Você está visualizando atualmente Decoração natalina segura para bebês: guia completo

Decoração natalina segura para bebês: guia completo

Da árvore aos ornamentos, veja onde ter cuidado no momento de decorar sua casa

Conforme o ano está prestes a terminar, as famílias começam a se preparar para decorar a casa para a época mais festiva do ano: o Natal. Porém, quando a casa tem novos moradores, o cuidado com as decorações precisa ser redobrado, a fim de evitar acidentes domésticos.

Por isso, se você virou um papai ou mamãe de primeira viagem e não sabe como organizar a casa para o Natal deste ano, não precisa se preocupar. Preparei um guia completo de decoração natalina segura para bebês no post de hoje. Confira:

Como deixar a decoração natalina segura para bebês?

Seja para passar os valores do espírito de Natal para as crianças, ou simplesmente para divertir os pequenos com os enfeites, preparar a casa para a época festiva é possível, mesmo para quem tem bebês em casa. Mas para isso, basta tomar alguns cuidados:

Árvore de Natal

Em primeiro lugar, vamos falar da principal decoração natalina dos lares brasileiros. A árvore costuma ser o centro das atenções nas salas e é repleta de itens que, não só chamam a atenção dos adultos, mas também das crianças. Por isso, algumas escolhas podem tornar o enfeite mais seguro na rotina.

Nada de festões e laços

Se você ama enfeitar sua árvore com cordões, festões, laços, fitas ou plumas, talvez seja melhor guardá-las temporariamente, até que as crianças tenham crescido um pouco. Grande parte dos acidentes com árvores de Natal em bebês ocorre por conta desses itens. O pequeno se sente instigado a puxar a corda e, consequentemente, acaba derrubando a árvore.

Altura importa

Outro detalhe importante é a posição em que sua árvore vai ficar. Se estiver em cima de uma mesinha de apoio, veja se o bebê tem fácil acesso a ela, o que pode ser um problema. Você pode prender a base da árvore ou tronco na parede, ou então colocá-la em um canto no qual o pequeno não possui tanta facilidade de chegar, por exemplo.

Evite ornamentos cortantes

Algumas famílias possuem o hábito de ornamentar a árvore com enfeites de vidro ou cristal. Mas a recomendação é evitar essas peças, que podem causar cortes na pele dos bebês. Prefira enfeites de plástico, e, principalmente, de tecido. Você pode até mesmo usar técnicas de crochê ou costura e preparar junto de seus filhos o seu próprio enfeite, se preferir.

Cuidado com o pisca-pisca

decoração natalina
Imagem: Canva

Não é segredo para ninguém que as luzes fazem toda a diferença na decoração da árvore. Mas os bebês podem acabar puxando o pisca-pisca e, assim como o festão, terminarem derrubando a árvore. Ou ainda pior, podem levar um choque. Por isso, se não quiser abrir mão das luzinhas, coloque-as como primeiro item da árvore, bem ao fundo para o bebê não alcançar. Além disso, ligue-as apenas quando o bebê estiver seguro ou sob supervisão, para evitar chamar a atenção.

Leia também: Decoração de natal: dicas de compras no Pari

Restante da casa

Agora que você já preparou sua árvore, chegou a hora de falarmos a respeito dos outros itens que compõem a decoração natalina, e como deixá-los seguros para o bebê:

Atenção às velas

Um dos itens de decoração mais usados no Natal são as velas. Embora muita gente deixe-as apagadas, é importante ficar atento caso precise acendê-las. Os bebês podem acabar se queimando ou mesmo causando focos de incêndio. Uma alternativa é comprar velas artificiais ou eletrônicas no lugar.

De olho nas peças pequenas

Muitos enfeites podem conter lantejoulas, lâmpadas pequenas ou, simplesmente pecinhas removíveis, como o calendário de adventos. Evite que essas peças estejam no alcance das crianças, uma vez que podem causar asfixia.

