, quando o bebê inicia a introdução alimentar, além de oferecer uma variedade de alimentos com sabores, texturas e cores diferentes ao seu bebê, é importante que você estimule o prazer em comer, a importância de sentar-se à mesa com a família e desfrutar de bons momentos na refeição.  

Além disso, é importante evitar associar o momento da refeição à brincadeiras e uso de telas, e, portanto, esse hábito de comer com a TV desligada e sem brincar no celular, por exemplo, deve ser estimulado desde cedo. 

Outro hábito alimentar importante e que pode ser ensinado para os bebês é o de preferir água e sucos naturais à bebidas adoçadas artificialmente e o de não relacionar comida à recompensa, como explico no vídeo abaixo: 

3- Ser ativo

Atividade física é uma parte importante e essencial da nossa saúde e nós sabemos como é difícil, depois de adultos, incluir esse hábito na nossa rotina. Por isso, é importante ajudar nossos filhos a desenvolverem esse hábito desde cedo, para que não seja tão difícil mais tarde. Como? Promova a brincadeira! Durante o primeiro ano de vida, você pode pendurar brinquedos perto do seu filho para que ele os toque ou chute, e, quando ele já puder segurá-los, ofereça brinquedos para que ele os manipule.

Após o primeiro ano, vocês podem brincar ao ar livre, dançar, brincar de esconde-esconde e fazer outras brincadeiras. O importante é que seu filho fique ativo. Permita que ele corra, dance e escale as coisas enquanto estiver em um ambiente seguro. Reduza o sedentarismo e passe um tempo de qualidade junto com o seu pequeno.

Se estiver precisando de ideias, veja algumas nos posts abaixo:

05 ideias de atividades para crianças em casa

Brincadeiras para crianças: dicas para entreter os pequenos durante o isolamento

Eu sei que implementar todos esses hábitos saudáveis ​​na vida do seu filho é pode parecer difícil, mas você verá que os resultados valerão a pena. 

Acho importante salientar que embora esses hábitos devam prevalecer no seu dia a dia, às vezes, vocês podem optar por algo diferente. Haverá dias em que uma situação especial surgirá e você dormirá mais tarde do que o normal ou comerá algo diferente. É totalmente normal e não precisa ficar culpado.

Por fim, lembre-se de que os pais são o exemplo a ser seguido pelos seus filhos. A melhor maneira de ensinar seu pequeno será demonstrando a ele suas ações.

De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!

Diga @gibelarmino_ no Instagram

Deixe um comentário

Fechar Menu