Você está visualizando atualmente Cocô ácido: o que é e como lidar?

Cocô ácido: o que é e como lidar?

Seu bebê desenvolve uma assadura terrível. Você aumenta a frequência de troca de fraldas, passa pomada, amido de milho, testa todas as dicas possíveis para assadura e nada resolve. Pois bem, há grandes chances de que seu bebê esteja com o cocô ácido. 

Talvez você não tenha ouvido falar nesse termo, mas tenha se identificado com a situação. Pois bem, o cocô ácido é exatamente o que o nome sugere: as fezes do seu bebê ficam mais ácidas, e essa acidez, em contato com a pele do bebê, é o que promove essas assaduras rapidamente. 

No texto de hoje vou explicar melhor sobre como identificar e lidar com o cocô ácido do seu bebê!

Como saber se o cocô do bebê está ácido?

O cocô ácido é mais líquido, tem odor mais forte que o habitual e causa assaduras muito rapidamente. Basta alguns minutos de contato do cocô com a pele do bebê para que surja uma assadura que é mais severa e mais difícil de tratar.

O que deixa o cocô ácido?

O cocô ácido do bebê acontece em algumas situações como alergias alimentares, incluindo a alergia à proteína do leite de vaca (APLV), que costuma causar muita assadura; intolerância alimentar, como a intolerância à lactose e também o nascimento dos dentes.

No caso das alergias e intolerâncias alimentares, a acidez nas fezes é explicada pela reação que acontece no intestino do bebê quando ele consome esses alimentos e não consegue digeri-los corretamente. 

Para ser sincera, não há nenhum estudo científico, até o momento, que estabeleça a relação, de maneira indiscutível, entre o nascimento dos dentes e o cocô ácido. No entanto, existem duas teorias que eu, particularmente, acho mais plausíveis:

A primeira hipótese foi elaborada pela Ligia Moreira Sena, do blog Cientista que Virou Mãe. Ela explica que, com a aproximação da erupção dentária, várias alterações no organismo estão acontecendo. Ter dentes possibilita uma nova forma de se alimentar!  Sendo assim, o corpo precisa aumentar a produção de saliva e suco gástrico (que é ácido) para que ocorra a “nova” digestão.

Acontece que, em organismos mais preparados, o ácido produzido no estômago para digerir os alimentos, é neutralizado no intestino por sucos que são produzidos pelo pâncreas, vesícula biliar e fígado. A hipótese da Ligia é que, como no bebê tudo está em desenvolvimento, pode ser que essa neutralização não seja tão eficiente quanto deveria. E aí o que sai do estômago, passa pelo intestino e vai ser eliminado como fezes, acaba indo mais ácido também. Nessa fase, para não ter suas paredes atacadas, o intestino também começa a produzir mais muco. É por isso que também é frequente encontrar, nessa fase, muco no cocô, porque o intestino o está produzindo como defesa à nova acidez.

A segunda hipótese, que também faz sentido, é que, com a erupção dentária, a criança leva vários objetos, panos, mordedores e a própria mão à boca para coçar a gengiva, levando também bactérias!! Essas bactérias podem produzir ácido no intestino, e, além de causar diarreia, aumenta a acidez nas fezes.

Confira: É normal o bebê ter febre e diarreia por causa do nascimento dos dentes?

Mas e como lidar com o cocô ácido e com essas assaduras que ele causa? 

bebê de fralda com cocô ácido engatinhando

Diferente das assaduras “comuns”, a assadura causada pelo cocô ácido aparece após poucos minutos de contato da pele com as fezes e pode ser mais forte. Por isso, se perceber que seu bebê pode estar com o cocô ácido, para prevenir as assaduras, o principal cuidado é deixar o bebê sem fralda, para que o cocô não fique em contato com a pele, mesmo que por pouco tempo. Se essa não for uma opção, a fralda precisa ser trocada com mais frequência, mesmo que tenha só xixi. Para limpar, utilize apenas água e seque com um secador ou delicadamente com um algodão. Evite o uso de lencinhos para não irritar a pele.

Outras medidas que podem te ajudar a manter a integridade da pele do bebê, prevenindo assaduras, são: banhos rápidos, em temperatura morna; uso de hidratante após a higiene; secar bem o bebê após o banho, com atenção especial às dobrinhas.

Aqui em casa, a pediatra do Gustavo me receitou uma misturinha de dersani, pomada de nistatina com óxido de zinco e amido de milho na fralda (antes de fechar) e essa receita ajudava muito! Confira as quantidades clicando aqui.

Se você está passando por essa situação, espero que esse conteúdo te ajude! Coloca aqui nos comentários o que achou e se tem alguma outra dica para lidar com as assaduras causadas pelo cocô ácido. 

De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!

