You are currently viewing Volta às aulas: 10 critérios para te ajudar na decisão<span class="wtr-time-wrap after-title">Tempo estimado de leitura: <span class="wtr-time-number">4</span> minutos</span>

Volta às aulas: 10 critérios para te ajudar na decisãoTempo estimado de leitura: 4 minutos

Desde o início da pandemia defendo que precisa ter escola aberta para receber quem precisa, mas que precisa ter a opção da aula online, porque a decisão sobre isso é da família. Vivemos em um país com muita desigualdade social e nunca deu pra nivelar a decisão da volta às aulas em um único patamar! Como sabem, dentro da minha realidade, as crianças mantiveram até o momento o formato 100% online das aulas, mas e agora para o segundo semestre, considerando uma porcentagem maior da população vacinada. Como fica essa decisão?

Vou contar os 10 critérios que usei para avaliar o retorno às aulas e decidir, pelo menos, para agosto de 2021, em relação ao formato do retorno às aulas que faremos aqui.

Checklist para te ajudar na decisão da volta às aulas:

  1. Protoloco de controle e higienização do colégio: higieniza mochila e mede temperatura na entrada, qual rotina de higienização das salas (por exemplo: a cada turno, diariamente; quais tipos de limpeza: simples, terminal);
  2. Protocolo com funcionários do colégio: qual tipo de máscara os funcionários e professores usam e como é a rotina de troca, tem protocolo de testes rotineiros para funcionários, qual % de vacinação dos professores e funcionários com 1 e 2 doses, qual protocolo de afastamento de funcionários a partir de sinais e sintomas
  3. Protocolo para hora da merenda, atividades extras sala de aula (judô, educação física e etc) e cruzamento de turmas
  4. Estrutura do colégio: salas ventiladas, com distanciamento entre carteiras, áreas abertas ou prédio muito fechado?, enfermaria e equipe que passa nas sala garantindo suporte e orientação aos alunos?, álcool distribuído pelo colégio
  5. Saúde mental da família: como os pais estão afastados do convívio e sobrecarregados com trabalho, casa, aula online e etc (importante essa avaliação e esse reconhecimento, não é só pela saúde mental dos filhos que muitos pais enviam os filhos, mas também por sua saúde mental), como os filhos estão: ansiosos, agitados, nervosos, socialmente isolados. O quanto o comportamento da família está afetando a saúde mental do filho e vice versa.
  6. Espaço ao ar livre, brincar livre, gasto de energia: se mora em casa ou apartamento, tem como levar criança à praça ou parque para contato com natureza (com todos os cuidados), cabe na rotina cuidar dessa parte importante para o desenvolvimento infantil?
  7. Adultos vacinados: sabemos que não teremos vacina para crianças esse ano, mas todos os adultos que a criança tem contato estão vacinados? Com 1 ou 2 doses? Tem adulto grupo de risco que a criança tem contato?
  8. Rede de apoio: qual a rede de apoio que essa família tem para manter a criança 100% online ou presencial, tem alguém pra ficar com a criança enquanto os pais trabalham, os pais trabalham fora de casa?
  9. Como está o vírus no Brasil em crianças? O que os estudos mostram com as novas variantes, o que mudou do que se sabia sobre as consequências da covid em crianças? No final de janeiro, uma revisão sistemática feita em 138 países colocou o Brasil como o país com a maior taxa de óbitos de jovens por covid-19, já não é uma doença inofensiva para jovens (querem um post só sobre isso?)
  10. Avaliação da “consciência” dos pais das crianças que convivem com seu filho. A essa altura, no grupo do WhatsApp dos pais, você já consegue avaliar se está lidando com pessoas “conscientes” ou não. Sim, já vi mãe querendo processar o colégio pq não podia receber o filho, sendo que ela estava com covid!

Como está a decisão nessa balança para vocês? Retorno às aulas 100% presenciais, híbrido ou 100% online. Aqui será 100% online em agosto, mas é assunto para outro post.

Independente de qual foi a sua escolha, eu fiz um post recentemente com dicas de como animar seu filho para a volta às aulas. Vale a pena conferir!

Crianças na escola: como animar seu filho para a volta às aulas?

Lá no meu Instagram @gibelarmino_ eu compartilho como tem sido meu dia a dia com home office e aula EAD para as crianças, e como foi, pessoalmente, essa tomada de decisão. Se você ainda não segue, aproveita para ficar por dentro desse e outros assuntos em primeira mão!

De mãe em mãe construiremos um novo maternar!

Deixe um comentário

Fechar Menu