Você está visualizando atualmente 4 dicas para organizar uma festa de aniversário sustentável

4 dicas para organizar uma festa de aniversário sustentável

Festa de criança é uma delícia! Bolo, brigadeiro, pipoca e algodão doce, sem contar a decoração que dá o tom da alegria. Porém, ao final do aniversário, você já parou para observar a quantidade de lixo produzido?

Por serem práticos, copos, garfos, papéis e mais uma série de descartáveis se acumulam após as comemorações, causando um impacto negativo ao meio ambiente. Apesar deles sempre aparecerem como primeira solução para esse tipo de evento, existem algumas dicas e estratégias que podem deixar as festas de aniversário mais sustentáveis. 

No post de hoje trago 4 passos para te ajudar a planejar uma festa de aniversário sustentável!

Como organizar uma festa de aniversário sustentável

festa de aniversário sustentável

1. Convidados

Talvez essa seja uma tendência que precisamos adotar à força por causa da pandemia, mas que, pelo menos aqui na minha família, fez muito sentido. Abandonamos as festas gigantescas para mais de 100 convidados por comemorações mais intimistas, somente com as pessoas realmente mais próximas e com significado. 

Diminuir a lista de convidados gera menos estresse, porque você tem menos gente para se preocupar se está comendo, gostando, aproveitando e te dá mais tempo para realmente curtir a festa, aproveitar e ter um momento de qualidade com seus filhos e pessoas queridas. 

Além disso, você diminui a quantidade de convites, utensílios, presentes (que nem sempre vem com embalagens sustentáveis). 

Festas minimalistas são mais sustentáveis!

2. Utensílios

Já passou da hora de dizer adeus aos pratos, garfos e copos de plástico e o mercado já está preparado para isso. Apesar das festas, geralmente, terem um tema, esses utensílios podem ser vidro, inox ou plástico durável. Ou, se você precisa que sejam descartáveis por conta da logística de lavar a louça depois da festa, sugiro que procure opções de plástico biodegradável ou de papel e talheres de madeira, por exemplo. A maioria das casas que vendem itens de festa já oferecem essa opção. 

3. Decoração 

Quem cresceu nos anos 80/90 participou de diversas festinhas com aquela decoração de isopor, cheia de detalhes e que depois era totalmente descartada, né? 

Hoje em dia temos mais consciência do impacto ambiental que esse tipo de decoração causa. 

Para festas mais intimistas, você pode utilizar os próprios brinquedos das crianças como decoração e também alguns itens que podem ser utilizados como lembrancinhas e até os docinhos / comidinhas. 

Agora se você for fazer uma festa mais “formal” uma opção bacana é o aluguel de itens. Na Curadoria de Marcas aqui do site eu tenho uma sessão onde indico alguns lugares que vendem decoração e itens sustentáveis para festas e também locais que fazem locação de tudo o que você precisa, da mesa até o pratinho de doces. 

Quanto mais itens comestíveis e reutilizáveis você tiver na decoração, menos lixo você gera com a festa! 

4. Comida 

Calcular a comida e as bebidas de forma precisa é muito difícil. Para não faltar, a maioria das pessoas faz a conta, arredondando para cima e aí pode sobrar muita comida. 

Se esse for o caso, você pode congelar a comida que sobrou e assim utilizar em lanches ao longo do seu mês, ou até mesmo doar para alguém ou alguma instituição. 

Sobrou muito? Nada impede o congelamento dos salgadinhos ou a doação imediata para alguma instituição.

Eu sou nutricionista e já trabalhei muitos anos chefiando a cozinha de um grande hospital, então tenho experiência nesse tipo de cálculo. Se você tem interesse em um material que te ajude a calcular melhor a quantidade de comidinhas para festas infantis, coloque aqui nos comentários e eu preparo uma planilha! 

Viu só. Quando falamos em festa sustentável pode parecer um bicho de sete cabeças e que vai demandar muitas coisas diferentes, mas o fato é que com essas 4 ações você já consegue diminuir muito a produção de lixo das festinhas dos seus filhos. 

De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!

Deixe um comentário

Fechar menu