You are currently viewing Como lidar com sono do recém nascido assim que chegar da maternidade<span class="wtr-time-wrap after-title">Tempo estimado de leitura: <span class="wtr-time-number">6</span> minutos</span>

Como lidar com sono do recém nascido assim que chegar da maternidadeTempo estimado de leitura: 6 minutos

Muitos pais questionam quando vão conseguir dormir uma boa noite de sono novamente, especialmente depois que o bebê nasce. No post de hoje vou explicar um pouquinho sobre os motivos pelos quais os bebês acordam muito e como lidar com o sono do recém nascido que chegar da maternidade até que o bebê consiga, naturalmente, dormir mais tempo.

Primeiro precisamos entender que o bebê que acabou de nascer acabou de conhecer o mundo aqui fora, ele não sabe o que é dia e noite. Eu gosto de dizer que os bebês são um livro branco e cabe a nós pais e cuidadores ajudá-lo a preencher esse livro. 

Outra informação importante para alinhar as expectativas de sono dos pais é entender que o estômago do bebê é muito pequeno quando ele nasce. Nos primeiros dias de vida ele mama muito pouquinho mesmo, porque é o que cabe no estômago dele, então é natural que o bebê acorde mais para mamar mais.

Com o passar do tempo, o bebê regula melhor a produção de cortisol e melatonina, hormônios responsáveis pelo despertar e pelo sono, e começam a mamar em maior quantidade também, espaçando mais as mamadas e, consequentemente, conseguindo dormir mais durante a noite. 

Dicas para o sono do recém nascido

Vou compartilhar duas dicas que podem ajudar os pais a passarem por esse momento e ajudarem o bebê nesse processo de entender quando é a hora de dormir:

Rede de apoio

Ter uma rede de apoio nesse começo ajuda muito. A mãe precisa se alimentar, beber água e descansar também. Ter alguém ou algumas pessoas para te ajudar enquanto você toma banho, dorme um pouco durante o dia, vai te ajudar a estar menos estressada e mais descansada durante a noite. 

Estamos em pandemia e mesmo sem ela, infelizmente, essa não é a realidade de muita gente. Então você pode adiantar algumas coisas para te ajudar a ter menos tarefas, como deixar marmitas prontas, compra para 3 meses estocada e mais algumas dicas que eu listei no vídeo ao lado.

Método C.A.S.T.

Como eu falei, o bebê é um livro branco que não sabe quando é dia e noite e cabe a nós sinalizar para ele esses momentos. A melhor forma de fazer isso é estabelecendo uma rotina, que não é engessada com horário marcado, mas sim uma organização dos acontecimentos do dia. A rotina te ajuda a entender o que o seu bebê precisa e é boa para os bebês, porque as atividades ficam previsíveis e geram menos angústias. 

O método C.A.S.T. é uma proposta de como organizar as atividades do bebê de acordo com a janela de sono para cada idade. 

C – Comida: amamente seu bebê 

A – Atividade: depois da mamada você pode trocá-lo, dar banho, conversar, brincar, falar mais alto, deixar o ambiente iluminado. Nesse momento após a mamada sinalize para ele que não é hora de dormir. Você pode fazer isso sem muita imposição, de forma gentil e sinalizando uma ordem de acontecimento, parece simples, mas isso vai ajudar o bebê a não associar a mamada ao sono e isso ajudará no sono noturno.

S – Soneca: O tempo de atividade de 0 a 3 meses é de 30 a 40 minutos. Esse é o tempo que o bebê passa acordado entre uma soneca e outra, o que chamamos de janela do sono. Então depois desse tempo comece a sinalizar que é hora da soneca, deixando o ambiente mais tranquilo e coloque-o para dormir, sem mamar. 

T – Tempo para você enquanto o bebê dorme: enquanto o bebê dorme é o momento que você vai cuidar de você, tomar um banho, descansar também. Deixar a comida e as tarefas da casa já pré-organizadas e delegadas antes do bebê nascer vai te ajudar a aproveitar esse momento realmente para você.

Nesse post aqui, você verá exemplos de rotina mês a mês e vai perceber que a última soneca acontecerá por volta das 18 e 19h e a partir daí damos início a rotina do sono: banho, pijama, casa mais escura e mamada da noite. Não se preocupe se o bebê ainda precisar de colo, o mais importante da rotina é a ordem dos acontecimentos. Uma informação importante é dizer que a partir  da rotina do sono, os despertares da madrugada não tem atividade, nem troca, apenas mamada e sono. Lembrando que todo esse conceito pode ser aplicado desde o primeiro dia em casa após a chegada da maternidade.

Você vai ver como isso ajudará nos meses seguintes.

Charutinho

No útero o bebê fica com espaço limitado, não tem espaço para tanto movimento. Então fazer um charutinho para limitar o espaço do bebê pode ajudar no sono. Por segurança, você pode enrolar o bebê para fazer dormir e, ao pegar no sono, colocá-lo no berço, deixá-lo enroladinho até pegar fundo no sono e, depois, soltar os bracinhos para garantir a segurança do bebê.

Com o Gustavo utilizei muito charutinho e realmente ajudou, mas o Murilo nunca gostou, não funcionou com ele. Então vale a pena observar a personalidade do bebê e não forçar se você sentir que ele está desconfortável. 

Ninar no colo e fazer dormir no berço

Minha sugestão é deixar o bebê relaxado no colo e aí colocar, ainda acordado, no berço. Isso ajuda o bebê a não associar o sono ao seu colo e com o tempo ele aprende a dormir sozinho caso acorde de madrugada. 

Na hora que colocar o bebê no berço você pode usar a técnica do shhh, que consiste em fazer o bebê dormir fazendo um barulho de shhhhh no ouvidinho dele e aí, se ele acordar, fazer o shhhh de novo no seu ouvido. 


Como eu falei, esse início de vida é muito novo para o bebê e para os pais, então o mais importante nessa fase é ter paciência e entender que essa é uma fase e que logo passa. Tenha consistência e rotina para te ajudar a mostrar para o seu bebê o momento de cada coisa e você vai ver o quanto essa fase pode ser mais leve mesmo com a privação de sono. 

De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!

Deixe um comentário

Fechar Menu