You are currently viewing 8 cuidados pós parto cesárea para acelerar sua recuperação<span class="wtr-time-wrap after-title">Tempo estimado de leitura: <span class="wtr-time-number">4</span> minutos</span>

8 cuidados pós parto cesárea para acelerar sua recuperaçãoTempo estimado de leitura: 4 minutos

Ao contrário do que muita gente ainda pensa, o parto cesárea não é um bicho de 7 cabeças e, salvo em casos específicos de complicações, a recuperação é tranquila. Entretanto, ainda é uma cirurgia, sua pele e seu útero são cortados, então você precisa tomar alguns cuidados para uma recuperação adequada e sem intercorrências. 

A alta hospitalar pós parto cesárea acontece cerca de 2 a 4 dias após o parto e hoje trago alguns cuidados importantes para tomar nesse período que vão te ajudar a ter uma recuperação mais rápida e tranquila.

Cuidados pós parto cesárea para acelerar sua recuperação

1. Ter ajuda extra

Nos primeiros dias em casa, você precisa evitar esforços, carregar peso, abaixar, dedicando-se apenas ao seu bem-estar, à amamentação e aos cuidados com o bebê. Por isso, é importante que tenha ajuda em casa não só no que diz respeito às tarefas domésticas, mas também para ajudar a cuidar do bebê.

2. Usar cinta 

O grande benefício que a cinta pode oferecer é uma maior segurança para  após a cesárea e também pode aliviar dor nas costas já que faz ajuste de postura e diminui a tensão muscular. Mas é importante salientar que o uso de cinta, diferente do que muitos pensam, não contribui para a perda de peso ou melhora da flacidez, é uma sensação momentânea de segurança que ela causa durante o uso. Se você escolher utilizar, converse com seu médico tome alguns cuidados com a cicatriz. 

Também é necessário usar um absorvente noturno, pois é normal que exista sangramento semelhante a uma menstruação forte e que pode durar até 45 dias.

3. Fazer exercícios leves

Cerca de 20 dias depois da cesárea já é possível fazer atividade física leve, como caminhada, desde que seja liberado pelo médico. Exercícios para o abdômen também podem ajudar no fortalecimento da musculatura, principalmente se você teve diástase, mas, nesse caso, é importante ter a orientação e acompanhamento de um fisioterapeuta. 

5. Evitar pegar peso e dirigir

Antes de 20 dias não é recomendado fazer grandes esforços físicos, nem pegar pesos, assim como também não é recomendado dirigir, pois podem aumentar a dor e desconforto no local da cicatriz.

6. Beber água

Uma adequada ingestão de água é importante para a boa recuperação da cirurgia e para a produção de leite. Portanto, nessa fase, é imprescindível consumir bastante água.

7. Comer bem

A alimentação é o pilar da boa cicatrização e também para que a amamentação não provoque deficiências nutricionais. 

A dica de ouro aqui é planejar sua alimentação antes do parto. Faça cardápio, compras para 3 meses e, se possível, já faça a comida e deixe congelada em marmitas prontas. Você vai me agradecer por essa dica quando não precisar fazer comida com a rotina de bebê pequeno e visitas. 

Passo a passo para congelar alimentos e ganhar mais tempo para você

Se o funcionamento do intestino não estiver regulado, dê preferencia para alimentos laxativos como mamão, ameixa, suco de laranja, para te ajudar nessa fase. O inchaço abdominal causado pela constipação pode ser dolorido por conta da cicatriz. 

8. Cuidados com a cicatriz

Quanto à cicatriz, os pontos geralmente são retirados 8 dias após a cesárea e ela poderá ser lavada normalmente durante o banho. Se você estiver sentindo muitas dores, poderá tomar o analgésico receitado pelo médico.

Durante o banho é recomendado não molhar o curativo, mas quando o médico coloca um curativo impermeável, pode-se tomar banho normalmente, sem risco de molhar. Deve-se observar se o curativo está sempre limpo, e se houver muita secreção, deve-se voltar ao médico para limpar a região e colocar um novo curativo.


Espero que esse conteúdo tenha sido útil. Essas dicas são importantes mas não substituem a conversa com seu obstetra, a ideia é que você se recupere o quanto antes para aproveitar seu bebê e sua família!

De mãe em mãe, construiremos um novo maternar! 

Acompanhe a Gi Belarmino também no Instagram no @gibelarmino_

Deixe um comentário

Fechar Menu