You are currently viewing 5 dicas para dar banho no recém nascido<span class="wtr-time-wrap after-title">Tempo estimado de leitura: <span class="wtr-time-number">4</span> minutos</span>

5 dicas para dar banho no recém nascidoTempo estimado de leitura: 4 minutos

O primeiro banho no recém nascido é um marco. Só de ouvir a pergunta “quem vai dar o primeiro banho?”, já dá aquele medo. Afinal, é mesmo um desafio criar coragem para manusear aquele bebê tão pequeno debaixo da água. Para te ajudar, trago 5 dicas de como dar banho no recém nascido sem erro!

5 dicas para dar banho no recém nascido

1. Água

A água para dar banho no recém nascido deve estar morna, em média 37 graus. Existem alguns termômetros de banheira para te ajudar a identificar a temperatura ideal, mas você pode usar o termômetro infravermelho, o mesmo que usa para medir febre no bebê sem contato pode ser utilizado para ver a temperatura da água. Com o tempo você vai conseguir identificar com as mãos mesmo qual é a temperatura ideal e não vai precisar mais de termômetro. 

A quantidade de água tem que ser suficiente para cobrir o bebê até os ombros, e você pode utilizar a água do chuveiro mesmo, não precisa ser filtrada ou fervida. 

2. Ambiente

Lembre-se que o recém nascido está acostumado com a temperatura do útero, que é quentinho, então atente-se a deixar o ambiente quentinho para ser mais confortável para ele. É importante não ter correntes de ar. Em dias frios você pode usar um aquecedor para deixar o ambiente mais agradável antes de começar o banho.

Além disso, existem algumas banheiras com suporte elevado que te possibilitam dar o banho no bebê em outro local que não seja o banheiro. Com o Gustavo eu dei banho no quarto até quase 3 anos de idade, eu preferia porque já deixava o quarto aquecido, a roupinha do lado, secava e trocava ele ali mesmo. Com o Muri, não deu muito certo porque ele fazia muita bagunça, jogava água para todo o lado, então tive que ir para o banheiro com ele já com 8 meses.

Nenhum dos meus dois filhos se adaptou ao ofurô e eu não sentia segurança de dar banho neles no chuveiro, sem apoio. Então, para mim, as banheiras horizontais são a melhor opção. Vai depender, claro, de cada contexto e cada família, mas para mim funcionou super bem!

3. Produtos

Você pode dar banho no recém nascido somente com água, não precisa de sabonete ou shampoo. Mas se preferir, utilize produtos adequados para a pele do recém nascido, neutros, hipoalergênicos, sem petrolatos e parabenos. Fiz um post muito bacana com uma lista de sabonetes ideais para a pele do recém-nascido, considerando pH ideal, composição e embalagem.

Uma dica valiosa é deixar a embalagem do sabonete dentro da banheira. Assim, a água morna vai aquecer esse sabonete antes de você passar na pele do bebê. Outra dica que ajuda MUITO é usar o sabonete líquido com embalagem de pump, aquela de apertar. Como você estará com uma mão ocupada segurando o bebê, esse tipo de embalagem vai facilitar bastante sua vida na hora do banho.

4. Frequência

Os recém nascidos quase não se sujam. Entretanto, o banho serve para refrescar e relaxar o bebê. Assim, em geral, um banho por dia é o suficiente, mas isso vai depender da temperatura do ambiente, se estiver mais calor pode ser que você ache que precise dar mais de um banho, se o bebê se sujar, enfim. Não tem problema dar mais de um banho no recém nascido se você sentir essa necessidade. 

5. Antes do banho

Se o bebê estiver com a fralda suja de cocô, limpe a região íntima do bebê com algodão antes de levá-lo para a banheira, assim a água não suja no banho. 

Como dar o banho?

sabonete líquido para o banho do recém nascido

A primeira coisa que você deve fazer quando for dar banho no recém nascido é lavar a cabeça do bebê, antes mesmo de tirar a roupinha. Eu aprendi isso na maternidade quando o Gustavo nasceu, ele nasceu no inverno e lavar a cabeça do bebê ainda vestido diminui o tempo em que ele está sem roupa no ambiente. 

Eu fiz um vídeo mostrando na prática, com um boneco, como fazer exatamente cada passo do banho do bebê: como segurar, como lavar a cabecinha, o corpinho, como secar, qual a melhor forma de tirá-lo do banho. Clique no link abaixo para assistir e ficar, de uma vez por todas, sem dúvidas nesse momento!

Passo a passo para dar banho no recém nascido

De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!

Acompanhe-me também no Instagram @gibelarmino_.

Deixe um comentário

Fechar Menu