Referências

Fölster-Holst R. Differential diagnoses of diaper dermatitis. Pediatr Dermatol. 2018;35 Suppl 1:s10-s18. doi:10.1111/pde.13484

Ravanfar P, Wallace JS, Pace NC. Diaper dermatitis: a review and update. Curr Opin Pediatr. 2012;24(4):472-479. doi:10.1097/MOP.0b013e32835585f2

Cientista que virou mãe. Dente que nasce, cocô que fica ácido: como assim? Mãe cientista quer saber. 2011. Disponível em: https://cientistaqueviroumae.com.br/dente-que-nasce-coco-que-fica-acido-como-assim-mae-cientista-quer-saber/. Acesso em: abril/2022. 

Este post tem 16 comentários

  1. Thalita

    Nossa estou pasando justamente por isso com meu bebê de 9 meses, já sabia do cocô ácido, tenho uma menina de 8 anos e minha mãe sempre falou disso, até então achávamos que era apenas pela mãozinha na boca com a chegada dos dentes, mas a outra explicação também faz total sentido. Por aqui estamos numa mistura de óleo de cozinha (sim é ótimo para assaduras), pomada hipoglos e pomada Furoato de mometasona, e depois amido de milho, e a cada troca de cocô lavo com água e sabonete neutro ou só água mesmo, e a princípio estava resolvendo, quase sumiu o que foi um alívio, mas começou a voltar de novo mesmo mantendo os cuidados. Então vou tentar a sua misturinha e ver se resolve.

    1. Gi Belarmino

      Oi Thalita,

      Muito legal sua dica do óleo de cozinha, já fica aqui para as outras mamães que estão passando por isso!

      Depois volta aqui para contar se a misturinha aliviou a assadura da sua bebê, espero que ajude!

      Beijos,
      Gi

  2. THAIS

    Hoje meu neném tem 2 anos, mas antes mesmo disso, ela na época tinha 1 ano e começou a ter muita assadura com diarréia frequente… Menso cuidando da flora intestinal, as fezes ainda continuavam líquidas só não imaginava que existia o cocô ácido capaz de causar assaduras e fezes líquidas. Cheguei comprar uma pomada até mais cara a Cetrilam e com uso de outros métodos. Mas nada adiantaria se a diarréia fosse persistir, menso após ele tomar soros para a flora… O único que ainda tratou foi o enterogermina. Mas gostaria mesmo é saber sobre a intolerância dele.

  3. Maria Octávia

    Olá!! Estou passando por isso exatamente agora, foi assustador ir trocar a fralda da minha bebê de 1 ano e 4 meses, menos de 5 minutos depois de ter feito, e quando abri a fraldinha vi toda aquela vermelhidão e ela mal deixando limpar pois ja estava ardendo muito! Fiquei desesperada, corri pra limpar com água e depois de seco muuuita maisena e no outro dia estava pior, busquei receitas mais naturais e vi que babosa com azeite era muito eficaz, tentei e nada, enquanto isso tentando consulta com o pediatra. Buscando informações vi esse blog e fiquei tãaaao mais calma, ainda que preocupada sempre, por saber que outras pessoas passaram por isso e compartilharam o conhecimento adquirido. Muito obrigada pelas informações e parabéns pelo conteúdo! De mãe em mãe nos sentimos confortadas!

    1. Gi Belarmino

      Olá Maria Octávia,

      Ganhei o dia com a sua mensagem! O De Mãe em Mãe foi criado com este objetivo: compartilhar vivências e conhecimento na maternidade para ajudar outras mamães a terem mais leveza no maternar também!

      Sinto que estou no caminho certo ao ler sua mensagem, muito obrigada!

      Com carinho,
      Gi

  4. Ana

    Meu bebê está com 8 meses e meio e começou a ter assaduras muito intensas, a médica acredita que seja alergia, ela prescreveu hixizine de 8 em 8 horas e aplicação da pomada de dexametasona a cada 12h por 5 dias porque nem a de nistatina estava adiantando, mas não tem resolvido também, sempre após as fezes piora o que me levou a crer que seja mesmo o cocô ácido por conta do período de dentição. Já não sei mais o que fazer.

    1. maikera

      uso oleo de girasol compro na farmacia com 100 ou 200 ml ta uns 17 reais aqui em curitiba e misturo com maizena, faz uma mistura q nao fique muito pastosa grossa, deixe bem liquida, passe a cada 3 ou 4 horas, entre 2 trocadas a 1 dia no maximo ja cura a pele ja volta ao normal e o seu bb ja para d chorar e sofrer, uso a pomada ABC tambem intercalando e quando estiver melhor, uso so amido d milho em po.,.,.

  5. Aline Faria

    Uso em minha filha a fécula de mandioca. ela tem intolerância a lactose e isso fica mais visível quando come um pão de queijo ou até mesmo um pedacinho de queijo ai ja fica com o bumbum todo vermelho e as vezes vai longos dias para sumir. o segredo é ter mesmo um boa higiene e secar muito bem antes de colocar a fralda. Dai coloco a fécula de mandioca e uso fralda de boa qualidade. Evito qualquer produto que cause a alergia nela.