Proteja as tomadas

Mias um cuidado que nunca é demais: tampe as saídas de eletricidade para que os bebês não coloquem o dedinho ou um brinquedo. Existem proteções vendidas em lojas de material de construção, por exemplo, que tampam essas saídas.

Embrulhou, descartou

Papéis de presente, cartões e etiquetas usadas para embrulho podem instigar a curiosidade dos bebês, e basta um momento de desatenção por parte dos pais para que os filhos mordam esses itens. Por isso, após abrir um presente, não esqueça de fazer o descarte de forma ecológica desses papéis.

Plantas podem ser letais

Algumas plantas natalinas tradicionais como o visco e o azevinho podem ser tóxicas para crianças. Priorize materiais artificiais e que sejam atóxicos caso queira colocar esse tipo de planta na decoração, ou ainda, escolha plantas que não façam mal ao seu bebê, como algumas ervas aromáticas usadas em preparos de chás.

O que fazer caso o bebê se machuque?

É impossível que a gente consiga prever os passos e atitudes dos pequenos. Mesmo numa casa decorada e segura, acidentes podem ocorrer. Então veja o que fazer em alguns dos casos mais comuns:

Cortes

Primeiramente, tente acalmar seu filho para poder ajudá-lo. Aplique um pouco de pressão com auxílio de um pano limpo no local do corte. Lave bem a área cortada com água e sabão, mas sem esfregar a ferida. Enfaixe com gaze e um curativo. Caso o sangramento seja mais profundo e não estanque, procure por auxílio de um médico e veja se é necessário fazer pontos.

Asfixia

Caso o bebê se engasgue com algum material ingerido, é necessário ligar para os bombeiros o quanto antes e seguir as orientações para realizar uma manobra que desengasgue a criança. Aqui do De Mãe em Mãe, você pode conferir mais a respeito dessa técnica e a diferença entre engasgo e reflexo de gag clicando aqui.

Envenenamento

Assim como na asfixia, o tratamento de um envenenamento deve ser orientado por um profissional de saúde ou pelos bombeiros. Não force o vômito do seu filho, e leve-o ao centro médico o mais rápido possível para os cuidados adequados.

Choque

Antes de mais nada, não toque no seu filho caso ele esteja em contato com a corrente elétrica. Tente desligar a fonte da eletricidade e, mesmo com ela desativada, busque um material não condutor para separar o bebê da corrente. Você pode usar madeira, borracha, plástico ou até mesmo um pedaço de papelão para isso. Mesmo se seu filho não aparentar sintomas do choque, leve-o ao médico, pois existem lesões elétricas que não são visíveis.

Queimaduras

Se seu filho encostar em uma vela ou em um foco de incêndio causado pelos pisca-piscas, aplique água fria corrente durante cinco minutos no local da queimadura. Depois, faça uma atadura com gaze e dê medicamentos para dor, com orientação médica. Jamais estoure as bolhas de uma queimadura. Caso ela seja de um nível avançado, procure pelo posto de saúde mais próximo.

Para saber mais sobre dicas de decoração natalina segura para os bebês, basta me seguir nas redes sociais! Pelo Instagram do De Mãe em Mãe (@demaeemmae_) você tem acesso a mais conteúdo, e pelo meu perfil (@gibelarmino_), você encontra dicas sobre bem-estar.

De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!

IMPORTANTE: O conteúdo desta página não deve substituir as orientações médicas e/ou nutricionais de profissionais da saúde habilitados. 

Referências bibliográficas:

10 Easy Ways to Toddler Proof Your Christmas Decorations. Growing Serendipity, 2023.

8 Decorating Tips for New Parents To Keep Baby Safe This Christmas. Rent-a-Christmas, 2023.

Small Cuts and Scrapes. Boston Children’s Hospital, acesso em novembro de 2023.

First Aid: Poisoning. Nemours Kids Health, 2022.

What to Do About Burns. Nemours Kids Health, 2023.

Electric shock in children. Baby Center, 2020.

Deixe um comentário

Fechar menu