No momento, você está visualizando Sobrecarga da mulher: o que é e o que fazer?

Sobrecarga da mulher: o que é e o que fazer?

Acúmulo de tarefas no dia a dia pode ser prejudicial para o bem-estar feminino

Um levantamento sobre estatísticas de gênero, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou que as mulheres dedicam quase o dobro do tempo para cuidados de pessoas e de afazeres domésticos do que os homens.

No total, elas atuaram por 21,4 horas semanais, contra 11 horas por semana deles. Isso é apenas um dos vários dados que demonstram como a sociedade influencia na sobrecarga da mulher.

Esse assunto precisa ser falado para evitar que mais mulheres adoeçam, especialmente quando se trata de ansiedade, estresse e depressão. Por isso, hoje vou te explicar o que é, como identificar e a melhor forma de lidar com a sobrecarga da mulher atualmente:

O que é sobrecarga da mulher?

A sobrecarga da mulher pode ser definida como o excesso de tarefas, funções, pensamentos e sentimentos que uma mulher passa todos os dias. De um lado, está o acúmulo de tarefas físicas, que incluem o expediente de trabalho, os cuidados com os filhos, com o cônjuge, e com outras pessoas, as tarefas domésticas, entre outros.

Por outro, está a chamada carga mental, que inclui, como o nome sugere, a preocupação que todos esses afazeres trazem à saúde mental da mulher, devido ao sentimento de responsabilidade e de zelo.

Além disso, há também as questões impostas pela sociedade, como padrões, crenças, comportamentos e moral. Ao unir tudo isso, o corpo, a mente e a espiritualidade feminina podem ficar sobrecarregados, levando a complicações preocupantes de saúde.

Quais são os sinais de uma sobrecarga da mulher?

Observe se você está passando por algum destes sintomas na rotina, que podem indicar uma sobrecarga da mulher:

·    Ansiedade

·    Sensação constante de cansaço e fadiga

·    Achar que nunca sobra tempo para nada

·    Noites de sono mal-dormidas, insônia

·    Tristeza profunda e depressão

·    Tensão

·    Dores de cabeça

·    Dores musculares

·    Sentimento de culpa ou de não fazer o suficiente

·    Transtornos de humor e irritabilidade

Ao perceber esses sinais, consulte um médico e um psicólogo para ajudar no tratamento da saúde física e mental no seu dia a dia.

Por que, mais do que nunca, é necessário falar da sobrecarga da mulher?

O assunto sempre se mostrou relevante e necessário para a sociedade, porém, o número de mães trabalhadoras que passaram a abandonar o mercado de trabalho aumentou consideravelmente ao redor do mundo a partir da pandemia de Covid-19.

Muitas mulheres precisaram abrir mão da vida independente para cuidar em tempo integral dos filhos, uma vez que escolas e creches ficaram fechadas na fase de isolamento social. Isso sobrecarregou as tarefas domésticas, levando ao aumento de casos de transtornos físicos e mentais, mesmo que muitas mulheres sequer saibam da existência dessas doenças silenciosas.

Ao analisar a rotina de famílias durante e depois da pandemia de Covid-19, cientistas comprovaram que houve uma considerável desproporção na carga de afazeres entre homens e mulheres, o que contribuiu negativamente para a saúde mental feminina e proporcionou uma piora no bem-estar e nos relacionamentos.

O que fazer para diminuir a sobrecarga da mulher?

sobrecarga da mulher
Imagem: Canva

Existe uma série de atitudes que podem contribuir para uma menor sobrecarga na rotina das mulheres. Veja a seguir algumas dicas:

Você não está sozinha

Outras mulheres também passam por esse acúmulo diariamente, por isso, busque por uma rede de apoio em que seja possível trocar experiências e vivências diante da sobrecarga da mulher. Juntas, somos mais fortes!

Aprenda a dizer não

Muitas vezes, pode parecer difícil negar ajudar alguém ou assumir tarefas que os outros não fazem, mas é preciso saber a hora de dizer basta. Se aquilo for afetar a sua saúde mental ou física, é importante ter pulso firme na decisão e saber dizer a palavra não.

Reserve um tempo próprio

As mães em boa parte das vezes não separam um tempo para fazer atividades exclusivas a elas. Por isso, coloque na sua agenda um momento para ser somente seu, e de mais ninguém. Pode ser uma aula de esportes, uma ida ao salão, um momento relax, uma série que você vai assistir… busque aquilo que vai te fazer esquecer dos afazeres domésticos e aliviar a sua sobrecarga.

Compartilhe seus sentimentos com a família

Se o que está te afligindo é falta de ajuda por parte do cônjuge e dos filhos, seja sincera quanto a tudo que está fazendo e como eles poderiam auxiliar. Vale a pena aqui explicar que não é simplesmente fazer uma tarefa, mas sim, se antecipar a ela sem que você precise se desgastar caso alguém não faça.

Um exemplo: toda segunda-feira, é preciso levar o lixo para fora de casa. Não é preciso que você lembre todo mundo sobre isso, é algo que precisa ser previsto pelo restante da família, como parte da rotina, a fim de evitar a carga mental.

Equilibre seu esforço e sua valorização

Encontrar um meio-termo entre o que te gratifica e o que te sobrecarrega na rotina nem sempre é fácil. Mas você pode tentar anotar tudo que está fazendo no trabalho e em casa e separar entre aquilo que realmente é necessário e o que não agrega valor no seu dia a dia. Apenas você mesma saberá o ponto de equilíbrio, mas tente fazer esse exercício diário para diminuir o acúmulo de funções.

Cuide da sua saúde física

O autocuidado é o principal caminho para te ajudar a sentir-se menos sobrecarregada, porque, ao dedicar tempo cuidando de você, você diminuirá a sensação de que está só cumprindo demandas e não tem tempo para você mesma. E a saúde física é um dos pilares do autocuidado. Expliquei com mais detalhes aqui, mas com sono, alimentação e atividade física em dia, você tem, inclusive, mais disposição para incluir outras formas de autocuidado no seu dia-a-dia. 

É importante considerar também as dores físicas causadas pela sobrecarga da mulher. Siga uma rotina com hábitos saudáveis, incluindo uma alimentação equilibrada, hidratação e exercícios físicos moderados. Para a hora de dormir, priorize um ambiente propício para o sono, longe de aparelhos eletrônicos, iluminação e sons. Para as dores, lembre-se de consultar por auxílio médico para o tratamento adequado.

Para conferir mais dicas de como aliviar a sobrecarga da mulher, é só me seguir nas redes sociais! Pelo Instagram do De Mãe em Mãe (@demaeemmae_) você tem acesso a mais conteúdo, e pelo meu perfil (@gibelarmino_), você encontra dicas sobre bem-estar.

De mãe em mãe, construiremos um novo maternar!

IMPORTANTE: O conteúdo desta página não deve substituir as orientações médicas e/ou nutricionais de profissionais da saúde habilitados. 

Referências bibliográficas:

Keva G. et al. The association between role overload and women’s mental health. J Womens Health (Larchmt). 2009.

Mulheres são as que mais sofrem com acúmulo de tarefas e sobrecarga durante pandemia. UFSC, acesso em outubro de 2023.

Women Carry Most of the Mental Load of Running a Household. Psychology Today, 2021.

The mental load weighs heavily on women. Biron, acesso em outubro de 2023.

Deixe um comentário

Fechar menu