You are currently viewing É normal diminuir a libido depois da maternidade?<span class="wtr-time-wrap after-title">Tempo estimado de leitura: <span class="wtr-time-number">2</span> minutos</span>

É normal diminuir a libido depois da maternidade?Tempo estimado de leitura: 2 minutos

No é normal de hoje a encanação é “é normal a mulher perder a libido depois da maternidade?”

Sim, é normal! E existem algumas razões para isso. Confira no vídeo abaixo!

Libido depois da maternidade

Primeiro de tudo: libido é sobre a nossa pulsão de vida, que se manifesta através das nossas ações, dos nossos esforços e impulsos. Libido é sobre ter desejo e apetite de viver, são aquelas nossas faíscas de vontade. É de libido que se alimenta o nosso prazer. Mas o corpo conta com um reservatório finito dessa energia que nos move.

Diariamente fazemos escolhas de onde vamos investir a nossa pulsão de vida e a vontade de ter prazer no estímulo genital e nas relações sexual é apenas uma das facetas importantes da nossa libido.

Então é importante entender que nesse momento, toda a sua energia, sua pulsão de vida, está sendo investida no seu bebê, em se reconhecer dentro desse novo mundo da maternidade, em conhecer seu bebê, entender todas as transformações da sua vida. É natural que não “sobre” libido para relações sexuais.

Do ponto de vista fisiológico, o que mobiliza a libido é um conjunto de hormônios que são responsáveis pelo nosso bem estar. Depois que seu bebê nasce, os seus hormônios estão sendo produzidos de maneira a preparar seu corpo para a amamentação e é natural que alguns desses hormônios diminuam sua libido também.

Fora o cansaço. A maternidade, principalmente no comecinho, pode ser bem exaustiva fisicamente. A amamentação, a privação de sono, a transformação no corpo, as demandas do bebê. Cuidando de tudo isso sobra pouco tempo e energia para qualquer outra coisa.

Assista também: 6 mitos sobre relações íntimas na gestação

Como muita coisa na maternidade, isso também passa. Cada uma no seu tempo vai se redescobrindo, os hormônios também vão se reorganizando e a mulher volta a ter libido. É importante nesse momento que você e seu parceiro entendam que isso é uma fase, mantenham muito diálogo e que você tenha abertura para voltar a ter relações quando sentir vontade e estiver confortável!

De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!

Referências

Mariana Stock. O pequeno livro da sexualidade positiva para mulheres. Disponível em: https://prazerela.com.br/material/ebook-pequeno-livro-da-sexualidade-positiva/. Acesso em: junho/2022.

Deixe um comentário

Fechar Menu