  6. Noemi

    Meu bebe apresentou esses sinais antes mesmo de fazer 1 ano. Fiz uma mistura com óleo de girassol, nistatina e amido de milho direto na fralda. Porém, se a diarreia persistir, a dermatite aparece instataneamente tbm, no meu caso, como ele usa fórmula infantil, comprei o NAN SL ( SEM LACTOSE), por aqui funcionou. Já fiz exame, não deu alteração para Intolerância, mas descobri que este teste não tem tanta sensibilidade. Aguardando a consulta médica, pois terei que investigar mais. Ah, ele está no período de nascimento dos dentes molares.

  7. Janaína Pereira

    Olá Mamães! Ajudem uma mamãe aflita 🙏🏻

    Tenho um bebê de 1 mês e 15 dias, ele nasceu prematuro e teve intercorrências devido ao seu baixo peso, inclusive foi necessário fazer um cirurgia con 9 dias de vida, por enterocolite necrosante, ao qual foi necessário diminuir 8 cm do intestino e sendo necessário usar bolsa de colostomia ( ileostomia). Com todo esse quadro clínico, a bolsa não colou, inclusive utilizamos várias técnicas, não sendo possível com a bolsa, partimos para o uso de duas fraldas descartáveis, mesmo com todo cuidado, mas ele está tendo muitas assaduras, devido a ileostomia( ter a parte mais ácido do coco) e ele ser APLV. Peço por favor que me ajudem com uma dica que possa sanar esse problema, já que usei a pomada Cavilon e mesmo assim não teve êxito .

  8. Ana Clara

    Estou passando por isso hoje mesmo com minha filha de 1.3anos. Nao sabia do coco ácido. Ja pedi para meu marido comprar as coisas para fazer a sua receitinha. Espero mesmo que de certo. Pois foi muito rapido que o bumbum ficou assado, ela fez coco 4 vzs só hj, começou com consistencia, cor e cheiro normal e foi ficando mais amarelado e mais liguido e cheiro muito ruim a cada vez que fazia. E nos 2 ultimos coco que assou.. E ela berra de dor.. mesmo lavando so com agua morna. O banho tadinha ela nao sentou na banheira. Tomou banho de pé mesmo e eu tentando lavar ela. Foi horrível. Fiz um banho de camomila e maizena pra ajudar a aliviar. E hj esta muito frio então foi ruim dar banho morno. Pq se esquentar mais a agua ela chora de dor.. de cortar o coração.

    1. Gi Belarmino

      Oi Ana Clara,

      Tadinha, é de cortar o coração mesmo, né? Uma dica para o banho, que pode ajudar em dias frios, é usar um aquecedorzinho no banheiro. Deixar ele ligado uns 10 minutos antes do banho para aquecer o banheiro e, assim, você não precisa esquentar tanto a água.

      Depois me conta se a receita ajudou por aí! Estou torcendo pela melhora da sua bebê!

      Abraço,
      Gi

  9. Williane Morgana de Macedo Silva

    Eu tenho um dilema com meu filho atualmente com 2 anos, desde sempre ele faz cocô e em menos de 20minutos fica uma assadura horrível, a ponto da pele dele sair junto quando eu passo lenço, porém ela se cura bem rápido também, no máximo 2/3 dias ele já está totalmente curado, ele deve ter alergia a nistatina, pois quando passei a famosa pomada nistatina com óxido de zinco piorou num tanto que nem da pra explicar, mas tem uma pomada chamada babymed que tem outra composição mas ainda assim tem óxido de zinco, melhora rapidinho a assadura, ele não tem alergias físicas notáveis, ele não tem alergias alimentares, sempre comeu de tudo e muito bem, mas isso do cocô está presente desde o nascimento, e piora com a diarréia óbvio, mas até não está nessa condição a assadura aparece muito rápido, já não sei o que fazer pois não temos plano de saúde e pagar por exames de alergias é muito caro.

  10. Debora

    Meu bebê começou ter assadura após o primeiro mês, passava todos os tipos de pomadas e não resolvia, melhora por uns dois dias e piora novamente. Uma dessas assadura ficou mais complicada e até abriu úlcera na pele. Fiquei inconsolável, achava q era negligência da minha parte, mas com os dias percebi q se por qualquer motivo ele ficasse um pouquinho com a fralda suja a pele já fica bem vermelha. A pediatra me passou dersani baby e cutisanol (um talco q tem óxido de zinco e outros princípios ativos) ajudou muito, mas a cicatrização das feridas demorou mais de 10 dias. Então decidi tirar da minha dieta leite e derivas. Achei q ajudou muito.

    1. Gi Belarmino

      Que bom que ajudou Debora, é desolador ver nossos pequenos sofrendo com dor, né? E legal esse talco, eu não conhecia, muito bom!

  11. Luan

    Maravilha esse tema abordado, pois pais de primeira viagem é triste

Deixe um comentário

Fechar menu