You are currently viewing Como limpar o umbigo do recém-nascido?<span class="wtr-time-wrap after-title">Tempo estimado de leitura: <span class="wtr-time-number">2</span> minutos</span>

Como limpar o umbigo do recém-nascido?Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O bebê nasceu, vocês já receberam alta do hospital para cuidar do pequeno em casa e uma das principais preocupações é: como limpar o umbigo?

Apesar dessa tarefa exigir muito cuidado, ela é bem simples de ser realizada e hoje vou compartilhar algumas dicas com vocês.

Primeiro, saiba que a criança não sente nada quando você encosta no coto, mas é preciso manter esse pedacinho muito bem higienizado.

O que é coto? O coto umbilical é um pedacinho de pele que fica no umbigo do bebê após o nascimento. Ele é um resíduo do cordão umbilical, que ligava o bebê à mãe e é totalmente natural.

Como limpar o umbigo

Todos os dias, depois do banho e após trocar a fralda, o cuidador deve limpar o coto umbilical do bebê. Para isso, se usa álcool 70% e um algodão, fralda de pano ou haste de algodão (cotonete). Siga esses cuidados na hora da limpeza:

  1. Lave bem as suas mãos, higienizando das unhas aos punhos. Dê preferência a sabão neutro
  2. Molhe o algodão ou o cotonete com o álcool 70%
  3. Passe por toda a região em volta do umbigo
  4. Você pode levantar o coto para limpar por todas as partes
  5. Seque o umbigo muito bem
  6. Não use faixas, moedas ou qualquer outro objeto sobre o umbigo

É importante evitar traumas e atritos. Para isso, mantenha o coto dentro da fralda, mas tome cuidado para não o apertar.

LEIA MAIS

Secreção amarela no umbigo do bebê pode ser um sinal de infecção. Isso também vale para mau cheiro ou vermelhidão. Se isso ocorrer, o melhor caminho é procurar seu pediatra para que ele avalie a origem do problema.

Às vezes, algumas gotinhas de sangue podem sair do umbigo. Isso é comum, devido ao rompimento dos vasinhos que se separam conforme o umbigo vai se soltando. Mas vale ficar de olho: se o sangramento não parar dentro de alguns minutos, o melhor é acionar o pediatra.

O coto umbilical deve cair entre uma e duas semanas de vida. Saber como limpar o umbigo e os cuidados na hora de limpar e secar bem vão ajudar nesse processo.

Espero que esse post te ajude a perder o medo na hora de cuidar do umbigo do seu recém-nascido.

Tenho postado minha rotina lá no Instagram, me segue para ficar por dentro de tudo em tempo real! É @gibelarmino_.

Deixe um comentário

Fechar Menu