Você está visualizando atualmente <strong>Anemia em crianças: tipos, causas, sintomas e tratamentos</strong>

Anemia em crianças: tipos, causas, sintomas e tratamentos

Conheça tudo sobre essa condição relacionada à falta de nutrientes no organismo

A anemia em crianças é uma doença comumente causada pela falta de ferro no organismo, e muita gente acaba associando essa condição à má alimentação, em especial, entre os adultos. Porém, o cenário dela é bem mais amplo, principalmente em relação às crianças.

Dados de uma pesquisa feita pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) apontam que uma em cada três crianças de zero a sete anos no Brasil têm sintomas de anemia ferropriva.

Para ajudar no controle dessa epidemia, vou te mostrar os principais tipos da doença, como tratá-la e a melhor forma de preveni-la:

O que é a anemia?

Em primeiro lugar, é melhor esclarecer o que, de fato, é a anemia. Ela é considerada pelos médicos como uma doença no sangue que ocorre quando o corpo tem menos glóbulos vermelhos do que o normal.

Esses glóbulos vermelhos são os responsáveis por transportar o oxigênio por todo o organismo, usando uma proteína chamada hemoglobina. Se não houver uma quantidade suficiente dessas células ou dessa proteína, surge a anemia.

Vale dizer também que a anemia é muitas vezes um sintoma, e não uma doença em si. Em alguns casos, ela é temporária e causada por deficiência de nutrientes ou pela perda de sangue. Mas em outros, pode ser o resultado de uma condição crônica ou hereditária, incluindo distúrbios genéticos, problemas autoimunes, cânceres, entre outros.

Quais são os tipos de anemia em crianças?

anemia em crianças
Imagem: Canva

Existem diversos tipos de anemia em crianças, por isso, separei a seguir os principais:

Anemia ferropriva

Uma das mais conhecidas, a anemia ferropriva ocorre quando a criança não tem ferro suficiente nas correntes sanguíneas, seja por deficiência nutricional ou perda de sangue, o que dificulta a formação da proteína hemoglobina.

Anemia falciforme

Este é um tipo hereditário de anemia, ou seja, é passada de pais para filhos. Ela é caracterizada por criar glóbulos vermelhos com formato anormal, que lembram o de uma foice, e que dificultam a absorção de nutrientes e o transporte de oxigênio no sangue.

Anemia megaloblástica

É quando os glóbulos vermelhos são muito grandes devido à falta de ácido fólico ou vitamina B12 no organismo, o que compromete o armazenamento de oxigênio pelo sangue.

Anemia hemolítica

Ocorre quando os glóbulos vermelhos são destruídos. Nesse tipo, existem muitas causas diferentes, como infecções graves ou certos medicamentos.

Outros tipos

Além dos citados, é possível que o diagnóstico médico aponte para a anemia de Cooley (talassemia), que assim como a falciforme é outro tipo hereditário de anemia com glóbulos vermelhos anormais, ou a anemia aplástica, uma falha da medula óssea em produzir células sanguíneas.

Quais são as causas e sintomas da anemia em crianças?

Cada criança pode apresentar sintomas anêmicos de forma diferente. Os mais comuns costumam  incluir pele pálida, aumento da frequência cardíaca, falta de ar ou dificuldade em respirar, cansaço, tontura, dores de cabeça, irritabilidade, língua dolorida ou inchada, pele em tons de amarelo (icterícia), crescimento do baço de forma anormal e cicatrização prejudicada.

Já em relação às causas, muitas vezes a anemia surge por conta de deficiências nutricionais na alimentação, como a falta de alimentos ricos em ferro, em ácido fólico ou em vitamina B12, que podem ser encontrados em carnes, frangos, peixes, ovos, leguminosas  e vegetais escuros.

Como tratar a anemia em crianças?

anemia em crianças
Imagem: Canva

Uma vez que os pais suspeitarem que algo está errado com seus filhos, eles devem encaminhar a criança para o atendimento médico, onde falarão a respeito do histórico e farão exames para detectar a anemia.

Após a confirmação do diagnóstico, o médico discutirá as medidas necessárias com os pais, visando o bem-estar e saúde da criança.

O tratamento varia de acordo com o tipo e causa de anemia, mas pode incluir suplementos vitamínicos e minerais, mudança na dieta dos pequenos, medicação ou interrupção de medicamentos causadores da anemia, cirurgia para remoção do baço, transfusões de sangue, uso de antibióticos e transplantes de medula em casos mais raros.

E como prevenir a anemia em crianças?

Por mais que nem sempre seja possível evitar que a anemia em crianças ocorra, é possível tomar algumas medidas no nosso dia a dia para que ela seja menos recorrente. A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que, lactentes em aleitamento materno exclusivo, sem fatores de risco, devem fazer suplementação de ferro preventiva a partir dos 180 dias de vida, até o final do segundo ano. Quando a criança tem algum fator de risco para anemia, essa suplementação deve ser iniciada aos 90 dias, independentemente do tipo da alimentação. No caso de recém-nascidos prematuros, o início deve ocorrer aos 30 dias.

 A partir dos seis meses, com o início da introdução alimentar, pode começar a incluir alimentos ricos em ferro, como carnes, leguminosas (feijões), cereais integrais  e verduras verdes escuras. 

Outro detalhe importante, para crianças de um a cinco anos de idade, é não exagerar na dose do leite de vaca. Mais de 710 ml por dia pode dificultar a absorção de ferro no organismo.

Por fim, tente também incluir fontes de vitamina C, como frutas cítricas, goiaba, mamão, tomate, vegetais escuros e pimentão na alimentação da criançada, pois essa vitamina permite uma melhor absorção do ferro no organismo.

Para mais dicas sobre saúde das crianças, não deixe de me seguir no Instagram: @gibelarmino_ 

De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!

Referências bibliográficas:

Anemia por falta de ferro atinge 33% das crianças no Brasil, conclui estudo da UFSCar. UFMG, 2021. https://ufmg.br/comunicacao/noticias/anemia-por-falta-de-ferro-atinge-33-das-criancas-no-brasil-conclui-estudo-da-ufscar#:~:text=O%20dado%20in%C3%A9dito%20%C3%A9%20de,envolvendo%20quase%2047%20mil%20crian%C3%A7as.

What is anemia? Children’s Hospital, acesso em novembro de 2022. https://www.childrenshospital.org/conditions/anemia

Iron deficiency in children: Prevention tips for parents. Mayo Clinic, 2022. https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/childrens-health/in-depth/iron-deficiency/art-20045634

Anemia in Children. University of Rochester, acesso em novembro de 2022. https://www.urmc.rochester.edu/encyclopedia/content.aspx?contenttypeid=90&contentid=P02311

Consenso sobre anemia ferropriva: atualização. Sociedade Brasileira de Pediatria, 2021. https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/23172c-Diretrizes-Consenso_sobre_Anemia_Ferropriva.pdf 

Deixe um comentário

Fechar menu