Pequenas atitudes no dia a dia podem virar uma lição de consciência ambiental para a garotada
No último ano, houve um aumento de 22% no desmatamento da Amazônia, chegando ao pior número em 15 anos. O cenário pode ser ainda mais preocupante em 2023, e aos poucos, o nosso planeta começa a sentir as consequências.
Tempestades fora de época, ondas de calor intermináveis e letais, ventos com velocidade brutal, entre outras catástrofes passaram a ser noticiadas na televisão. E quem está pensando que não tem como ajudar a evitá-las, está enganado.
Se cada um fizer a sua parte, somos capazes de criar um mundo mais consciente ecologicamente, passando essa responsabilidade ambiental também para os pequenos. A seguir, vou te mostrar como fazer com que as crianças ajudem a deixar o mundo mais sustentável:
7 dicas para ensinar consciência ambiental para as crianças
Da reciclagem ao diálogo, confira o que ensinar aos seus filhos quando o assunto é meio-ambiente:
- Seja o exemplo
Uma das questões mais importantes é, sem dúvidas, ser o modelo para que os pequenos entendam o que é o certo a se fazer. Não adianta nada falar que reciclar é bom, mas não fazer isso no dia a dia. Portanto, mostre pra eles que você também se preocupa com o meio-ambiente, separe o lixo para coleta, economize água e luz no dia a dia, evite o consumo de plástico, e assim por diante.
- Mantenha um bom diálogo
Nossos filhos absorvem tudo e entendem muito mais do que pensamos. Portanto, tente fazer um esforço consciente para conversar com eles sobre como fazer escolhas sustentáveis. Pode ser tão simples quanto dizer a eles por que você escolheu comprar as cenouras a granel no supermercado em vez das embaladas em plástico.
Aponte o lixo em sua comunidade e discuta o que você pode fazer a respeito. Fale com eles sobre como isso não apenas parece bagunçado, mas também prejudica nosso lar, pode causar enchentes, etc. Você ficará surpreso com o que eles aprendem e lembram apenas falando sobre isso.
- Vivência externa
Muitas crianças, devido aos meios tecnológicos, a falta de segurança e a pandemia de Covid-19, passaram a viver quase o tempo inteiro isoladas em casa. Isso talvez seja um problema para que ela entenda a importância do que está acontecendo no mundo exterior, portanto, incentive-a a brincar em locais abertos, como pracinhas, parques, quintais, entre outros.
Dê preferência a locais com natureza, que tenham animais e plantas que possam ser observados. Pode ser uma chance de explicar a importância de cada um no ecossistema, desde a abelha polinizando uma flor até um ser humano plantando uma árvore.
- Plante uma horta
Se tiver um quintal em casa com espaço, faça com que seus filhos montem uma hortinha com ervas e alguns legumes. Eles vão adorar cuidar do espaço com você, e isso pode servir como uma forma de ensinar a como é importante cuidar do ambiente para obter alimentos fresquinhos. Em apartamentos, vale a pena tentar uma muda hidropônica, fazer uma hortinha suspensa em vasos.
- Regra dos 3Rs
Na escola, somos ensinados a tentar seguir sempre a regra dos três Rs ao descartar o lixo: reduzir, reciclar e reutilizar. Mostre ao seu filho o que pode ser reciclado na sua rotina, o local correto para essa atividade e porquê é importante priorizar a coleta seletiva, especialmente nas grandes cidades.
- Trocas conscientes
Ao invés de usar sacolas de plástico, canudos e embalagens de isopor, mostre para as crianças que existem alternativas como as sacolas retornáveis, pacotes biodegradáveis e canudos de metal, por exemplo.
- Uma ajudinha da tecnologia
Por fim, mas não menos importante, nem sempre somos capazes de ensinar tudo sobre as questões ambientais para os pequenos. Porém, eles são mestres em usar a tecnologia de tablets, celulares e computadores para aprender mais. Busque por joguinhos que ensinam questões ambientais ou desenhos animados que demonstram essa importância para ajudar no processo de aprendizagem.
Aqui em casa, com os meninos, gosto de reforçar que precisamos pensar e agir a favor do planeta, mas que ainda temos muito a aprender e conquistar. Então, adotamos uma medida por vez na rotina e vamos expandindo conforme o nosso contexto de vida permite.
Exemplos do que já aderimos por aqui incluem: uso de bucha vegetal na pia, produtos de limpeza comprados em atacado e em maior quantidade, porque reduz quantidade de embalagens, logo temos redução do uso de plástico, tempo de banho foi reduzido, trocamos máquina de lavar louça e roupa para marcas com menor consumo de água, durante o dia mantemos as luzes apagadas, reduzimos plástico das festas de aniversários e usamos decoração mais minimalista. Compra e venda em desapego de roupas e brinquedos também faz parte da nossa rotina.
Moramos em SP então liguei no 156 da Prefeitura para saber o dia da coleta seletiva no nosso bairro e então passamos a separar lixo para a coleta seletiva: temos uma lixeira para lixo orgânico e outra para reciclável. Uma informação legal que descobri no canal da prefeitura é que não precisamos lavar as embalagens porque há uma empresa prestadora que faz esse trabalho. Basta separar o lixo orgânico do reciclado!
No meu Instagram @gibelarmino_ você confere mais dicas ambientais para ensinar às crianças e como lido com essas questões no dia a dia.De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!
Referências bibliográficas:
State of the Climate in Latin America and the Caribbean. WMO, 2022. https://public.wmo.int/en/our-mandate/climate/wmo-statement-state-of-global-climate/LAC
Shaheen A. et al. Children sustainable behaviour: A review and research agenda. Journal of Business Research, 2022. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0148296322003411
11 tips to help teach your toddler to care for our planet. Crema Joe, acesso em novembro de 2022. https://www.cremajoe.com.au/blogs/news/teaching-your-toddler-to-care-for-our-planet