Seu bebê tem hábito de dormir mamando? A amamentação é um momento muito especial entre mãe e filho, onde um vínculo é formado. Seu bebê ficou 9 meses dentro de você, conhece seu cheiro, seus sons, e é natural que se sinta acolhido e relaxado quando você está por perto, principalmente com essa conexão física durante a amamentação.
Mas pode ser cansativo para muitas mães, além de não ser prático, que o bebê acostume a dormir somente no peito. Primeiro porque nenhuma outra pessoa conseguirá colocá-lo para dormir e segundo que, em algum momento, é importante que seu filho tenha autonomia para aprender a dormir sozinho. Além disso, desvincular o sono do peito pode melhorar o sono do bebê, porque o bebê que dorme mamando, quando acorda entre um ciclo e outro tem necessidade, novamente, de sucção para embalar no sono novamente.
Por isso, o vídeo de hoje traz um passo a passo de como desacostumar o bebê a dormir mamando.
Aproveite e confira o artigo que falo sobre os motivos de o bebê acordar ao ser colocado no berço.
Como desacostumar o bebê a dormir mamando
5 dicas para mudar o hábito do bebê que dorme mamando
1- Entenda os sinais de fome e sono do bebê
Identifique se o bebê está realmente com fome e só ofereça o peito se ele estiver demonstrando os sinais de fome. Muitas mães, ao primeiro barulhinho, já pulam para atender o bebê. Espere, acompanhe o som, veja se ele não irá só resmungar e dormir sozinho. Aqui duas dicas: use babá eletrônica e use a técnica do shhhh com a babá eletrônica, sem ir até o bebê para que ele não acorde com a sua presença.
Um detalhe importante é que não se deixa o bebê chorando. Você acolhe, mas analise antes se realmente precisa do seu colo ou se ele irá se acalmar e dormir sozinho. Mas também não demore. Se você identificou que ele não irá pegar no sono mesmo, vá antes que ele desperte de vez, porque aí será mais difícil ajudá-lo a voltar a dormir.
2- Método C.A.S.T.
Essa técnica ajuda a organizar a ordem dos acontecimentos do dia do bebê, de maneira a te ajudar a entender o que o seu bebê precisa e é boa para os bebês, porque as atividades ficam previsíveis e geram menos angústias.
O método C.A.S.T. é uma proposta de como organizar as atividades do bebê de acordo com a janela de sono para cada idade.
C – Comida: amamente seu bebê
A – Atividade: depois da mamada você pode trocá-lo, dar banho, conversar, brincar, falar mais alto, deixar o ambiente iluminado. Nesse momento após a mamada sinalize para ele que não é hora de dormir. Você pode fazer isso sem muita imposição, de forma gentil e sinalizando uma ordem de acontecimento, parece simples, mas isso vai ajudar o bebê a não associar a mamada ao sono e isso ajudará no sono noturno.
S – Soneca: O tempo de atividade de 0 a 3 meses é de 30 a 40 minutos. Esse é o tempo que o bebê passa acordado entre uma soneca e outra, o que chamamos de janela do sono. Então depois desse tempo comece a sinalizar que é hora da soneca, deixando o ambiente mais tranquilo e coloque-o para dormir, sem mamar.
T – Tempo para você enquanto o bebê dorme: enquanto o bebê dorme é o momento que você vai cuidar de você, tomar um banho, descansar também. Deixar a comida e as tarefas da casa já pré-organizadas e delegadas antes do bebê nascer vai te ajudar a aproveitar esse momento realmente para você.
Dessa forma, a mamada nunca acontecerá quando o bebê está com sono, e assim ele vai deixar de ser o bebê que só dorme mamando
3- Crie uma nova associação para o sono
Se o seu bebê só dorme mamando e associou o sono à sucção e à mãe, você aplicará o método C.A.S.T para organizar a rotina e, dentro dessa rotina, crie um ritual de sono. Dessa forma, ele vai entender que sempre que essas coisas acontecerem, é hora de dormir.
Sinalize o momento de dormir com um ambiente mais escuro, mais silencioso, uma roupa adequada para esse momento. Isso ajudará ele a assimilar as condições que o permitem relaxar e é respeitoso em relação ao seu momento de dormir.
Ruído branco, charutinho, massagem e banho de ofurô podem acompanhar esse momento.
ISSO DARÁ CERTO NA PRIMEIRA VEZ?
Não, pode levar dias. Até 1 ou 2 semanas. Mas dará certo. A dica é insistir em tirá-lo do peito ainda acordado e fazer com que ele pegue no sono só no colo, até que você vai para a próxima fase, que é dormir no berço.
Eu não tinha essas informações quando o Gustavo nasceu, e no começo ele tinha acostumado a dormir somente no colo. Eu comecei a aplicar essas dicas quando ele já tinha 3 meses, e demorou um tempo até ele se adaptar a essa nova rotina, mas, quando deu certo, isso virou um hábito para a vida dele e trouxe muito mais tranquilidade para a familia toda. Com o Muri eu já apliquei desde que ele chegou da maternidade e isso ajudou, inclusive, com a rotina de ter dois filhos de idades diferentes dormindo no mesmo quarto.
4- Ensine o bebê a dormir no berço
Depois de um tempo que o bebê já pega no sono no colo sem peito você pode começar a colocá-lo quase dormindo (mas ainda acordado) no berço, para que ele durma lá e não no colo.
Colocá-lo no berço e fazer o shhhh, com massagens nas costas dele, dentro desse ambiente preparado para o sono que eu expliquei aqui, vai ajudar com que ele se acalme e relaxe para dormir.
Além disso, você estará lá, do lado dele, mesmo que não seja no seu colo é importante mostrar que você está com ele.
5- Cuidados importantes
Enquanto o seu bebê ainda só dorme mamando, não deixe chegar ao ponto do bebê chorar. Atenda antes, coloque no peito antes. Leva um tempo, mas o número de tentativas até dar certo vai diminuindo. Você não faz um pulo direto do peito para a cama. Você faz um caminho passando pelo colo e seguindo cada um desses passos respeitando o tempo do bebê. Com persistência e paciência você vai ver que dará tudo certo!
Espero que tenha gostado dessas dicas. Se você aplicar, me conta lá no instagram como foi? É @gibelarmino_.
De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!