You are currently viewing Como cuidar da unha do bebê<span class="wtr-time-wrap after-title">Tempo estimado de leitura: <span class="wtr-time-number">2</span> minutos</span>

Como cuidar da unha do bebêTempo estimado de leitura: 2 minutos

Oi flor do dia, tudo bem com você? 

Uma das coisas que pode gerar receio nas mamães, principalmente as de primeira viagem, é o cuidado com a unha do bebê.

Logo que nascem, grande parte dos bebês já possuem as unhas compridas, o que pode causar arranhões e ferimentos ainda na maternidade. As unhas dos bebês são pequenas e molinhas e podem confundir-se com a pele. Por esse motivo, o momento de apará-las exige atenção redobrada.

A primeira dica é, nos primeiros 15 dias, caso a unha do bebê não esteja tão comprida, o ideal é utilizar uma “lixa” fininha somente para aparar as pontinhas mais longas. Lembrando que um item importante desde a maternidade é a luva, que vai proteger o bebê de se arranhar. Se for verão, opte pelas luvas de algodão bem fininhas.

Com as unhas mais fortes e rígidas, cortá-las passa a ser tarefa mais fácil. Porém, é preciso cautela, já que qualquer movimento do bebê pode causar pequenos acidentes. Pedir auxílio ou aproveitar o sono do bebê é uma boa dica para as primeiras vezes, até obter prática.

Veja um passo a passo de como cortar a unha do bebê

– Lave bem as mãos do bebê e as suas com água morna e sabonete;

– Use tesoura com ponta arredondada ou cortador adequado para bebês;

– Faça o procedimento em local iluminado para enxergar bem as unhas e não confundi-las com a pele;

– Corte reto e não cutuque os cantinhos, pois podem inflamar com facilidade;

Saúde e higiene

Quando devo cortar a unha da criança?

Unhas compridas são um prato cheio para a proliferação de microorganismos, principalmente das crianças que levam a mão à boca com frequência, por isso a higiene é fundamental. Procure aparar as unhas das mãos toda semana, pois crescem com mais rapidez. Já as dos pés, o corte pode ser realizado a cada 15 dias.

@gibelarmino

Até jajá!

Deixe um comentário

Fechar Menu