Se você me segue no Instagram já deve estar sabendo que eu fiz plástica. Eu contei um pouquinho por lá sobre o que e por que fiz e a partir de hoje, toda semana entrará no ar um vídeo do diário de plástica, onde conto detalhadamente porque eu fiz plástica, quais cirurgias eu fiz, como me preparei no pré-operatório e também como está sendo minha recuperação. Vem ver:
É importante dizer que a ideia dessa série não é fazer um incentivo à cirurgia plástica, mas compartilhar com vocês minha escolha e meu dia a dia. Eu entendo toda a problemática da busca pelo padrão de beleza que, muitas vezes, tira a saúde das mulheres e não incentivo que ninguém faça nenhum tipo de procedimento invasivo por impulso e sem todo o devido acompanhamento multiprofissional.
Veja os demais vídeos da série “Diário de plástica”:
Dicas práticas para enfrentar a primeira semana após cirurgia plástica
1- Alinhe as funções e tarefas de cada um
Ainda estamos na pandemia e meus filhos ainda não voltaram às aulas presenciais. Então, antes da cirurgia, eu já fiz toda uma logística de quem vai cuidar de que: meu marido tirou férias para ajudar nos cuidados comigo (banho, curativo, médico, remédios) e minha mãe veio cuidar das crianças.
Também conversei com meus dois filhos e expliquei que faria a cirurgia e precisaria ficar em repouso, que provavelmente não conseguiria brincar, ajudá-los com tarefa, banheiro, banho, que o papai e a vovó fariam isso nesse momento e que eles poderiam ajudar a cuidar da mamãe também. Além disso, eu me mudei para o quarto dos meninos e eles foram dormir na minha cama com o meu marido, para evitar que eles levantassem no meio da noite para ir para a nossa cama e acabassem me machucando ou movendo os drenos sem querer.
2- Tenha comida congelada
Vocês já devem ter percebido que planejamento alimentar é meu lema. Não canso de falar em curso, e-book, posts e instagram o quanto valorizo isso e neste momento, não foi diferente. Imagina a cena: você precisando de ajuda para levantar, sentar, ir ao banheiro, tomar banho, pentear cabelo, escovar os dentes, tudo, e, além disso, criança em aula, precisando de ajuda para lição, banho, comida, brincadeira, atenção e a pessoa que te ajuda ainda precisar parar para fazer comida todos os dias. Na minha cabeça isso é o caos haha
Por isso, eu fiz compras para abastecer a despensa, fiz marmitas e comprei algumas marmitas prontas também, para ter estoque de comida pronta para um mês. Fazer isso ajuda muito com que minha mãe e o Rodrigo não precisem se preocupar com a comida e consigam focar 100% no cuidado comigo e com as crianças, sem estresse e sujando o mínimo de louça possível. Dessa forma, garanti comida saudável para a minha recuperação e para a alimentação da minha família.
3- Lista de compras da cirurgia
Já compre e deixe organizado e em fácil acesso todos os itens que você vai precisar no pós-operatório: medicações, itens para curativo como gaze, álcool, micropore, cinta, sutiã cirúrgico, meia elástica, placas de acordo com tamanho do seu tronco, absorvente íntimo para quando retirar o dreno, hidratante, travesseiro de triângulo, cadeira de banho ou banquinho firme, 2 camisolas ou vestidos com abertura frontal, 2 regatas para colocar embaixo da cinta.
Valide tudo isso com seu médico, esses foram os itens que eu tenho usado. Deixe fácil para a pessoa que vai cuidar de você não ficar perdida porque é bastante coisa mesmo. Eu deixei uma caixa de madeira ao lado da minha cama com tudo.
4- Cinta
Compre 2 cintas do modelo que seu médico indicar e deixe para comprar as outras conforme a necessidade. Existem inúmeras marcas de cinta e eu ouvi pontos positivos e negativos de quase todas, desde as mais caras e com melhor conforto até as mais baratas. Busque aquelas que tenham o melhor custo-benefício e se encaixem na sua realidade.
Aqui deixo algumas sugestões: Yoga, Plié, Bonito, New Form e Macom. A New Form tem fábrica perto do metrô Artur Alvim em São Paulo, e eles apertam a cinta sem custo, só ligar e agendar.
Falando em apertar cinta, é importante já pesquisar e saber onde você vai levar sua cinta para apertar, você precisará fazer isso várias vezes ao longo das semanas.
6- Calcinha e absorvente
Essas são dicas de amiga: quando for colocar a calcinha, coloque por cima da cinta. Se você fizer ao contrário, vai ver o trabalhão que terá para ir ao banheiro hahaha.
E quando for na consulta de retorno para retirar o dreno, leve absorvente íntimo. Porque o buraquinho do dreno fica aberto e continua vazando líquido, só que agora não vai ter mais o dreno para segurar, então sem o absorvente, você vai sujar toda sua roupa. Sério!
7- Intestino
Por conta da anestesia e da pouca mobilidade que você vai ter nos primeiros dias, é esperado que seu intestino fique preso. Por isso, consuma bastante alimentos ricos em fibra e não economize na ingestão de líquidos.
É importante um acompanhamento com nutricionista desde o pré-operatório, então já aproveite e converse com ela sobre uma prescrição para esse pós-operatório.
8- Drenagem
Busque um profissional para fazer drenagem no pós-operatório que tenha referência, experiência no pós-operatório de cirurgia plástica e que seja validado pelo seu médico.
Uma drenagem mal feita atrapalha todo o seu pós-operatório.
9- A cabeça manda!
Fique calma, passa rápido, o resultado começa a aparecer em um mês após a cirurgia, então segure a ansiedade, respeite seu limiar de dor e foco no resultado.
Espero que esse conteúdo te ajude se você está passando por um pós-operatório de cirurgia plástica ou se fará isso em breve! Tenho postado minha rotina lá no Instagram, me segue para ficar por dentro de tudo em tempo real! É @gibelarmino_. E toda semana sairá um episódio do diário de plástica lá no Youtube e aqui no site, então fique ligada!
De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!