No momento, você está visualizando Fralda de piscina reutilizável ou descartável?

Fralda de piscina reutilizável ou descartável?

Veja as diferenças e vantagens entre esses dois tipos de fralda

Aqui em casa somos muito do verão, praia, piscina, sol, (quem me segue no Instagram viu que na pandemia o Gustavo escolheu uma festinha de aniversário tema praia rsrs) e sempre que eu postava sobre a mala de viagem e qual fralda de piscina que eu escolhia para o Muri, meu direct no Instagram chovia de perguntas sobre marcas, se eu preferia fralda de piscina reutilizável ou descartável, quais os prós e contras de cada uma…

Mês passado viajamos para comemorar o aniversário do Gu e, mesmo como Muri já desfraldado, reacenderam as dúvidas no direct. Então, com o final do ano se aproximando, as estações mais quentes como primavera e verão também já estão logo à vista, resolvi escrever esse texto e falar o que eu acho sobre cada uma e o que você deve considerar na escolha! Confira a seguir:

A partir de qual idade meu filho pode começar a nadar?

Antes de explicar os diferentes tipos de fralda para crianças irem à piscina, acho importante tirar outra dúvida antes: a partir de que idade o bebê pode começar a nadar? Bom, é claro que cada caso pode variar, mas a sugestão dada pela Sociedade Brasileira de Pediatria é que, pelo menos, a criança tenha seis meses de vida.

Essa idade é a escolhida pois até esse período, o ouvido estará completamente formado, diminuindo o risco de infecções. Além disso, o sistema imunológico também se desenvolveu mais, o que prevenirá a transmissão de outras doenças.

Confira: Crianças e bebês na piscina: 6 cuidados importantes

Mas claro, para que esse contato com a água seja feito de forma segura, é preciso tomar alguns cuidados importantes desde cedo. Por exemplo, comece com piscinas infláveis pequenas ou banheiras, para não assustar o bebê. 

Priorize locais higienizados no caso das piscinas, e nunca leve o bebê para a parte funda. No mar, veja se a água está em condições apropriadas para banhistas e fique perto do raso. Por fim, evite horários em que a exposição solar está forte, pois a pele do bebê não tolera o mesmo tipo de protetor solar da nossa.

Leia também: Protetor solar infantil: qual a diferença e como usar nas crianças

Por que não usar a fralda convencional?

fralda de piscina
Imagem: canva

Bom, uma vez que você já está tomando todos os cuidados necessários para deixar seu filho entrar no mar ou na piscina, chegou a hora de falarmos sobre as fraldas. Muita gente pergunta por que não dá para usar o mesmo tipo de fralda do dia a dia para esses locais com a água.

E a resposta é bem simples: a absorção. Na hora em que você comprou a fralda convencional, lembra qual foi o motivo? Ela provavelmente segurava o xixi por mais tempo, ou não deixava vazar líquidos.

Só que quando falamos de lugares como piscina e mar, a situação acaba se invertendo. Uma fralda normal ficará rapidamente encharcada quando submersa, o que não a permite segurar os líquidos adicionais, como xixi e, de vez em quando, o cocô.

Que fralda usar no lugar?

Já que não dá para usar a fralda convencional, o que dá para fazer? É aí que entram as fraldas específicas para nadar. Enquanto as comuns são projetadas para absorver líquidos, as de natação são projetadas para resistir à água externa enquanto contêm os sólidos, mas não necessariamente os líquidos internos.

Ah, mas então quer dizer que elas não são capazes de segurar o xixi? Basicamente, é isso mesmo. A fralda de nadar tem como intuito não deixar que o cocô vaze, mas em relação à passagem de líquidos, ela não tem a mesma eficácia que a convencional.

Talvez no mar isso não seja um problema tão perceptível, mas em piscinas, é bom ficar atento e tentar instruir a criança caso perceba que a urina está vazando pela fralda. Por isso que especialmente nas fases em que a criança não tem um controle miccional, é importante que ela fique em piscinas infláveis apropriadas, com supervisão dos pais.

Sabendo agora que a fralda não absorve o xixi, a dica é colocá-la apenas quando a criança for entrar na água. Isso vai evitar que o bebê faça muito xixi e a fralda acabe vazando. 

Fralda de piscina reutilizável ou descartável: qual é a melhor?

Por fim, dentro da categoria de fralda de piscina, existem duas principais vertentes: a reutilizável e a descartável. Ambas são funcionais e têm pontos positivos e negativos, vou trazer os principais aqui: .

A fralda de piscina reutilizável pode, como o nome sugere, ser reaproveitada mais de uma vez após a lavagem em uma máquina de lavar roupas. Ou seja, o principal benefício é a economia, já que você vai gastar menos com elas.

E certamente também é melhor para o meio ambiente, uma vez que menos material será jogado no lixo. Eu diria que esse tipo de fralda de piscina é ideal para crianças que praticam natação semanalmente ou que têm uma piscina em casa, já que o número de vezes de uso é mais frequente.

Já a fralda de piscina descartável é mais fácil de colocar e encontrada mais facilmente nas lojas. Por outro lado, são menos resistentes, pois o ajuste não é tão personalizável quanto o das opções reutilizáveis.

Acredito que esse tipo de fralda de piscina funciona melhor para aqueles que não pretendem nadar com frequência e para os pais que não têm tempo para lavar e secar as fraldas de natação entre os usos.

E aí, ficou com mais alguma dúvida sobre as fralda de piscina? No meu instagram @gibelarmino_ eu dou mais dicas sobre esses e outros assuntos, me segue lá!

De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!

Referências bibliográficas:

Swim Diapers. CDC, 2022.

Swim Safety Tips. Healthy Children Organization, AAP, 2018.

Karen G. The 5 best swim diapers for babies and toddlers in 2022. Healthline, 2022.

Os benefícios da natação para a saúde. Sociedade Brasileira de Pediatria, 2015.

Deixe um comentário

Fechar menu