No momento, você está visualizando Soluço em bebê: como parar?

Soluço em bebê: como parar?

Entenda as possíveis causas e também o que não é legal fazer quando o seu pequeno começar a soluçar

Você sabe como lidar com soluço em bebê? Às vezes essa reação do corpo pode surgir de forma tímida e passageira, mas em outros casos, ela aparece de maneira barulhenta, ou mesmo perdurando por dias e noites.

Independentemente de como o soluço irá se manifestar, existem formas de aliviar as crises e até mesmo de evitá-las na sua rotina. Separei a seguir as principais informações comprovadas pela ciência de como parar o soluço em bebê sem gerar transtornos para os pais. Confira:

O que causa soluço em bebê?

O soluço em bebês ocorre da mesma forma que o soluço em adultos, ou seja, ele é um espasmo no músculo que atravessa a parte de baixo do tórax e que se move quando respiramos, chamado de diafragma.

Só que a diferença é que o diafragma das crianças continua se desenvolvendo, então ele é minúsculo se comparado ao dos mais velhos. Então ele pode acabar se movendo mais do que o dos adultos.

Mas o que causa esses movimentos que geram o soluço? Essa é uma pergunta que até mesmo os cientistas consideram complexa, já que eles podem ocorrer sem motivo aparente, como reação do próprio organismo.

Ainda assim, existem hábitos que podem gerar os espasmos do diafragma que podem ser observados pelos pais. Um deles é como o bebê se alimenta ou amamenta. Observe se ele faz isso com pressa, ou então se engole muito ar. Essas atitudes levam à distensão do estômago, que causa os movimentos musculares com mais frequência.

Outra possibilidade é uma mudança brusca de temperatura na área do estômago. Por exemplo, se o seu filho está tomando um copo de água gelada e depois toma um pouco de sopa, esse choque térmico internamente pode desencadear espasmos no diafragma.

Há também condições como o refluxo gastroesofágico, que pode ser um dos motivos do bebê estar soluçando. Mas nesses casos, é preciso um diagnóstico preciso e acompanhamento do pediatra, pois o problema de saúde pode estar associado a outros sintomas como queimação, azia e desconforto.

Como evitar soluço em bebê?

Apesar de não existir uma solução que funcione para todos os casos, você pode tentar algumas ações que contribuem para prevenir uma crise de soluço no pequeno:

1- Faça pausas no meio da amamentação

Após o bebê começar o aleitamento materno, lembre-se de fazer pequenas pausas para que ele possa arrotar. O hábito ajuda a tirar o ar que ele ingeriu junto da sucção do leite materno, prevenindo boa parte dos casos de soluço.

2- Tome cuidado com a mamadeira

Se o bebê for um pouco maior e estiver tomando mamadeira, certifique-se de deixar a garrafa um pouco inclinada para limitar a entrada de ar enquanto a criança ingere o líquido.

3- Dê colo após a alimentação

Ao invés de fazer com que o seu filho tire uma soneca ou fique deitado no berço, dê um período para ele no seu colo depois que ele terminar de se alimentar. Priorize uma posição que ele fique com a cabeça ereta, para evitar refluxo e os espasmos que geram o soluço.

Pode amamentar bebê com soluço?

Não existe um estudo científico que comprove que há riscos em amamentar um bebê que está soluçando. Sabe-se, porém, que eles não se incomodam de continuar o aleitamento em meio a uma crise de soluços.

Mas se ainda assim você prefere esperar que ele pare de soluçar, faça as recomendações citadas: ajude-o a arrotar, ajuste a posição para que ele fique com a cabeça erguida e não deixe ele se alimentar depressa.

Soluço em bebê: como parar?

soluço em bebê
Imagem: Canva

Você já deve ter ouvido que tomar um copo de água ou prender a respiração pode ajudar adultos a cessar uma crise de soluços. Mas e nos bebês, como fazer para que parem de soluçar? Aqui vão algumas dicas:

1- Incentive o arroto

Não é somente na prevenção que o arroto dos bebês auxilia quando o assunto é soluço. As pausas durante a amamentação ou alimentação para que a criança arrote também ajudam a diminuir as crises de soluço.

2- Faça massagem

Alguns bebês se sentem mais confortáveis ou menos assustados com o soluço após receber um carinho, ou massagem dos pais nas costas. Você também pode embalá-lo em um lençol para que ele fique mais tranquilo. Mas para isso, espere os quinze minutos de digestão caso ele tenha acabado de comer, para não pegar no sono enquanto soluça.

3- Observe a pega do bebê

Para os pequenos que estão na fase de amamentação, a pega certa no mamilo é essencial para evitar a entrada de ar. Além disso, evita que o aleitamento cause dor na mamãe também. Veja aqui 5 dicas para acertar na pega durante a amamentação.

Soluço em bebê recém-nascido: tem diferença?

Uma dúvida pertinente é se há diferença entre o soluço em recém-nascidos e em crianças acima de um ano. Segundo a ciência, as causas, prevenção e tratamento são similares em ambos os casos, mas a diferença está na frequência.

A maioria dos casos de soluço em bebê recém-nascido dura cerca de 10 minutos, mas pode ser mais frequente ao decorrer do dia. Só que conforme elas crescem, as crises tendem a diminuir. Os motivos podem incluir o desenvolvimento do diafragma, a consciência sobre alimentação por conta própria e de forma pausada, e menos ingestão de ar durante as refeições.

Soluço em bebê: o que NÃO fazer

Por fim, existem ações que são contra indicadas caso o bebê esteja soluçando. Isso vale, principalmente, para as famosas medidas caseiras usadas para lidar com soluço em adultos, que nem sempre contam com respaldo científico sobre sua eficácia:

1- Nada de sustos

Tomar um susto para parar com o soluço não possui comprovação científica de que funcione, ainda mais em bebês. O ato pode até mesmo causar uma crise de choro, sendo mais prejudicial do que benéfico para os pequenos.

2- Esqueça o copo de água

Bebês de até seis meses de vida sequer podem tomar água. O consumo só passa a ser inserido juntamente à introdução alimentar. E novamente, não há comprovação de que beber água ou qualquer outro líquido auxilie a cessar uma crise de soluços.

3- Não tente prender a respiração

Outro método que pode causar mais problemas do que soluções é a tentativa de prender a respiração. Além de não existir eficácia de que o método cure o soluço, ela pode ser perigosa para as crianças, causando engasgo, asfixia e outros problemas respiratórios.

4- Outras atitudes equivocadas

A lista de atitudes que não possuem respaldo da ciência sobre tratar soluço em bebê e que deve ser evitada ainda inclui:

  • Virá-lo de cabeça para baixo
  • Oferecer alimentos doces
  • Tampar o umbigo
  • Colocar um pano úmido na testa
  • Dar medicamentos calmantes
  • Puxar a língua do bebê

Por fim, se caso você perceba que as crises estão ocorrendo a ponto de atrapalhar o dia a dia do seu bebê, não pense duas vezes ao procurar por ajuda de um pediatra para entender as causas e o tratamento mais indicado para essa situação.

E aí, ficou com mais alguma dúvida sobre soluço em bebê? No meu Instagram @gibelarmino_  você confere mais dicas sobre o tema!

De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!

Referências bibliográficas:

Hiccups. Pregnancy, Birth & Baby, 2022.

Kimberley W. Event-related potentials following contraction of respiratory muscles in pre-term and full-term infants. Clin Neurophysiol. 2019.

Why Babies Get Hiccups (and How to Get Rid of Them). The Bump, 2021.

Deixe um comentário

Fechar menu