Seu bebê dorme mamando e não mama até o final? Isso é extremamente comum em bebês pequenos, geralmente nos recém-nascidos e uma grande causa de desmame precoce, porque o bebê não mama com eficiência e pode não ganhar o peso necessário para a idade. Felizmente existem soluções e alternativas para isso.
No vídeo de hoje eu trago algumas dicas do que você pode fazer para acordar seu bebê durante a mamada e garantir que ele termine de mamar.
Bebê dorme enquanto mama: veja dicas de como acordá-lo
No vídeo abaixo eu trago 11 dicas práticas para te ajudar a manter seu bebê acordado até finalizar a mamada. Confira:
Seu bebê dorme no peito e não termina de mamar? Isso é extremamente comum em bebês pequenos, geralmente nos recém-nascidos e uma grande causa de desmame precoce, porque o bebê não mama com eficiência e pode não ganhar o peso necessário para a idade.
Felizmente existem soluções e alternativas para isso. Hoje eu trago algumas dicas do que você pode fazer para acordar seu bebê durante a mamada e garantir que ele termine de mamar.
Leia também: Higiene do sono: quantas horas a criança precisa dormir?
- Realize algumas inspirações e expirações profundas. Às vezes, apenas o movimento de seu peito faz com que o bebê volte a sugar novamente.
- Acaricie o queixo do bebê até o pescoço com uma pressão média.
- Aperte um pouco seu peito como se fosse tirar o bico da boca do bebê. Sentindo que sairá do peito ele volta a mamar.
- Faça cócegas nos pés e na barriguinha do bebê, com a intenção de acordá-lo.
- Tire a roupinha do bebê e deixe-o somente enrolado numa manta, coberto o suficiente para não sentir muito frio. Isso ajuda a acordá-lo. Mas não precisa deixá-lo passando frio, é somente para despertá-lo.
- Deixe o bebê fazer pausas durante a sucção. O bebê que mama efetivamente faz um movimento que chamamos de “suga – pausa – engole”, pois existe uma pequena pausa, de alguns segundos, para o bebê engolir o leite que ele sugou no peito. Alguns bebês engolem o leite rapidamente, outros são mais demorados, mas essa pequena pausa ocorre e é essencial para avaliarmos se o bebê está mamando adequadamente. Entretanto, se essa pausa é muito longa (demora mais que 15 segundos) o bebê pode estar de fato somente “pendurado no peito” e não estar mamando direito e sim o usando somente para dormir.
- Faça a posição cavalinho. Coloque o bebê no seu colo com as pernas perto de sua barriga e a cabeça sobre os joelhos. Gentilmente apoie o bebê, colocando-o sentadinho (essa é a posição “de cavalinho”).
- Trocar a fralda e até dar um banho (vale tudo nessa hora) pode ajudar a despertar o bebê.
- Estimule a saída do leite dentro da boca. Com a mão em “C”, os quatro dedos apoiados na parte de baixo da mama e o polegar em cima, “abrace” a mama que o bebê está sugando. Quando ele começar a dormir, faça movimentos de fora para dentro, em direção à aréola. Isso fará com que um jato de leite caia na boca do bebê, e ele irá acordar novamente.
- Use uma sonda de relactação. Coloque a ponta da sonda na boca do bebê enquanto ele suga o seio, e a outra ponta acople a uma mamadeira. Essa sonda você compra em loja e materiais cirúrgicos/médicos, e pode ordenhar o próprio leite do peito e dá-lo à criança. Quando o bebê começa a mamar e o leite da sonda entra na boca o bebê desperta e vai aprendendo a mamar e ficar acordadinho. Então, com o tempo, você consegue ir retirando a sonda.
- Procure uma consultora de amamentação ou um banco de leite para te ajudar a avaliar se a pega do bebê está correta e se tem alguma outra situação que possa estar dificultando a amamentação.
Espero que tenham gostado desse vídeo. Se você gostou, compartilhe com outras mães que podem estar precisando desse conteúdo também e coloca aqui nos comentários se você já tentou alguma dessas dicas e o que funcionou.
De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!
Pelo Instagram do De Mãe em Mãe (@demaeemmae_) você tem acesso a mais conteúdo, e pelo meu perfil (@gibelarmino_), você encontra dicas sobre bem-estar.